domingo, março 13, 2011

O ADEUS DE MURICY AO FLUMINENSE.

Por Danilo Silveira

Quero deixar claro para os leitores, que não sei o que se passa internamente no Clube Fluminense Futebol Clube, sendo assim, tudo que abaixo vou descrever é baseado em análises da equipe dentro das 4 linhas, deixando no ar algumas perguntas reflexivas, que nem eu sei a resposta.

Hoje, Muricy Ramalho pediu demissão do Fluminense. Em sua passagem que durou menos de um ano, ele conseguiu começar e terminar apenas uma competição, justamente a que ele foi campeão: o Brasileirão 2010. Na Copa do Brasil do mesmo ano, pegou o jogo de volta pelas quartas de final pouco depois de assumir e foi eliminado. No carioca deste ano, foi eliminado da Taça Guanabara na semifinal para o Boavista. E na Libertadores, empatou duas vezes e perdeu uma, deixando a equipe em situação muito delicada. Esses são os resultados, mas abaixo vamos as análises mais aprofundadas.

Muricy chegou ao Tricolor das Laranjeiras para substituir Cuca, um dos personagens da arrancada do Flu em 2009, que evitou o rebaixamento da equipe para a segunda divisão. Muricy não conseguiu triunfar nos primeiros duelos, mas logo começou a vencer e o Flu foi subindo na tabela. Jogando bem, mostrando qualidade, o Flu começou a disputar a liderança. Mas logo, o futebol da equipe despencou. E Muricy começou a se mostrar um técnico retranqueiro, medroso, fraco. Sua equipe jogava feio e começou a ter tropeços importantes, como empates com Prudente e Palmeiras em casa. Fred, Deco e Émerson se machucaram e o time ficou desfeito. Mas Muricy conseguiu, para mim, de uma maneira feia, vencer. A sua equipe jogava retrancada, quando estava a frente no marcador muitas vezes recuava. Eu achei que esse futebol fraco teria prazo de validade, mas Muricy foi conseguindo vitórias suadas e contando com tropeços rivais, até que após 38 rodadas, o Fluminense sagrou-se campeão Brasileiro.

Hora de demitir Muricy? Segundo a diretoria não. Apesar das atuações péssimas, Muricy continuou no comando. No início do Carioca, sua equipe até jogou bem, mas logo voltou com o futebolzinho chato e pragmático. A mesmice de 2010 se repetindo. Só que dessa vez, os resultados não vieram. Derrota nos pênaltis para o Boavista na semifinal da Guanabara, empates nos dois primeiros jogos da Libertadores no Engenhão e o Flu começou a viver momento turbulentos. Troca na presidências, torcida vaiando a equipe. E em que isso culminou? Na saída de Muricy.

Será que ele abandonou o barco quando viu a coisa apertar? Será que as brigas polítcas fo
ram o principal para sua saída? Segundo ele, quando assumiu o Fluminense foram prometidas duas coisas: uma equipe competitiva e a melhora do espaço físico do clube. Segundo ele, a melhora na estrutura não foi cumprida. Acho engraçado que isso só veio a tona quando os resultados começaram a não aparecer. Será que Muricy campeão da Taça Guanabara e vencendo os três primeiros jogos da Libertadores pediria demissão? Acho difícil! Enfim, hoje quem deve estar feliz é o torcedor do Fluminense que gosta de um futebol bonito e envolvente. Quem será o próximo treinador da equipe? Palpites?

Um detalhe curioso é que justamente no último jogo com Muricy como treinador, o Fluminensejogou bem, no empate em 0 x 0 com o Flamengo.

3 comentários:

  1. Danilo,
    eu já tinha falado que se perdesse o clássico Muricy também caia... agora um empate????

    as coisas no tricolor começam a ficar estranhas... perder um técnico em plana disputa de libertadores???

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. OI CARA NÓS PODEMOS FAZER PARCERIA EU SOU DONO DO http://arsenalgunnersbrasil.blogspot.com/
    ENTRA LÁ E COMENTA DIZENDO SIM OU NÃO SE ACEITAR COLOCA O MEU BLOG AI QUE EU COLOCO O SEU LÁ

    ResponderExcluir
  3. Boa matéria, Danilo.
    Realmente o Muricy sempre trabalhou com planejamento e estrutura pelos clubes onde passou. O que intriga é o nível de insatisfação que ele demonstrou vir passando nesse início de ano e acabou alegando como motivo da sua saída. Ai, com certeza já envolve outras questões de bastidores.
    Valeu, parabéns.
    Forte abraço.
    Jean Francisco
    esportday.blogspot.com

    ResponderExcluir