sexta-feira, junho 03, 2011

POR QUÊ?

No futebol Brasileiro, a falta de planejamento dos clubes parece reinar. Ninguém se prepara direito, ninguém faz as coisas como devem ser feitas. Os técnicos são contratados sem estudo algum, são demitidos por qualquer resultado bobo. Tudo parece estar errado na terra pentacampeã mundial.

Existe uma janela de transferência para os jogadores vindos do exterior começarem a atuar no Brasileirão. A CBF fez o favor de descumprir a data do início da janela, antecipando-a. Pra que? Para que a falta de competência das diretorias voltem a reinar. Para aqueles que deixaram para contratar em cima da hora, formaram times em cima da hora, sejam beneficiados. E olha que são muitos times. Por isso digo que está tudo errado.

Você vê o Manchester ficar montando time em cima da hora? Você vê o Barcelona com problema de entrosamento no meio de uma competição graças à contratações em cima da hora? Você vê o Arsenal trocar de técnico? Não! Mas vocês sabem por quê? Porque lá nos grandes países europeus do mundo da bola existe organização. Existe gente séria trabalhando. Não que aqui não tenha, mas parece que tudo é mais difícil. O Brasil está mil anos atrasado em relação à Inglaterra, por exemplo.

Por que o Corinthians só contratou o Alex em cima da hora? Porque o Botafogo contratou o Renato em cima da hora? Por que o Grêmio trouxe Gilberto Silva em cima da hora? Por causa da necessidade. Ninguém aqui parece se planejar para uma longa temporada. As coisas acontecem conforme a necessidade. Um técnico perde um título cria-se o fantasma da demissão porque o sujeito não presta. Quando esse mesmo sujeito ganha é o máximo. Não existe coerência, não existe trabalho a longo prazo, não existe seriedade. Como pode às vésperas da final do Campeonato Mineiro as pessoas dizerem "quem perder assume o São Paulo". Por que Cruzeiro ou Galo demitiriam seus técnicos? Por um jogo? Acho que o futebol só vai ser visto com bons olhos aqui nessa terra o dia em que não houverem perdedores. Quando for possível os dois times saírem de campo vitoriosos. E como isso nunca vai acontecer, parece que nunca seremos um país sério.

Vamos pegar o barcelona como exemplo. Guardiola está lá há três anos. Está pensando em sair. Por maus resultados, por falta de bom futebol? Não. Simplesmente porque acha que seu ciclo está acabando. Ganhou tudo que pôde lá. Por quê? Porque existe estrutura, existe planejamento. Aqui tudo parece ser feito de qualquer maneira. Alguém me explica o maicosuel ir embora e voltar no ano seguinte, o Adriano brilhar no Flamengo e passar um ano de férias na Itália?

Por fim, eu queria aqui parabenizar o Flamengo. E o trabalho que Luxemburgo vem fazendo. Fecharam as portas para Adriano, impediram a volta do Sheik, mas tiveram peito para aguentar a pressão da torcida. Adriano cairia como uma luva nesse time, luxa deve saber disso. Mas precisa existir mais ordem nesse país. Existe um grupo, existem pessoas trabalhando, existem profissionais, seres humanos, e não máquinas. Luxa e Patrícia Amorim parecem que entenderam um pouco do que é organização. O Flamengo montou um time bom, uma boa base, e a torcida já estava perdendo a paciência. Ronaldinho vaiado, o time vaiado, parecia que nada prestava. Mas existe trabalho de longo prazo. Existe você começar a montar o Ninho do urubu hoje, para colher frutos lá na frente.

O título do Flamengo em 2009 e do Fluminense em 2010 me parecem que foram mero acaso. Descobriram o Pet, e ele comandou aquele time com os gols do Adriano. Mas foi tudo assim meio que na sorte. Pet não veio para ser o cara pelo que me parece, acabou sendo por acaso. O Fluminense montou um bom time, mas esse time não funcionou. O que o Beletti fez? O que o Émerson fez? O que o Deco fez? O que o Fred fez? Ajudaram sim, mas muito pouco pelo que se espera desses jogadores. Muitas contusões, muitos problemas. Beletti já vai embora, Deco talvez encerre carreira. O Fluminense se segurou no futebol de Conca. Esse ano dificilmente o Fluminense luta de novo pelo título, assim como o Flamengo em 2010 não lutou. Entendo que o Campeonato Brasileiro é difícil, mas uma equipe é campeã em um ano, luta pra não cair no ano seguinte e fica nessa gangorra interminável. Me soa falta de planejamento.

Está certo que essa oscilação e esse equilíbrio deixam o Campeonato emocionante, mas não dá a menor segurança ao torcedor. Os times são desmontados da noite pro dia, os técnicos são demitidos em questão de minutos. Por que precisa ser assim? Por que o Brasileiro prefere as cosias mais complicadas e difíceis? Talvez seja cultural. Vai entender! Cada um com suas manias!

Um comentário:

  1. Soa como falta de planejamento pq realmente é... tem muito time grande que disfarça crise com títulos que vem "por acaso".

    ResponderExcluir