sexta-feira, dezembro 31, 2010

RETROSPECTIVA 2010: CRUZEIRO

Por Danilo Silveira

Cuca e Cruzeiro: Uma mistura que muito me agrada.

Cuca para mim é disparado o melhor técnico do Brasil. E falo isso convicto. Novamente Cuca mostrou como é capaz de montar um time ofensivo e eficiente. Não foi campeão brasileiro no detalhe. Seu rendimento foi superior ao campeão brasileiro Muricy Ramalho. Acontece que Cuca assumiu o Cruzeiro no meio da competição, muito atrás do Fluminense. Fluminense esse que tem grande influência do mestre ( assim tenho o costume de chamar Alex Stival). Há quem diga que Cuca foi vice campeão para o seu próprio time. Discordo um pouco, pois Muricy trabalhou com outros jogadores. Mas Cuca tem influência ali.

Era bonito de se ver o Cruzeiro de Cuca jogar. Em algumas rodadas, a equipe encantou, com o melhor futebol do Brasil, que levou a equipe à liderança. Após a maratona de jogos de meio de semana e de final de semana, me surpreendeu a queda do Cruzeiro em algumas rodadas. Derrotas para Atlético-MG e São Paulo fizeram falta no momento decisivo. Mas o que realmente me deixou triste foi que mais uma vez a arbitragem atrapalhou o mestre. Corinthians e Cruzeiro travavam uma batalha digamos decisiva, no Pacaembu. Como é natural de Cuca, pôs sua equipe pra cima, mas o senhor Sandro Meira Ricci, que possuía o poder de soprar o apito dentro das 4 linhas atrapalhou o Cruzeiro. Impedimentos mal marcados, pênaltis ignorados, e no fim, marcou uma penalidade a favor de Ronaldo, que culminou no gol da vitória corintiana. Foi pênalti, mas o que pega é que na mesma partida, Sandro ignorou pênaltis mais escandalosos, digamos assim, pro Cruzeiro. Três pontos que custaram o título de Cuca. Mas a frente desse Cruzeiro em 2011, não seria absurdo dizer que o time luta pra ganhar tudo que disputar.
Cuca parece que caiu como uma luva na equipe cruzeirense. Um clube com estrutura, mas que parece não gostar muito do Glamour, de estar sempre na mídia, com contratações astronômicas. O time joga certinho, com jogadores sem muito marketing, sem muita badalação. Parece até um pouco com o Botafogo de Cuca. Mas dessa vez, aposto em conquistas. Creio que Cuca vai ficar no comando cruzeirense por anos e anos e fazer história lá. Depois, quem sabe não assuma a seleção para agraciar os amantes do futebol ofensivo e bem jogado.

Mesmo sem o título cruzeirense, os deuses do futebol presentearam aqueles, que como eu, gostam de um futebol bem jogado, com a Espanha sendo campeã mundial. Para aqueles que não se importam com a beleza desse esporte, continuar a idolatrar Muricy e reverenciar o trabalho de Mourinho na Inter parece inevitável.

Melhores técnicos de 2010: Vicent Del Bosque (seleção espanhola), Cuca (Cruzeiro), Joseph Gaurdiola (Barcelona), Marcelo Bielsa (Chile) e Dorival Junior (Santos-Atlético-MG).
Parabéns para esses 5 profissionais, que mostraram em campo que gostam de um futebol bonito e bem jogado.

Um comentário:

  1. Admiro a forma como Cuca vê o futebol e torço para que, conciliando grandes equipes com grandes resultados, ele consiga espalhar pelo Brasil esse estilo de jogo tão animador para aqueles que gostam de assistir um belo jogo de futebol.

    Fraternal abraço e Feliz 2011!

    ResponderExcluir