quinta-feira, janeiro 27, 2011

RECORDAR É VIVER: BRASIL 2 X 0 ALEMANHA - 2002

Por Leandro Moraes
Twitter: @leandromoraes26

Caros leitores. Começo aqui uma série de jogos inesquecíveis. Toda semana postarei sobre uma partida que marcou pra sempre a história do futebol. Seja aqui do Brasil, ou do exterior. Todos nós temos uma partida inesquecível. Uma vitória ou uma derrota... E é isso que vim fazer. Relembrar, com vocês, desses jogos.Começo pela final da Copa do Mundo de 2002. Quando a seleção brasileira conquistou seu quinto título, vencendo a Alemanha na grande final.
Espero que gostem...

A VOLTA DE UM FENÔMENO...


30 de junho de 2002, oito da manhã (horário de Brasília). Brasil e Alemanha entravam em campo com dois pensamentos: O Brasil queria se isolar ainda mais em número de conquistas e a Alemanha queria empatar com a nossa seleção.

A equipe do técnico Felipão, mesmo desacreditada no início, havia vencido seus seis jogos anteriores. Já o time do técnico Rudi Völler era a favorita e só havia sofrido 1 gol na competição inteira, mas jogava sem seu principal jogador: Ballack, que fora suspenso na semifinal.

O jogo começou nervoso, o árbitro italiano Pierluigi Colina deu cartão amarelo pra Klose e Roque Júnior logo aos 9 minutos. Jogo com muitas faltas, truncado, amarrado. Típico de uma grande final.A primeira boa chance do jogo foi do lado brasileiro. Aos 19 minutos, Ronaldo recebeu lançamento de Ronaldinho Gaúcho, mas desperdiçou, chutando pra fora. Ronaldo, q
ue minutos depois, se tornaria o grande herói da partida. E 11 minutos depois o mesmo enredo: Lançamento de Ronaldinho pra Ronaldo, só que dessa vez o camisa 9 chutou em cima de Kahn.


No fim do primeiro tempo, o Brasil tomou conta do jogo. Com a Alemanha totalmente acuada, a seleção teve mais três chances de abrir o placar. Aos 42, Kléberson teve boa chance de marcar, mas chutou pra fora, depois de jogada individual. O mesmo Kléberson que, três minutos depois, acertou o travessão num lindo chute. No rebote, Ronaldo recebeu de Roberto Carlos e novamente chutou em cima do goleiro Oliver Kahn. Segundos depois, o árbitro italiano deu fim ao primeiro tempo.O segundo tempo começa com a Alemanha melhor. Logo aos 2 minuto
s, o volante Jeremies (substituto de Ballack) quase marcou de cabeça após cobrança de escanteio.
Dois minutos depois, Neuville cobrou falta violentíssima da entrada da área, mas o goleiro Marcos espalmou. Marcos fez uma excelente copa, principalmente na fase final.

Um lance crucial aconteceu aos 7 minutos: após cruzamento, o volante Gilberto Silva subiu entre os alemães e cabeceou em cima do goleiro Kahn, que espalmou. No rebote, o mesmo Gilberto Silva chutou pra fora, mas na dividida, acabou machucando a mão do marrento goleiro alemão. Cinco minutos depois o meia Hamann quase abriu o placar, mas seu chute saiu por cima do gol de Marcos.

Até que aos 22 minutos saiu o gol! Ronaldo desarmou Hamann e tocou pra Rivaldo, que chutou de fora da área. Kahn deu rebote e Ronaldo tocou para o gol!Com a vantagem, os brasileiros passaram a tocar a bola com tranqüilidade e a Alemanha não conseguia responder. Tanta superioridade deu resultado aos 34 minutos: Numa bela jogada de ataque, Kléberson avançou pela direita, tocou para Rivaldo, que com um lindo corta-luz, desmontou a defesa adversária. A bola sobrou limpa pra Ronaldo colocar no canto do goleiro. Oitavo gol do “Fenômeno”, artilheiro máximo da competição, com 8 gols.No fim, Felipão mexeu no time e tirou Ronaldo, que mesmo desacreditado após anos parado por cirurgia no joelho, voltou, fez uma copa excelente e terminou como artilheiro. Mesmo com a FIFA escolhendo o goleiro Kahn como o melhor do torneio.
Fim de jogo! Brasil se torna a primeira seleção pentacampeã do mundo. Após oito anos, levantamos o troféu! Quem levanta o troféu é Cafu, que se torna o primeiro jogador a disputar três finais de copa consecutivas.

