domingo, julho 10, 2011

BOLA SOFRE, ÁRBITRO ERRA, EQUIPES JOGAM MAL E FLAMENGO VENCE CLÁSSICO DOS HORRORES

Rubro-negros e tricolores que assistiram atentamente ao jogo de hoje, têm motivos para ficarem preocupados. De um lado, um Fluminense que dominou o campo de ataque, até criou algumas chances, mas visivelmente sente carências em algumas posições, como a de meio-campo. Já o Flamengo, com força máxima, aceitou facilmente o domínio tricolor quando vencia o jogo. Recuou, retrancou-se e jogou a segunda etapa inteira “à lá
Muricy”. O 1 a 0 no placar no clássico dos horrores, fez a massa rubro-negra vibrar, mas é bom abrir o olho, porque a coisa não foi boa não. Cabe ainda destacar o árbitro da partida, que prejudicou o Fluminense, não marcando dois pênaltis claros para a equipe das Laranjeiras.

Gol de Willians no fim leva Fla em vantagem para o intervalo

Nos minutos iniciais da partida, chamava atenção a duelo entre o atacante Ciro do Fluminense e o zagueiro Ronaldo Angelim do Flamengo, o qual o jogador tricolor levava vantagem. Primeiro, ele deu um drible da vaca em Angelim pela esquerda e cruzou na saída de Felipe, mas Welinton cortou. Em seguida, aos 9, Ciro apareceu novamente pela esquerda e finalizou rasteiro, para difícil defesa de Felipe. Aos 14, Marquinho ajeitou com o peito para Ciro, que chutou, mas dessa vez Leo Moura chegou bloqueando a finalização. Logo, o Flamengo ajustou a marcação e o atacante tricolor parou de aparecer com tanto perigo. Tratava-se de um jogo muito fraco. O Flamengo não conseguia trocar passes e tentava finalizar de longe, principalmente com Thiago Neves, mas os chutes estavam saindo muito ruins. Sem conseguir penetrar, a equipe de

Vanderlei Luxemburgo começou a alçar bolas na área tricolor, mas sem sucesso. Um dado interessante, que reflete o que acontecia dentro de campo é que aos 38 minutos, as duas equipes haviam errado 50 passes. Aos 45, o árbitro da partida errou feio; o Flamengo tentava sair jogando em sua própria área com Júnior César, quando Marquinho chegou na marcação e o lateral-esquerdo rubro-negro abriu muito o braço atingindo o meio-campista tricolor, mas o pênalti não foi assinalado. Pouco depois, Júnior César apareceu no campo de ataque pela esquerda, recebeu passe de Ronaldinho, tocou para Thiago neves, que de primeira cruzou na cabeça de Willians, que finalizou com estilo, abrindo a contagem e levando o Flamengo em vantagem para o intervalo. Um fato curioso, que o rubro-negro mais atento deve se lembrar é que no último Fla x Flu, que era válido pela semifinal da Taça Rio, o gol da equipe saiu em um belo passe de Willians, para um gol de cabeça de Thiago Neves. E neste domingo, o meio-campista rubro-negro retribuiu o presente que o volante lhe deu na última vez em que essas duas equipes enfrentaram-se.
Defensivo e acuado, Fla vê Flu perder chances e sai de campo vitorioso

Para a segunda etapa, as duas equipes voltaram com a mesma formação. Com mais qualidade no meio, eu esperava um Flamengo melhor. Porém, nada disso. O que se viu em campo foi um Fluminense esforçado, encurralando o Rubro-Negro no campo de defesa. A equipe da Gávea começou os 45 minutos finais cometendo muitas faltas e em uma delas, Souza irritou-se ao ser empurrado por Airton e virou-se para o volante da Gávea dando-lhe um empurrão. Na jogada, Airton recebeu amarelo pela falta e Souza passou sem ser punido. O volante do Flamengo não deixou barato e resolveu revidar pouco depois, dando uma digamos “mãozada” desleal, forte e anti-desportiva no rosto de Souza, que foi ao chão. Câmeras gravaram o árbitro olhando para o lance, mas nada foi assinalado. Aos 9, Souza apareceu em outro lance com falta, mas dessa vez para fazer uma cobrança de uma infração, levando perigo ao gol de Felipe, com a bola passando à direita. Deu para perceber que a coisa estava feia para o lado do Flamengo quando a equipe recuou, viu o Fluminense dominar e parecia à vontade, mesmo sendo sufocada. Tamanha era a inoperância tricolor, que a partida dava sono em alguns momentos. Aos 16, Felipe fez ótima defesa em cabeceio de He-Man, dois minutos mais tarde, Edinho bateu de fora da área à esquerda do gol. Luxemburgo mexeu, colocando Negueba na vaga de um sumido Deivid, enquanto Abel lançou Rodriguinho, sacando Marquinho. Aos 24, Negueba recebeu na direita, driblou Carlinhos e Diguinho e tocou pra trás, mas a marcação afastou antes que Ronaldinho completasse para o gol. Foi uma das únicas chegadas do Flamengo ao ataque. Bem no jogo, mas com cartão amarelo, Diguinho foi substituído, com Fernando Bob entrando em seu lugar. Aos 31 minutos, o jogo chegou à incrível marca de 80 passes errados. E o árbitro da partida novamente prejudicou o Fluminense; Rafael Moura foi calçado por Willians dentro da área e nada foi assinalado. Mas o Flu não desistia e em saída errada de bola de Airton, Edinho tocou para He-Man, que entregou para Rodriguinho que bateu mal. Abel lançou em campo Matheus Carvalho na vaga de Diogo, improvisado na lateral-direita, enquanto Luxa mexeu duplamente, tirando Thiago Neves, que apareceu mais na marcação que no ataque na segunda etapa e Ronaldinho, nulo desde que voltou do intervalo, para as entradas de Diego Maurício e Botinelli. Antes do fim, uma chance para cada lado. Primeiro, Botinelli cobrou falta com muito perigo, com a bola saindo pelo lado direito de Diego Cavalieri. E aos 42, escanteio da direita, Renato não cortou bem e a bola chegou no segundo pau para Ciro, desmarcado, cabecear para o chão, mas a bola quicou, subiu demais e saiu por cima da meta.

Com um Flamengo abusando de faltas, as duas equipes brincando de errar passes, a torcida do Flamengo deve ter ido embora feliz. Porém, a dúvida é quem foi mais triste para casa: a torcida tricolor ou a bola de jogo, que foi castigada durante 90 minutos.

Um comentário:

  1. O jogo não foi lá essas maravilhas realmente. Mas para o mengo valeu os 3 pontos, para o Flu fica o gosto amargo pela falta de qualidade nas finalizações. O árbitro errou em dois lances, não expulsou Aírton e não deu um penalt no lance que Negueba faz bel jogada, foram dois penalts no mesmo lance, não achei penalt de Junior Cesar.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir