segunda-feira, dezembro 27, 2010

RETROSPECTIVA 2010: INTER DE MILÃO

Por Danilo Silveira

INTERNAZIONALE CONQUISTA O MUNDO, MAS FUTEBOL PASSA LONGE DE AGRADAR.

Inspiração pra falar sobre o Internazionale de José Mourinho é o que falta aos três escritores desse livro. Como seria legal se o Barcelona tivesse ganho a UEFA CHampions League. O livro estaria pronto, sem precisar eu ficar escrevendo esse artigo. Mas vamos lá.

O fato é que eu não gosto do Mourinho. Motivos óbvios para aqueles que conhecem a forma com que penso esse esporte. Comparo o Mourinho ao Dunga e ao Muricy. São técnicos vencedores sim, mas que demonstram em suas partidas não gostarem do futebol bem jogado e além disso, medo de perder. A Inter de Milão foi avançando na Champions League e confesso que não vi todas as partidas dessa equipe. O maior feito dos italianos foi ter derrotado o Barcelona na semifinal. Nesse dia, o futebol chorou. Com um a menos desde o primeiro tempo, Mourinho acabou essa partida com seus jogadores enfurnados no campo de defesa, tentando segurar a pressão barcelonista. Se não fosse um erro do juiz ao anular um gol dos espanhóis, talvez o futebol estivesse mais alegre em 2010.

Mas, deixando de lado a emoção de um torcedor fanático pelo futebol, digo que a Inter de Milão estava na final da Champions. O adversário era o Bayer de Munique. Ao final, 2 x 0 para os italianos em mais uma atuação digamos retrancada do senhor português, que fica ao banco de reservas. Com isso, a Inter estava no mundial interclubes.

Lá, em Abu Dabhi, os italianos já não contavam mais com Mourinho, que foi para o Real Madrid. Mas incrível como com Rafa Benítez no comando a Inter continuava sem jogar bem. Porém, com um pouco menos de consistência defensiva. Na estréia no torneio, venceu o Seongnam da Coréia por 3 x 0 em uma atuação sonolenta. Na final, pegou a zebra africana que derrotou o Internacional de Porto Alegre, o Mazemb; aplicando um 3 x 0 sem muito encanto. Confesso que o jogo ficou tão sonolento que parei de ver antes do apito final. Assim, como Muricy Ramalho com o Fluminense, a Inter de Milão estava provando que é possível vencer jogando “pedra em santo”.

Agora, Mourinho assumiu o Real e até que começou bem, mas na última partida já tirou um pouco do encanto do time e começou com seu joguinho que pouco me agrada. Vamos ver se os ares da capital espanhola faz Mourinho rever um pouco seus conceitos. Caso isso aconteça, o futebol agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário