terça-feira, abril 26, 2011

PRATTO COM SABOR INDIGESTO.

Por Danilo Silveira

O Grêmio é um dos times brasileiros mais difíceis de serem batidos jogando dentro de casa. Em 2009, a equipe terminou o campeonato nacional sem ser derrotada no Olímpico e em Libertadores a última derrota da equipe foi na final de 2007, para o Boca Juniors. Apostando no fator casa e no apelido de Imortal, o Tricolor Gaúcho foi para campo hoje enfrentar o Universidade Católica, no jogo que abriu as oitavas de final dessa edição da Libertadores. Mas a falta de organização, a afobação e uma péssima atuação do árbitro, foram fatores que atrapalharam a equipe dirigida por Renato Gaúcho, e no fim, o Católica venceu por 2 x 1 e agora o Grêmio vai precisar se superar no jogo da volta se quiser seguir na competição.

Afobado e desarrumado, Grêmio sai atrás.

A bola mal começou a rolar e o Grêmio veio pra cima, dando sinais que iria sufocar o Católica. Antes do primeiro minuto completado, Douglas bateu escanteio no primeiro pau e por pouco a bola não entrou. Logo, a equipe Chilena equilibrou o jogo, mas aos 10, o Grêmio voltou a assustar em chute colocado, de fora da área, de Douglas, que tocou a trave direita do goleiro Garces. A partida era pegada, com muitas divididas e o árbitro deixava a partida correr, ignorando algumas faltas. E aos 15 um lance grotesco: T. Costa cometeu falta em Fábio Rochemback, que foi ao chão e o jogador da equipe chilena deu um pisão na cara do Brasileiro. O árbitro da partida provavelmente não viu e não aplicou cartão ao jogador. O Tricolor Gaúcho deixava espaços na marcação, por onde a equipe chilena tentava jogar. Aos 21, Silva arriscou de longe e a bola passou à esquerda do gol de Marcelo Grohe, que substituía Victor, Machucado. Aos 24, outro lance de perigo; Borges recebeu pelo meio, carregou pra direita, invadiu a área e chutou cruzado pra fora. E a segunda metade da primeira etapa foi desastrosa para a equipe Brasileira. Aos 29, a equipe chilena usou os tais espaços que o Grêmio deixava e Cañete deixou o bom atacante Argentino Pratto na cara do gol, o argentino completou para o fundo das redes. Três minutos mais tarde, Borges agrediu um adversário e recebeu cartão vermelho, para desespero de Renato Gaúcho, que aprecia não acreditar no que estava vendo. E a equipe parece ter se perdido. Fábio Rochemback em jogada na linha de fundo deu um tapa na bola que estava nas mãos de um jogador da equipe chilena e pouco depois Adílson empurrou um adversário e recebeu amarelo. Antes do fim da primeira etapa, uma chance pra cada lado. Primeiro Cañete, dentro da área, bateu colocado à esquerda de Marcelo Grohe e depois Douglas cobrou falta com capricho e Garces defendeu no canto esquerdo.

Golaço de Douglas não é suficiente e Grêmio sai derrotado e vaiado.

Para a segunda etapa, Renato Gaúcho lançou Lins na vaga de Willian Magrão. E o Grêmio começou em cima dos Chilenos, só que a falta de organização persistia, os erros de passe em excesso atrapalhavam as sequências das jogadas. Mas, se na primeira etapa Douglas carimbou a trave em chute de fora da área, agora ele acertou um balaço na gaveta, empatando a partida aos 13 minutos. Empurrado pela torcida, a equipe melhorou em campo e foi em busca da vitória. Na Católica, Silva deu lugar para F. Gutierrez e aos 23, entrada criminosa de Valenzuela em Lins, o jogador do Grêmio poderia ter quebrado a perna e o chileno deveria ter sido expulso, mas o árbitro nem falta deu e recomeçou a partida com bola ao chão, lamentável! E após a bola ser lançada ao gramado, Pratto "devolveu" a bola para a equipe do Grêmio chutando na direção do gol, coma redonda passando pouco acima da trave, gerando irritação dos jogadores gremistas. E aos 29, Pratto, autor do primeiro gol, apareceu novamente para cabecear uma bola cruzada da direita por Menezes e recolocar sua equipe à frente no marcador. E não demorou muito para Renato tirar o garoto Leandro, que não foi bem, para lançar Carlos Alberto. E mais uma entrada criminosa foi vista em campo; Villanueva acertou carrinho desleal em Rochemback e o árbitro fingiu que não viu. A última mexida no Grêmio foi a entrada de Escudero na vaga de Gilson, e em um contra ataque rápido da arrumada equipe chilena, quase que o que era muito ruim ficou pior, mas Marcelo Grohe impediu o gol. Após o apito final, muitas vaias!

O Imortal Gaúcho foi ferido no Olímpico e agora terá que provar sua imortalidade no Chile. Tarefa dura, árdua, mas necessária para uma equipe que pretende conquistar a América pela terceira vez.

Um comentário:

  1. Danilo,
    que timinho chato esse U. Catolica.....

    o gremio muito desfalcado, em libertadores as coisas são muito potêncializadas... ficou difícil..

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir