terça-feira, março 29, 2011

QUANDO A PAIXÃO ATRAPALHA.


Texto extraído do Blog do Rica Perrone: http://www.ricaperrone.com.br/

Por Rica Perrone

Ninguém ensina torcedor a torcer. Alguns torcem mais, outros menos. Alguns fazem do clube sua vida, outros fazem dele até um “negócio”. Entre bons e maus torcedores, existe um grupo que merece todo respeito, que não vive disso, mas que é doente por isso. Paixão nunca é crime. E os fanáticos rubro-negros, cartão postal de um país, exageram sempre para os dois lados. Desta vez, pro lado errado. O Flamengo está buscando um time, uma formação e testando tudo que pode para encontrar suas falhas e, então, corrigi-las. Seja com reforços, seja em casa mesmo. Usa o estadual, com toda razão. Ainda assim, em testes, ganha e já está na final. Não dá show, alterna entre boas e más apresentações, o que é normal pra todos os times do país neste momento. Ninguém, nem o Santos, nem o atual campeão Flu, está jogando regularmente e com o time formado. Não será o Flamengo, com peças novas e posições carentes que estará voando em março.


Enfim. Querem Adriano? Ok. O Flamengo, e isso não diz respeito apenas ao Luxemburgo, mas sim ao clube, não quer. Luxemburgo dá palpite. Patricia e os seus ouvem se quiserem. Nenhum técnico do mundo compra ou vende jogador. Ele, no máximo, indica. Quem faz isso é diretoria, e quem nega está apenas tirando da reta. Você quer o Adriano? Eles não. É direito seu querer, deles em não querer. A diferença é que São Paulo e Flamengo, clubes que tiveram o jogador recentemente e com bom desempenho, não o quiseram. Isso indica que com conhecimento de causa muito acima do seu e do meu, eles estão pensando parecido. Podem estar certos, errados, mas tem mais base de avaliação do que nós. Repito: Eu também contrataria o Adriano. Mas não acho um crime não contratar. “Fora Luxa”? Em março, invicto? O que vocês tomaram? Cachaça logo cedo ou pancada na cabeça? Estão no direito de protestar, mas também deveriam manter o direito de raciocinar. Se no Flamengo gol de pênalti é gol de placa, qualquer protesto vira crise. O aumento é pro lado bom e pro ruim.


E o que estão fazendo nada mais é do que um enorme tiro no pé. Queriam? Ok. Ouviram. Não trouxeram, ele é do Corinthians, tem 29 anos, jajá ele volta. Vai continuar o “protestinho”? Faça-me o favor. Vai transformar a vida de um técnico consagrado em um inferno porque ele achou que o Flamengo de 2010 não cabe no de 2011, como você também achou quando perdeu a Libertadores? Aquele jogador que você vaiou no Maracanã e culpou pelo eterno “oba-oba” que vivia o clube pode ser seu ídolo. Mas não pode estar acima do clube. Quer? Pede. Não deu? Ok, apoia quem ficou. O Adriano não é o salvador da pátria do Flamengo, que tem jogadores de altíssimo nível em seu elenco, capazes de resolver isso sozinho.


A cega e alucinada paixão do rubro-negro, que tantas vezes vira jogos impossíveis num Maracanã lotado, também é capaz de colocar crise e pressão num ambiente perfeito e harmonioso. Um dia é a imprensa, no outro é o técnico, no outro a direção. Agora que os 3 estão de acordo, vai você começar uma crise na gávea, torcedor? Não acho inteligente. abs,

Um comentário:

  1. Mandou bem, perfeita a análise. Torcedor é na grande maioria das vezes emoção. Ainda assim vale sempre os cuidados e atenção.
    Forte abraço.
    Jean Francisco
    esportday.blogspot.com

    ResponderExcluir