segunda-feira, fevereiro 21, 2011

ARSENAL ESBARRA NO LEYTON ORIENT E CLASSIFICAÇÃO NA COPA DA INGLATERRA É ADIADA

Por Eduardo Riviello, extraído de www.jogadadefeito.blogspot.com

O Arsenal foi a campo pela Copa da Inglaterra (a "FA Cup") com um único titular que tenha iniciado a partida na vitória por 2a1 sobre o Barcelona (o volante camaronês Alexandre Song). O adversário era o também londrino Leyton Orient, equipe que disputa a terceira divisão inglesa. E, dentro de casa, um gol aos 43 minutos do segundo tempo deu ao Leyton o empate e, com ele, o direito de jogar uma nova partida valendo vaga na próxima fase, a ser disputada no Emirates Stadium.

O jogo

O espanhol Manuel Almunia estava de volta ao gol. O marroquino Marouane Chamakh, ao ataque. Essas e algumas outras novidades, como a escalação do jovem defensor espanhol Ignasi Miquel Pons, de 18 anos, poderiam sugerir um Arsenal desentrosado. Mas até que o time comportou-se bem: o russo Andrey Arshavin conduzia o time ao ataque e contava com a boa movimentação de Nicklas Bendtner para tentar alguma jogada de penetração na defesa oponente. Nos raros momentos em que o Arsenal conseguia entrar na defesa do Leyton Orient, surgia algo de interessante, como aos 38 minutos, quando Arshavin passou para Bendtner, o dinamarquês carregou a bola atraindo a marcação adversária, devolveu a bola para Arshavin e, pela direita, o habilidoso meia-atacante chutou à esquerda. Antes disso, houve finalizações de Chamakh (defendida por Jamie Jones com 1 minuto), de Bendtner (chute que passou à esquerda, aos 5 minutos), novamente de Chamakh (chute fraco defendido por Jones aos 12 minutos), todos esses lances com participação ativa de Andrey Arshavin. Aos 34 minutos, o russo recebeu de Tomas Rosicky, abriu na esquerda com Kieran Gibbs, que mandou cruzado e Chamakh desviou à esquerda.

Com base no parágrafo anterior, percebe-se que o placar de 0a0 no intervalo de jogo não estava registrado por falta de oportunidades. E se no 1º tempo a bola não entrou, aos 7 minutos da 2ª etapa a rede finalmente balançaria: Bendtner chutou, a bola voltou nele e o dinamarquês decidiu ir em direção à linha-de-fundo e cruzar atrás. Lá na área, atrás da marca do pênalti, estava o tcheco Rosicky para cabecear no canto esquerdo e abrir o placar. O curioso é que as aptidões de Bendtner e Rosicky sugeririam que o segundo colocasse a bola na cabeça do primeiro, mas o gol do Arsenal aconteceu com o atacante gandalhão cruzando com precisão e o meio-campista de criação cabeceando cheio de estilo.

Na marca de 17 minutos, ocorreu uma substituição que viria a mudar o destino do jogo: Russell Slade promoveu a entrada do francês Jonathan Téhoué no lugar de Scott McGleish. Sete minutos depois de entrar em campo, Jonathan Téhoué já daria trabalho em contra-ataque, quando avançou pelo lado direito escapando de Song e Gibbs, centralizou o lance mas a finalização passou à esquerda. Um minuto antes, Arshavin estava na linha-de-fundo pela direita, quando tocou atrás e Rosicky finalizou duas vezes - a primeira com um chute rebatido por Jones e a segunda com um cabeceio novamente defendido pelo goleiro. Voltando a falar em Téhoué, aos 36 minutos o francês iniciou novamente pelo lado direito uma jogada que terminou sendo bloqueada pelo seu compatriota Sébastien Squillaci, que levou uma bolada no rosto.

Aos 41 minutos, Arshavin avançou pela direita, resistiu ao empurrão que poderia tê-lo derrubado e descolou um chute cruzado que tocou na trave direita. Seria a bola que daria tranqüilidade para os minutos finais. Não entrou por detalhe. E um outro detalhe aconteceu aos 43 minutos: Téhoué recebeu dominando no peito, passou entre Gibbs e Miquel do jeito que quis e com um chute rasteiro colocou a bola no fundo do gol, empatando a partida e levando o público ao delírio.

Provavelmente focado no jogo de quarta-feira, quando enfrentará o Stoke City pela "Premiership", Wenger não realizou nenhuma substituição e manteve os onze iniciais na totalidade da partida. Ao Leyton Orient, fica o gostinho do empate histórico e a expectativa para o reencontro com o Arsenal, agendando para o dia 2 de março.

Um comentário:

  1. Foi um péssimo empate pois teremos que fazer um replay. E como nessa época os jogos atrasados da Premier League são feitos em fevereiro foi ruim pro Arsenal. O time ainda vai enfrentar o Birmingham pela final da Carling Cup. Mas acredito que o Arsenal passe, mas não com muita facilidade.

    Abraços,

    www.jogosarsenalfc.blogspot.com

    ResponderExcluir