quinta-feira, dezembro 30, 2010

RETROSPECTIVA 2010: ARGENTINA NA COPA

Por Danilo Silveira


UM VELHO E NOVO "DON DIEGO" À FRENTE DA ARGENTINA.

O futebol nos permite histórias bonitas e emocionantes. E em 2010, tivemos a África do Sul como cenário de uma bela e surpreendente história. Estou falando de Diego Armando Maradona à frente da seleção Argentina de futebol, durante uma Copa do Mundo. Não é necessário conhecer a carreira toda de Don Diego para saber que a palavra “polêmica” sempre andou ao lado das coisas geniais que esse cidadão fazia com a bola nos pés. A última cena que vinha em mente das pessoas quando se atrelava Copa do Mundo e Maradona, era o craque argentino saindo de campo em uma partida de sua seleção contra a Nigéria, ajudado por uma enfermeira, em 1994, nos EUA. Ali, Maradona estava sendo excluído do torneio pelo uso de produto proibido, caracterizando doping.


Como se fosse um filme, com recomeço 16 anos depois, lá estava Maradona na África do Sul, em uma Copa do Mundo com o posto de técnico da Argentina. O adversário da estréia? A mesma Nigéria que anos antes fez Maradona pagar um grande vexame. Com uma dívida histórica com o futebol internacional, Maradona mudou o seu perfil, seu comportamento e foi um Gentleman na copa. Algo bonito de se ver, uma história de superação e evolução! O futebol apresentado pela Argentina era um dos mais bonitos daquela copa, contando com um Messi encapetado que só não fez chover nos jogo de estréia. No placar, apenas 1 x 0, pois um endiabrado Enyeama, goleiro nigeriano, defendeu até pensamento. No segundo jogo, mais uma grande atuação de Messi e sonoros 4 x 1 na Coréia do Sul. Os dias se passavam e os hermanos cada vez mais ganhavam força e confiança no torneio. Maradona tinha uma relação com seus atletas, pelo menos na frente das câmeras, exemplar. Antes do início e no final de cada partida, lá ia o Pibe cumprimentar seus jogadores um a um dando-lhes um carinhoso abraço. Era bonito de se ver. Vencedores não se fazem apenas dentro de campo.

Na terceira partida da primeira fase, Maradona, já classificado, entrou com um time misto, e venceu a Grécia por 2 x 0. Era a hora de começar o mata-mata. Quatro jogos separavam a Argentina do tricampeonato. Maradona, bem humorado, disse que caso sua seleção vencesse a Copa, andaria pelado em Buenos Aires. Os argentinos estavam com ele. Ídolo incontestável em seu país, Maradona foi ao longo da Copa adquirindo mais um fã: esse que vos escreve. Ver a Argentina jogar era bonito, era legal. A paz parecia reinar naquele grupo. E olha que deve ser difícil conseguir isso com uma seleção argentina, conhecida por ter times com temperamento forte, que criam confusão a cada jogo, tornando de futebol uma guerra. Mas nada disso era visto. Alguns diziam que bastava a Argentina ser eliminada que tudo mudaria de figura. Eu estava duvidando muito, mas na verdade, não tinha vontade alguma de ver aquela seleção eliminada da Copa do Mundo. Ver essa Argentina levantando o caneco seria algo mágico. Deixando de lado a rivalidade com o Brasil e qualquer tipo de torcida contra, queria que o futebol reinasse, e naquele momento achava que a Argentina campeã faria um bem danado para o futebol. Oitavas de final e um México pela frente. Uma atuação boa na primeira etapa e um segundo tempo bem abaixo do que eu esperava foram suficientes para aplicar um 3 x 1 e colocar os hermanos nas Quartas de final. O adversário era a Alemanha, que vinha jogando um excelente futebol. O dia 3 de Julho entrou para história como a queda da Argentina dirigida por Maradona. Um gol sofrido no início parece ter sido fatal. A Alemanha jogando em contra ataques rápidos e com uma defesa consistente, aplicou uma sonora goleada em Maradona: 4 x 0. A zaga argentina não jogava bem e não era capaz de suportar os contra ataques alemães. Messi bem que tentou, lutou e não se omitiu. Mas não deu!


Ali chegava ao fim uma linda história, de um grupo que deve ser aplaudido de pé. Os minutos foram se passando e o baile alemão contou com o respeito dos jogadores argentinos. Não me lembro de ter visto nenhuma jogada que caracterizasse destempero daquele time dirigido pelo Pibe. Ao final do jogo, Maradona não se escondeu; foi até cada jogador e deu o mesmo abraço após cada vitória, afinal, naquele dia, Maradona estava sendo derrotado no campo, mais era um vitorioso fora dele. Alguns dizem que Maradona xingou torcedores alemães ao final do jogo para tentar tirar o mérito de Don Diego naquela Copa. De fato, houve algum incidente sim, acredito que ele tenha sido provocado e foi “tirar satisfações”. Nada que mereça muito alarde e que apague o que Maradona fez em 2010 na África do Sul. Com isso, pagou grande parte da sua dívida com o futebol.

3 comentários:

  1. Os argentinos jogaram muita bola no Mundial da África! Espero que não joguem tão bem no próximo Mundial!

    futebolpremierleague.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Diego Armando Maradona foi de uma elegância incrível, admirei a postura dele de cumprimentar cada jogador após as partidas, independentemente do sucesso da equipe no jogo. Conduta exemplar.

    O futebol argentino muito me agradou e, embora a defesa não transmitisse muita segurança, Maradona não abriu mão de um jogo ofensivo, onde Lionel Messi e Carlos Tévez apareciam constantemente.

    Vamos ver qual será a seqüência do trabalho, acho que a Argentina pode fazer uma grande Copa no Brasil em 2014 (o Pastore já me passou ótima impressão no Mundial no pouco que vi, algo que se confirmou quando tive a oportunidade de vê-lo no Palermo, sem falar em Ezequiel Lavezzi, nome que Maradona lamentou não ter convocado).

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. There are a lot of tourist spots in Argentina and here's a place where you could stay when you visit there.

    Lola House Botique Hotel

    ResponderExcluir