domingo, fevereiro 06, 2011

DUAS VIRADAS, CHUVA DE CARTÕES E DE GOLS, ARBITRAGEM FRACA E VITÓRIA ALVINEGRA.

Por Danilo Silveira

Dos jogos que assisti nesse Cariocão (e não forma poucos), Fluminense e Botafogo protagonizaram o melhor deles. Se tecnicamente o jogo não foi brilhante, foi o mais emocionante, que deve ter mexido de forma mais acentuada com o coração dos torcedores. Após o apito final, 3 x 2 para o Botafogo, que assumiu assim a liderança do grupo.

A partida começou chata, sem emoção, sem muitas chances de gol. Após a parada técnica, por volta dos 20 minutos de partida, o jogo esquentou e muita coisa aconteceu. Aos 23, Renato Cajá (que fez excelente partida), cobrou falta no canto direito de Diego cavalieri que não alcançou: 1 x 0 para o alvinegro. Dois minutos mais tarde, Cajá mostrou que estava coma pontaria calibrada, chutou de fora da área e a bola tocou na quina da trave direita com o travessão. Aos 28, o Fluminense respondeu com mariano, que tabelou com Fred e chutou cruzado para defesa de Jeferson utilizando os pés. Aos 30, escanteio cobrado da esquerda e o estreante da noite, Rafael Moura, desviou no primeiro pau e a bola entrou: tudo igual. Aos 36, Cajá cobrou falta com muito perigo mas a bola saiu. No minuto seguinte, Mariano cruzou da direita, a bola pegou em um adversário e quase surpreendeu Jefferson, saindo a esquerda do gol. Aos 41, lance que culminou em lambança da arbitragem. Valencia derrubou Herrera pela esquerda de ataque do Botafogo e o árbitro assinalou falta. Imediatamente, os jogadores alvinegros correram até Gutembergt de Paula Fonseca pedindo a expulsão do jogador. Por reclamação, Loco Abreu levou amarelo. Imaginei que o árbitro não expulsaria Valencia, mas ele foi em direção ao jogador tricolor e aplicou o amarelo e em sequência o vermelho. Indignado, Fred correu até Loco Abreu e empurrou o uruguaio e teria que ter sido expulso, mas o árbitro ou não viu ou fingiu que não viu. Logo em seguida, Cajá, que parecia ter ingerido chumbo, ou colocado na chuteira, chutou de fora e a bola explodiu no travessão. Perto do fim, veio a virada tricolor. Falta cobrada na área, Fred se abaixou, se tocou an bola foi de leve, mas seu movimento foi suficiente para fazer Jefferson se enrolar e bater roupa, na sobra Rafael Moura, o H-Men, completou para as redes. Pouco depois, Botafogo no ataque, Flumiense rouba a bola e Marcelo mattos mata o contra ataque: falta para cartão amarelo. Exageradamente, o cartão que Gutemberg de Paula Fonseca exibiu foi o de cor vermelha, expulsando o volante e prejudicando o Botafogo. Se quase nada aconteceu nos minutos iniciais, a segunda metade foi de tirar o fôlego.

Para a segunda etapa, Joel sacou João Felipe e colocou o uruguaio Arévalo, enquanto Muricy sacou Leandroi Eusébio, com dores, para colocar André Luís. Aos 6, cruzamento, Loco Abreu joga o corpo (ou é puxado, não deu pra pegar na imagem) para trás e Rafael Moura sobe quase em cima do jogador: pênalti assinalado. Loco Abreu cobrou com seu tradicional cavadinha no centro do gol, que é bonito de se ver mas eu sou contra; só que dessa vez Diego Cavalieri ficou parado, no meio do gol e defendeu com facilidades. Bom para ver se o Loco começa a cobrar de maneira mais segura digamos assim. Aos 10, Bruno Tiago recebeu na área e foi deslocado por Edinho: novo pênalti. Loco Abreu não abriu mão de sua cavadinha, mas dessa vez no canto esquerdo de Cavalieri, que pulou pro lado contrário: 2 x 2. O árbitro da partida a essa altura já tinha distribuído vários cartões amarelos, inclusive para Fred, Rafael Moura e Diego Cavalieri. A superioridade do Botafogo era perceptível nesse momento e aos 17, Herrera trouxe do meio pra direita e tocou pra Loco Abreu, que chutou mal com a marcação chegando. Aos 18, Cajá deu linda enfiada de bola pra Herrera que tocou pro cima de Cavalieri, que ainda tocou na bola antes dela entrar: segunda virada na partida, Botafogo 3 x 2 Fluminense. Antes da parada técnica, Herrera ajeitou de cabeça da direita e Loco Abreu pegou d primeira para defesa de Cavalieri. O Fluminense mostrava a essa altura fragilidade defensiva e dificuldades na criação, isso reflete nas chance criadas pelo alvinegro. Muricy mexeu, tirando Souza e colocando Araújo. Aos 25, Joel fez suas suas duas últimas alterações, tirando Márcio Azevedo (que fez boa partida) e Cajá, (que pediu pra sair e foi um dos principais nomes do jogo) para as entradas de Éverton e Somália. Daí em diante brilhou a estrela de um dos melhores goleiros do Brasil. Aos 32, Mariano cruzou da direita e Araújo cabeceou para defesa de Jefferson. Aos 36 e aos 44, novamente o goleiro alvinegro apareceu, fazendo duas defesas em chutes quase semelhantes executados por Carlinhos da esquerda. Fim de papo no Engenhão: Fluminense 2 x 3 Botafogo.

Se as duas equipes vencerem seus jogos no próximo final de semana (Botafogo x Macaé e Madureira x Fluminense), teremos um Fla x Flu na semifinal e o Botafogo enfrentará um pequeno.

2 comentários:

  1. E o "Loco Abreu", heim...por pouco não sai como vilão. Agora é Joel Santana e sua misteriosa prancheta em busca de mais um estadual carioca.
    Abs.
    Jean Francisco
    esportday.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Um jogaço! Só o inicinho mesmo foi sem emoção porque o resto do jogo foi cheio de lances bons! Polêmica, gols, viradas, com todos os ingredientes de um bom clássico. É bom que deu uma reanimada no Carioca, que vamos combinar, estava dando um soninho.... hehehe.
    Lá no meu blog eu falei sobre Flu e Bota!
    http://oquedeuerradofc.blogspot.com/

    ResponderExcluir