Espero que tenham gostado! Semana que vem tem mais! Até logo, leitores...

FICHA TÉCNICA – BRASIL 2X0 ALEMANHA – 30 de junho de 2002BRASIL – Marcos, Lúcio, Edmilson e Roque Júnior; Cafu, Gilberto Silva, Kléberson, Ronaldinho (Juninho Paulista) e Roberto Carlos; Rivaldo e Ronaldo (Denílson)
TÉCNICO: LUIZ FELIPE SCOLARI

ALEMANHA – Kahn, Frings, Linke, Ramelow e Metzelder; Schneider, Jeremies (Asamoah), Hamann e Bode (Ziege); Neuville e
Klose (Bierhoff)
TÉCNICO: RUDI VÖLLER

Árbitro: Pierluigi Colina (ITA)

Cartões Amarelos: Roque Júnior (BRA) e Klose (ALE)

Gols: Ronaldo, aos 22 e 34 minutos do segundo tempo

CAMPANHA NA COPA DO MUNDO:
1ª FASE – GRUPO C
Brasil 2x1 Turquia (Ronaldo e Rivaldo)
Brasil 4x0 China (Roberto Carlos, Ronaldinho, Ronaldo e Rivaldo)Brasil 5x2 Costa Rica (Ronaldo (2), Rivaldo, Edmilson e Júnior)

OITAVAS-DE-FINALBrasil 2x0 Bélgica (Rivaldo e Ronaldo)

QUARTAS-DE-FINAL
Brasil 2x1 Inglaterra (Rivaldo e Ronaldinho)

SEMIFINAL
Brasil 1x0 Turquia (Ronaldo)

FINAL
Brasil 2x0 Alemanha (Ronaldo (2))

7 jogos – 7vitórias – 0 empate – 0 derrota – 18 gols pró – 4 gols sofridos – 14 de saldo

OS 23 CAMPEÕES DO MUNDO:

1 – Marcos / 2 – Cafu / 3 – Lúcio / 4 – Anderson Polga / 5 – Edmilson / 6 – Roberto Carlos
7 – Ricardinho / 8 – Gilberto Silva / 9 – Ronaldo / 10 – Rivaldo / 11 – Ronaldinho 12 – Dida / 13 – Belletti / 14 – Anderson Polga / 15 – Kléberson / 16 – Júnior / 17 – Denílson 18- Vampeta / 19 – Juninho Paulista / 20 – Edílson / 21 – Luizão / 22 – Dida / 23 - Kaká

2 comentários:

  1. Demais,demais, demais MESMO! Parabéns Leandro! É realmente um tema espetacular. Lembrar do apito final do juiz e de nosso capitão Cafu levantando aquela taça é demais! E você nos fez lembrar bastante disso. Meus parabéns. Estamos juntos, e que venha mais textos por aí amigo. Nos faça sempre recordar de jogos inesquecíveis! Afinal, "recordar é viver" Parabéns,meu amigo!!!

    ResponderExcluir
  2. Que texto interessante Leandro, meus parabéns! Eu me lembro muito bem desse jogo, foi um jogo tenso mas eu estava confiando no Brasil. E pode ser coincidência, mas no dia 30 de junho eu estava fazendo aniversário! E a seleção me deu este grande presente! Sinto saudades de 2002. O jogo que eu achei emocionante, além desse, foi inglaterra 1x2 brasil. Foi difícil acordar quase todas as madrugadas pra ver jogo, mas esse valeu a pena!

    Abraços,

    www.jogosarsenalfc.blogspot.com

    ResponderExcluir