segunda-feira, maio 02, 2011

NOS PÊNALTIS E EM CIMA DO VASCO, FLA É CAMPEÃO ESTADUAL INVICTO.

Por Danilo Silveira

Vencer o Flamengo em decisões do Campeonato Estadual parece hoje em dia ser uma missão quase impossível. E ainda mais quando ela acontece nos pênaltis. Ontem, no Engenhão, o Vasco dominou o Flamengo, jogou melhor quase 90 minutos, mas o 0 x 0 persistiu. E nas penalidades, Felipe nem precisou brilhar, três cobranças para fora de jogadores vascaínos garantiram ao rubro negro o título invicto. De mansinho, sem encantar, ams mostrando muita disposição, o Rubro Negro de Ronaldinho Gaúcho, Luxemburgo, Thiago Neves e companhia vai tomando corpo.

Chances desperdiçadas para os dois lados.

A primeira etapa começou e o Vasco logo começou a dominar o Flamengo. A primeira grande chance nasceu pelo lado direito de ataque; bola na área, afastada pela marcação rubro negra e Éder Luis apareceu livre para pegar o rebote, só que finalizou muito mal, longe do gol de Felipe. O Vasco trocava passes no campo ofensivo e tentava chegar explorando o lado esquerdo de defesa do Flamengo, pois Rodrigo Alvim mais uma vez não vinha bem na marcação por aquele setor. Só que o Flamengo não se acuava e Ronaldinho Gaúcho mesmo sumido pode decidir o jogo em um lance; ele cobrou falta da esquerda na medida para Thiago Neves, que livre de marcação, cabeceou mal, à esquerda de Fernando Prass. Pouco depois, a jogada mais bonita do jogo; Ronaldinho tocou para Thiago Neves, que tocou para Deivid, que dominou e não foi fominha, rolando a bola para Botinelli chutar para defesa de Prass. Se penetrar na zaga rubro negra era complicado o Vasco tentava de longe, foram várias tentativas e a mais aguda aconteceu com Felipe, pela esquerda, que chutou cruzado e a bola passou perto do seu xará que defendia as traves rubro negras. Aos 43, mais uma boa chance perdida na partida; cruzamento da esquerda, Diego Souza, sozinho, cabeceou para defesa de Felipe.

Superioridade vascaína, mas nada de gols.

Na segunda etapa, o Gigante da Colina foi superior. Porém, as chances de gol pouco eram criadas. E antes do domínio vascaíno, Ronaldinho Gaúcho levou perigo ao gol de Pras; o meia cobrou falta e o goleiro vascaíno fez boa defesa, espalmando com as duas mãos. Se na semifinal contra o Flu a zaga rubro negra foi muito mal, ontem, David Braz e Wellinton faziam boa partida. Quando o relógio marcava 15 minutos, Luxa resolveu fazer uma troca de gringos, tirando Botinelli e colocando Fiero; o Argentino saiu irritado, chutando o banco de reservas. Aos 24, para mim até com certo atraso, Ricardo Gomes tirou Diego Souza e colocou Bernardo, que logo levou perigo. No minuto seguinte, Thiago Neves perdeu bola no meio e o ataque vascaíno terminou com chute do garoto, que Felipe defendeu no canto esquerdo. Aos 26, Ronaldinho Gaúcho, que pouco jogou de futebol, pisou em Anderson Martins, em lance aparentemente proposital, e poderia ter sido expulso de campo, mas passou impune. Aos 30, Luxemburgo tirou Deivid, que apresentou-se melhor que em partidas anteriores, para colocar Wanderley. Aos 34, contra ataque Rubro Negro pela esquerda e Renato chutou para defesa de Fernando Prass. Aos 37, Luxa tirou Galhardo e colocou Fernando. Os 90 minutos iam chegando ao fim e a decisão por pênaltis se aproximava. Ricardo Gomes tirou Éder Luis, que não foi bem, e colocou Élton. O leitor pode perceber que o Vasco não conseguia transformar o domínio da partida em chances de gol. Aos 45, Thiago Neves pegou rebote de escanteio de primeira e a bola passou à direita, assustando Prass. Nos acréscimos, Willians fez falta em Allan pela ponta direita e após o lance, discussão entre os dois jogadores, que acabaram recebendo o vermelho. Na cobrança, bola alçada na área e o árbitro assinalou falta para o Fla, será que foi o tal perigo de gol?

Incompetência Vascaína, festa Rubro Negra.

A essa altura o Vasco tinha a chance de quebrar dois tabus: Vencer o Flamengo em uma decisão após 23 anos e fazer o rival perder uma decisão por pênaltis, algo que não acontece há 7 anos.

Alecsandro foi o primeiro a cobrar e converteu; depois Renato Abreu empatou a série. Bernardo, que havia desperdiçado uma cobrança na semifinal contra o Olaria, partiu pra bola e isolou, mas para deixar os torcedores do Vasco ainda esperançosos, Fierro fez o mesmo, batendo nas nuvens. Faltavam três cobranças para cada lado e Felipe, o herói da semifinal, nem precisou aparecer naquele momento, pois Felipe Bastos e Élton desperdiçaram suas cobranças batendo pra fora. Fernando converteu e o último chute do campeonato Estadual do Rio de Janeiro saiu dos pés do melhor jogador da competição; Thiago neves bateu firme e garantiu o seu primeiro título coma camisa do Flamengo, que fez o Rubro Negro abrir dois canecos de diferença para o seu ex clube, o Fluminense.

Um bom campeonato Estadual da equipe do Flamengo. Mesmo sem ser brilhante em grande parte, o Bonde do Mengão sem Freio mostrou personalidade, mostrou ser carne de pescoço. Alguns reforços pontuais como um atacante, um zagueiro, um lateral esquerdo, podem pintar, mas esse time do Flamengo está apto a disputar qualquer título na temporada. Para os próximos jogos, acredito na evolução de Ronaldinho Gaúcho, e consequentemente, do futebol Rubro Negro. Já o Vasco, é uma equipe que melhorou ao longo da competição, se reforçou, trocou de técnico, mas não adquiriu a minha confiança, não vejo encaixe nessa equipe, que me parece pesada, precisando de um algo mais. Vamos ver se a vinda de fará o Vasco melhorar e o Trem Bala da Colina disparar de vez. Antes disso, tem a Copa do Brasil, e mesmo sem me agradar, esse time pode chegar e lutar forte pelo título. Em breve, aqui no Blog, a seleção do Campeonato Carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário