segunda-feira, abril 11, 2011

AMÉRICA AGONIZANTE VAI DISPUTAR SÉRIE B DO RIO EM 2012

Por Marcos Freitas

E o segundo time do coração dos cariocas é novamente rebaixado no Campeonato Estadual. O tradicional América, clube situado na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, disputará pela segunda vez em sua história a Série B do Carioca em 2012.

Seria muita pretensão minha, aos 22 anos, descrever a história do glorioso América, time detentor de 7 conquistas estaduais e uma Copa dos Campeões, seu último título na década de 80. No entanto, em uma breve pesquisa é fácil perceber a importância deste clube. Revelou grandes jogadores como Edu (irmão de Zico) e Gilberto (hoje no Cruzeiro), time de coração de Romário, um dos maiores jogadores que este planeta viu jogar. Além disso, você já parou para pensar quantos Américas existem no Brasil? Adivinhem qual o precursor deste nome?
Porém, o América parece ter parado no tempo. Fruto de inúmeras más administrações, o clube perdeu patrimônio, torcida e poder. Basta visitar o clube na Rua Campos Salles, para se ter a exata noção de como encontra-se a sede do simpático clube carioca.

Recentemente, as melhores campanhas do América foram no estadual de 2006, obtendo o vice-campeonato da Taça Guanabara e o 3º lugar na Taça Rio do mesmo ano, sob o comando do tetracampeão mundial Jorginho. E só.
Falando da temporada 2011, a campanha alvirrubra é pífia. Em 14 jogos, duas vítórias, dois empates e dez derrotas. Tive a oportunidade de comparecer a uma destas partidas, a derrota de 1 a 0 para o Olaria na Rua Bariri. É emocionante e, ao mesmo tempo, muito triste constatar uma torcida que aparenta estar eminentemente chegando ao fim. Formado em sua maioria por idosos e seus parentes, é visível e lógica a intenção de apoiar seu clube do coração. Mas os jogadores que vestem a camisa rubra, que já dividiu o Maracanã com os quatro grandes clubes do Rio, sem menosprezo, não tem a mínima condição de jogar em um clube de centenária história. Somente neste campeonato, o América teve 5 técnicos.

Na partida que decretou o rebaixamento do Sangue para a Segunda Divisão do futebol do Rio, 4 obstinados torcedores saíram de seus lares para acompanhar seu time do coração na cidade de Macaé, a 3 horas e meia da capital fluminense. Destaco 2 deles, para explicar o que é paixão clubística. O primeiro, exerce a profissão de marceneiro e pegou cinco conduções para sair do Rio de janeiro, mesmo aos 61 anos. Resignado, ele diz: "Esta paixão pelo América, veio do meu pai. Sinto-me na obrigação de acompanhar este time por onde ele estiver. É como se meu pai estivesse ao meu lado assistindo as partidas comigo." Sobre o time de seus filhos, ele não esconde: "Tenho dois filhos e os obriguei a torcer pelo Vasco. Não é justo que passem pelo mesmo sofrimento que eu"
O segundo torcedor é Bernardo Chacon, de 18 anos estudante da PUC/RJ. Já vacinado das provocações dos colegas, ele demonstra apenas um receio: "Tenho medo de que o América siga os passos de São Cristóvão, Bonsucesso e Campo Grande, clubes que já foram grandes e nunca maias voltaram."

No último sábado em Macaé, o América jogou suas últimas esperanças e somente a vitória interessava. O time da casa foi mais agressivo, mas parou nas mãos do goleiro Paulo Wanzeler. O alvirrubro então, saiu na frente em cobrança de falta de Bruno Reis. Hyantony empatou para o Macaé na segunda etapa. Com o apito do juiz, muito choro e decepção dos jogadores.

Aos torcedores, certamente a esperança sempre os acompanha. A promessa deles é de "torcer até morrer" como diz a poesia em forma de hino de Lamartine Babo.

Um comentário:

  1. Marcos, realmente é triste ver um time tão tradicional nessa situação, mas infelizmente é a verdade, enquanto não tiver gente séria que realmente desenvolva um trabalho honesto o América vai ser isso ai, infelizmente para o futebol carioca.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir