quinta-feira, junho 09, 2011

UM TIME PEQUENO DÁ MAIS UM TÍTULO PARA UM CLUBE GRANDE


Por Danilo Silveira

OBS: A foto da matéria é uma homenagem à grande torcida do Vasco, que não foi respeitada hoje pelo que o time fez dentro de campo!

Ricardo Gomes desrespeitou a história do Vasco da Gama hoje. Colocou em campo uma equipe covarde, medrosa, destemperada e sem preparo para disputar uma final de Copa do Brasil.

Os torcedores do Vasco estão eufóricos, contentes, e precisam mesmo estar. Acabou-se hoje um jejum de 8 anos, mas isso não dá a Ricardo Gomes o direito de fazer o que ele fez. Encolheu o Vasco durante todo o segundo tempo, fez um grande clube jogar como time pequeno. Tirou Felipe e Diego Souza para colocar Bernardo e Jumar. Praticamente um crime contra o futebol bonito. Uma longa caminhada, dura e árdua, poderia ter um bonito final. Ele tinha feito o Vasco jogar bonito, jogar bem, mas foi só chegar a hora da verdade que ele sentiu a pressão. Será que um novo Muricy Ramalho está surgindo?

Eduardo Costa, Fernando Prass, Dedé, todos nervosos dentro de campo, me fizeram lembrar o Brasil do Dunga na Copa do Mundo de 2010. Deprimente. O Cortiba, por sua vez, se esforçou, mostoru limitações, mostrou ser um time razoável, e ao invés de trocar passes nos minutos finais, e tentar entrar na zaga do Vasco por baixo, se desesperou, começou a alçar bolas na área esperando um gol de cabeça, ou algo parecido. Mas lutou, se não pelas vias que eu considero interessantes, lutou bravamente, até o apito final. Enquanto isso, um Vasco "a lá Muricy", dava bicos para todos os lados, sem um pingo de vergonha. Mais uma vez o futebol coroou quem não merecia!

Me pergunto até agora por que Ricardo Gomes fez isso. Por que ser medroso justo no jogo decisivo? Por que ser covarde no último jogo? Ele poderia sair coroado, mas hoje sai por baixo. Sai que nem Muricy saiu em 2010, como um técnico medroso. Uma vergonha para aqueles que gostam do futebol. Queria eu poder fazer uma única pergunta para ele, e essa seria: por quê?

Hoje, os torcedores do Vasco não estão nem aí. É cultural em nosso país, o resultado ser analisado antes da atuação de uma equipe. Com isso, Ricardo Gomes hoje pode estar sendo exaltado. Queria eu um, apenas um, vascaíno que criticasse o comandante cruzmaltino.

O dicionário onde há palavras como retranca, Muricy Ramalho, Ricardo Gomes (do jogo de hoje) e futebol feio pouco me interessa. Os títulos por si só, nunca vão mudar a minha ideologia desse esporte, a forma de pensar bonito, o futebol vistoso e a arte esboçada dentro de quatro linhas. O Vasco é muito maior do que uma simples Copa do Brasil. O Vasco é um clube gigantesco, que tem uma torcida apaixonada, e não é um simples jogo que vai fazer isso mudar. O Vasco caiu para a Série B e voltou. Voltou nos braços da torcida, voltou na moral, voltou para ficar, porque é grande demais. Os torcedores vascaínos não merecem um time desse dentro das quatro linhas. Ricardo Gomes não honrou a camisa do Vasco.

Esse Ricardo Gomes de hoje não merece diriigir o Vasco da Gama!

2 comentários:

  1. Discordo totalmente.

    Esse time do Vasco nao jogou so assim ontem , ele jogou assim a copa do brasil inteira. Mata - mata é isso ganha em casa sem tomar gol e fora empata.

    E outra coisa o Vasco chegou porque Flamengo , Palmeiras , Sao Paulo e Atletico Mineiro nao tiveram competencia pra ganhar. Entao é merecido essa conquista , jogou com regulamento. É assim que se ganha mata mata.

    ResponderExcluir
  2. Olha, cara, não vi isso que você viu. O Vasco cometeu um erro sim no jogo de quarta, por jogar muito com o regulamento, e em algumas oportunidades se esquecendo de jogar futebol, coisa que o cruzmaltino tem muito. Ricardo Gomes não errou, pelo contrário, foi um dos principais responsáveis por esse título vascaíno. E o nervosismo em um final é totalmente compreensível, ainda mais se tratando de uma equipe tão jovem como é essa do Vasco. O Gigante de Colina mereceu demais o título da Copa do Brasil, valorizando muito a conquista, diante de um Coritiba bastante qualificado, que dificultou (e muito) a vida do cruzmaltino.

    Abraços!

    www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

    ResponderExcluir