domingo, fevereiro 20, 2011

GOLEIROS BRILHAM, E NOS PÊNALTIS, FLA CONSEGUE A VAGA.

Por Danilo Silveira

Protagonistas das últimas 4 edições de campeonato Carioca, Flamengo e Botafogo encontravam-se novamente frente a frente, em duelo válido pela semifinal da Taça Guanabara. Após o empate no tempo normal, deu Flamengo nas penalidades! Felipe pegou duas cobranças, de Márcio Rosário e Somália e acabou como herói do clássico.

A partida começou com as duas equipes demonstrando muita vontade. Aos 6, Thiago Neves cobrou falta pela direita e a bola passou perto da meta defendida por Jefferson. Aos 8, após escanteio da cobrado da direita, Márcio Rosário subiu e cabeceou por cima. Pouco depois, Willians e Herrera se desentenderam, o Argentino fez falta em Angelim, o árbitro não deu e assim que a jogada parou, os dois bateram boca e levaram amarelo. Aos 14, Thiago Neves cobrou escanteio da direita, lembrando aquela cobrança épica em 2008, quando vestia a cmaisa do Fluminense, que terminou com a cabeçada de Washington e o gol tricolor. Hoje, a bola encontrou Angelim, que executou uma cabeçada parecida (mas do lado oposto), com aquela que garantiu o Hexa do Flamengo em 2009 e a bola morreu no canto direito de Jefferson: 1 x 0 para o Flamengo.

O jogo era mais transpiração que inspiração, aos 18, contra ataque rubro negro terminou com chute de Thiago Neves para fácil defesa do arqueiro alvinegro. No minuto seguinte, Deivid deu pegada forte em Somália e poderia ter sido expulso, mas recebeu apenas o amarelo. O bOtafogo encontrava pelo lado esquerdo, dos pés de Márcio Azevedo, boas chances e aos 20 ele cruzou para Alessandro, mas a marcação rubro negra conseguiu afastar. Aos 29, Loco Abreu ajeitou de cabeça um cruzamento e Márcio Azevedo arriscou uma bicicleta plasticamente bonita, mas que saiu fraca nas mãos de Felipe, futuro herói do duelo. Nos minutos finais da primeira etapa o Flamengo começou a dominar e chegar com mais perigo. As jogadas de ataque se concentravam pela direita, onde Léo Moura recebeu passe de Devid e concluiu mal. Eu desconfiava que se o Fla rodasse mais a bola e fizesse ela chegar mais no meio e na esquerda, coisas boas poderiam surgir. E aos 42, a redonda achou Ronaldinho Gaúcho na esquerda e o meia deu lindo passe no fundo para Fernando que cruzou na medida para Thiago Neves cabecear e só não abrir o placar graças a uma linda intervenção do goleiro Jefferson. Assim, a partida rumou para segunda etapa, com o Fla melhor em campo.

Para a segunda etapa, Joel fez uma mexida que a princípio achei péssima e incoerente. Tirou Márcio Azevedo, melhor do time na primeira etapa e colocou Éverton. Só que o fato é que o Bota melhorou e começou a jogar melhor que o Flamengo. Logo com um minuto, Loco Abreu recebeu de Herrera e arriscou de fora rasteiro à esquerda para defesa de Felipe. Dois minutos mais tarde, Alessandr0o achou Loco Abreu sozinho no meio da defesa rubro negra e com a calma que lhe é habitual, o Uruguaio compeltou no canto direito de Felipe, empatando a partida. O Alvinegro continuava melhor, e aos 11, Loco Abreu finalizou de cabeça para defesa de Felipe. Luxemburgo fez aos 13, uma mexida que surtiu efeito: tirou Deivid e colocou Negueba. E o jovem rubro negro começou atuando pela direita de ataque e Joel colocou Arévalo Rios por ali, e aos 17, o Uruguaio foi driblado por Negueba quye arriscou à direita de Jefferson. O jovem rubro engro mostravca habilidade e dava muito trabalho para Arévalo. Aos 21, grande chance rubro negra. Thiago Neves cobrou escanteio no segundo pau, Ronaldinho dominou de maneira genial, girou e de canhota chutou mas a bola caprichosamente saiu quase triscando a trave: dúvida até no Replay se ela tocou em jefferson. A partida era lá e cá e aos 25, Cajá ia sair na cara de Felipe, mas Willians chegou para marcar e os dois caíram. Nada a marcar, mas Cajá reclamou muito. Joel resolveu tirar Herrera, apagado na segunda etapa, para entrada do talismã Caio. Na semifinal da Guanabara ano passado o Botafogo venceu de virada e Caio marcou o gol da vitória. Somália ajeitou pela esquerda para Éverton chutar e a bola passar à esquerda de Felipe. O Botafogo era melhor e aos 35, Loco Abreu dominou na área tirou Wellinton mas a marcação chegou e afastou. Luxa lançou Diego Maurício na vaga de Ronaldo Angelim e daí até o fim do jogo, destaco uma chance para o Bota e duas para o Fla. Primeiro Cajá cobrou falta para defesa de Felipe e depois Negueba chutou pela direita obrigando Jefferson a fazer uma difícil defesa. Nos acréscimos, Ronaldinho Gaúcho cobrou falta para nova boa defesas do arqueiro alvinegro. Arévalo, machucado, deu lugar a Araruama. Mas não havia tempo para mais nada: pênaltis!

Achei que tudo conspirava a favor do Botafogo! A presença de Jefferson, Joel, Loco Abreu par amim colocavam o Alvinegro em excelente atmosfera. Mas Flamengo é sempre duro na queda. Primeiro Léo Moura cobrou no canto direito de Jefferson que chegou a tocar na bola, mas não evitou que a bola entrasse. Rosário empatou com uma bomba no meio. O Flamengo foi convertendo suas cobranças enquanto Felipe, se consagrou herói da partida ao defender as cobranças de Éverton e Somália. Quando Cajá cobrou, a bola tocou a rede, mas pelo lado de fora: é o Flamengo, guerreiro, aplicado, vibrante, em mais uma final.

3 comentários:

  1. Realmente tem coisas que só acontecem com o Botafogo. Ir para uma semifinal com o mengo, jogo equilibrado e perder nas cobranças de pênaltis. Na hora H, a chamada mística flamenguista, parece que abala os botafoguenses...
    Abs.
    Jean Francisco
    esportday.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Jean, dos jogos que eu vi nesse campeonato, esse foi o mais empolgante. Considerando todos os fatores possíveis, o melhor jogo que eu vi!

    Twitter: @oscraquesnarede

    ResponderExcluir
  3. Danilo,
    foi uns dos melhores jogos do ano, e com certeza um dos melhores desse clássico nos últimos tempos, qualquer um poderia ter ficado com a vaga na final,

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir