domingo, abril 24, 2011

EM FLA-FLU COM CARA DE FLA-FLU, RUBRO NEGRO GARANTE VAGA NA FINAL NAS PENALIDADES.

Por Danilo Silveira

Nélson Rodrigues, em uma refelxiva frase, afirma que o "Fla-Flu" nasceu 30 minutos antes do nada. Hoje 30 minutos antes da partida, tinhámos é bastante notícia. Primeiro, dos céus os deuses anunciavam que a bola rolaria debaixo de muita chuva e do lado Rubro Negro vinha a má (ou boa?) notícia que Ronaldinho Gaúcho estava vetado.

Léo Moura machucado, queda de energia, árbitro enrolado e Flu na frente.

A bola rolou e o Fluminense começou melhor; He-Man saiu cara a cara com Felipe, driblou o goleiro e caiu na altura da meia lua. Falta perigosa e cartão vermelho para Felipe? Era o que eu imaginva que árbitro assinalaria, porém, ele marcou simulação do atacante e o puniu aplicando-lhe um cartão da cor amarelo. Vendo o replay digo que a perna de Felipe derrubou o jogador tricolor, portanto, erro do árbitro. Pouco depois, em dividida com Conca, Léo Moura foi ao chão e saiu para ser atendido; quando voltou, logo desabou novamente e foi substituído por Galhardo. O jogo seguiu, mas só até os 11 minutos, que foi quando veio um anúncio de cima, mas dessa vez não foram os deuses e sim os refletores do estádio, que apagaram-se. A bola voltou a rolar, mas logo jogo interrompido novamente, pois a energia não estava reestabelecida perfeitamente. Quando enfim a bola voltou a rolar, o Fluminense não demorou muito para chegar ao gol. Bola alçada na área, após o desvio, He-Man, 71 centímetros impedido cabeceou para o fundo das redes rubro negras. O jogo era pegao, disputado, mas ultrapassou os limites da lealdade quando Diguinho deu uma cotevelada em Renato e mesmo assim não foi punido pelo árbitro, que fazia uma péssima atuação. A chance do Flu ampliar saiu do jogador mais perigoso da equipe; Fred recebeu na área e chutou para defesa de Felipe. O Flamengo sentia as ausências de Ronaldinho, que mesmo estando mal, é figura importante em campo, e de Léo Moura, boa opção ofensiva. Mesmo assim,a equipe quase empatou quando Diego Maurício tabelou com Thiago Neves, chutou cruzado pela esquerda, viu Berna desviar e Edinho cortar antes que Vanderlei chegasse debaixo da trave. O árbitro ainda poderia ter assinalado pênalti de Valencia em Thiago Neves, mas não o fez. Assim, o Flu foi para o intervlao à frente.

Thiago Neves aparece para atrapalhar o Flu.

Parece que o provérbio "o medo de perder tira a vonatde de vencer" esteve circulando na mente de Vanderlei Luxemburgo no intervalo, pois ele queimou suas duas últimas substituições para o início da segunda etapa, tirando Vanderlei e Fernando para as entradas de Deivid e Botinelli. O Flamengo começou bem, Renato aparecia como a melhor figura vestindo vermelho e preto dentro das 4 linhas. Mas o Flu não se encolhia, partia pro jogo e quase ampliou, mas Felipe espalmou cobrança de falta de Fred e ainda salvou sua equipe no rebote chutado por Mariano. Tirando os equívocos do árbitro, a partida seguia em bom ritmo. O fato de Luxa ter aberto mão de um volante para colocar Botinelli foi muito interessante e o resultado saiu quando o Argentino serviu Thiago Neves, que bateu mal pra fora. Se o Flu vive problemas na zaga, a atuação de Edinho hoje foi para tranquilizar a torcida, ele foi melhor que Leandro Eusébio na função de zagueiro. No futebol, nem sempre as coisas têm lógica ou acontecem na ordem natural. E o empate do Fla saiu em um lance que de alguma forma quebra uma lógica; Willians deu um lançamento "a lá Thiago Neves" para o próprio, que cabeceou "a la um centroavante bom de cabeça" para colocar a placar em igualdade. Enderson Moreira começou a mexer na equipe, tirando He-Man, Marquinho e Júlio César para as entradas de Tartá, Araújo e Souza. A partida era franca, as duas equipes buscavam o gol. Nos minutos finais o Fla parece ter cansado e o Flu teve duas belas chances de marcar. Primeiro, erro no meio campo rubro negro, bela troca de passes tricolor e Marquinho bateu muito mal, por cima. A zaga do Fla, por sinal, não foi bem na partida de hoje, David e Wellinton não se entendiam e Rodrigo Alvim, apesar de mostrar muita vontade, mostrou muita limitação. A última grande chance da partida ocorreu quando Araújo saiu na cara de Felipe, que se agigantou para evitar o segundo gol tricolor.

Uma estrela com nome de Felipe.

As cobranças de pênalti parecem ter durado uma eternidade. Primeiro, Fred cobrou bem e abriu o placar para o Flu, em seguida, Renato desperdiçou para o Fla. Só que Souza, que tinha entrado nos minutos finais da partida, isolou a cobrança e tudo ficou empatado. Conca e Edinho fizeram para o Flu, enquanto Deivid, Galhardo e Botinelli marcaram para o Fla. Na quinta e possivelmente última cobrança do Flu, Araújo, que também entrou nos minutos finais, bateu e Felipe pegou, só que Berna pegou a cobrança de Thiago Neves evitando a eliminação tricolor naquele momento. Na primeira série de cobranças alternadas, dois zagueiros converteram: Gum e David Braz. Em seguida, Tartá, que também entrou no decorrer do jogo, bateu e Felipe pegou. E dos pés de Diego Maurício veio a cobrança que fez a nação Rubro Negra comemorar a classificação para mais uma final.

Se o Fla Flu nasceu 30 minutos antes do nada, não sei quem pode ter sido o criador, mas aposto que ele deve ter sentido futuramente a necessidade da criação de cardiologistas para os torcedores! Parece ironia, mas o herói e melhor jogador em campo foi Felipe, que deveria ter sido expulso antes dos dez minutos de partida. Dos jogos que eu vi, o mais emocionante do Cariocão 2011!

Um comentário:

  1. Danilo,
    não diria que técnicamente o jogo foi bom, longe disso. Mas no quesito emoção é nota 10. Mais uma vez deu mengo e nos penalts, uma marca incrível realmente.
    Para eu o carioca acaba domingo.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir