terça-feira, fevereiro 22, 2011

BENFICA VENCE SPORTING E CONTINUA NADANDO PARA TENTAR CHEGAR AO PORTO.

Por Danilo Silveira

Quem achou que após um final de semana pra lá de movimentado, a segunda-feira seria de folga dos gramados, se enganou. Duas equipes muito tradicionais no futebol Português se enfrantaram em um bom jogo. No final, melhor para o Benfica, que venceu o Sporting fora de casa por 2 x 0.

O Benfica entrou em campo 11 pontos atrás do Porto e uma derrota hoje tornariam as chances de título da equipe mais remotas ainda. O Sporting é o terceiro colocado, 23 pontos atrás do líder, então, garantir vaga na Europa League parece ser o objetivo. O jogo começou em um ritmo alucinante, com as duas equipes demonstrando muita vontade. Aos 14, saiu o primeiro gol do jogo: O Argentino e muito habilidoso, Gaitán, cruzou da esquerda, a bola tocou na marcação, mas chegou no segundo pau, encontrando Sálvio, que tocou para o fundo das redes. Estar dentro do estádio José de Alvalade parecia ser um privilégio. Os cantos vindos das arquibancadas não paravam um minuto, dando um charme ao duelo dentro de campo. Aos 24, Pedro Mendes parou um contra ataque do Benfica, puxado por Gaitán, recebendo cartão amarelo. Logo em seguida ele até poderia ter sido expulso, quando pulou nas costas de Saviola em disputa pelo alto. Mesmo sem muitas chances de gol, a partida era muito boa, com um ritmo alucinante, com as duas equipes buscando o ataque. O Benfica mostrava mais qualidade em campo, trocando bons passes e conduzidos pelo Argentino Gaitán. Mas o Sporting tinha Djaló, que foi aparecendo cada vez mais pro jogo, infernizando a marcação adversária e se mostrando veloz. Aos 37, a festa nas arquibancadas foram manchadas por uma confusão, acredito que de torcedores com a polícia. Mas devido ao ritmo da partida, nem vale sair muito de dentro das 4 linhas. Aos 38, Cristiano tabelou com Postiga e chutou cruzado, marcando um belo gol, que precisou ser anulado, graças à posição de impedimento em que se encontrava Postiga. Antes do fim da primeira etapa, o habilidoso Djaló desceu pelo meio e recebeu carrinho por trás do Brasileiro Sidnei: o árbitro deixou o jogo seguir, caracterizando vantagem ao Sporting, e quando a bola parou, como Sidnei já tinha amarelo, recebeu o vermelho, sendo expulso de campo e deixando o Benfica com um a menos.

A segunda etapa prometia a essa altura. Jogando em casa, atrás no marcador e com um jogador a mais, tudo dava a entender que o Sporting pressionaria o Benfica. Saviola acabou sacrificado pelo técnico Jorge Jesus, e em seu lugar, entrou o zagueiro Brasileiro Jardel. O primeiro lance de destaque da segunda etapa foi quando Coentrão cruzou, e antes que a bola chegasse no goleador Cardoso, Torsiglieri tirou, evitando o que poderia ser o segundo gol do Benfica. Aos 7, o Sporting teve muito perto de empatar; após boa trama de passes, M. Fernández saiu de frente pra Roberto, due o come pro lado e chutou, mas o goleiro caído conseguiu espalmar a bola e quase que no rebote Djaló empurra para as redes. Voltando um pouco essa jogada, podemos perceber um choque forte de cabeça entre Cristiano e Jardel; a partida ficou paralisada algum tempo e os jogadores voltaram para ao jogo. Aos 12, após cruzamento da direita, Postiga executou uma bela cabeçada da entrada da área e a bola passou com perigo, à esquerda do gol. O golpe fatal do Benfica saiu dos pés daquele que se mostrou o mais habilidoso da equipe: Gaitán. O Argentino arrancou pra cima de Anderson Polga, (ele mesmo, zagueiro pentacampeão em 2002 com a seleção Brasileira) driblou o zagueiro e foi derrubado. Após a cobrança da falta, a bola chegou até a ponta direita, onde um cruzamento achou Gaitán, que bateu de primeira, contou com o desvio de Polga, que matou o goleiro. Era o Benfica, dando largos passou rumo à vitória. Dois minutos mais tarde. Jorge Jesus lançou o Brasileiro, ex-Flamengo, Aírton, na vaga de Carlos Martins, enquanto Paulo Sérgio lançou Saleiro na vaga de Pedro Mendes. E não demorou muito para as equipes mexerem de novo: nos visitantes, Cardozo deu lugar a Jara e na equipe da casa, Cristiano saiu para entrada de Salomão e Maniche entrou na vaga de Grimi. A tônica do jogo até o fim foi a seguinte: o Sporting tentando pressionar, mas com dificuldades e o Benfica encolhido a espera de um contra ataque mortal. Só que o talento de Djaló já não aparecia com tanta notoriedade, a equipe da casa não conseguia acelerar o jogo. Maniche se posicionava bem no meio campo, até um pouco recuado, tentando alguns lançamentos, alguns passe genial, mas a retranca adversária dificultavam as coisas. Jara quase ampliou aos 36 em chute pela esquerda, defendido por Rui Patrício. Nem os 6 minutos de acréscimos dados pela arbitragem, fizeram o placar se alterar e agora o Benfica encontra-se a 8 pontos do Porto, mas o sonho do título continua pra lá de distante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário