quinta-feira, julho 28, 2011

ÉPICO, MÁGICO: RONALDINHO BRILHA EM TERRA DE REI


Por Danilo Silveira

No duelo entre Ronaldinho Gaúcho e Neymar, quem ganhou foi o amante de um bom futebol. Um jogo épico na Vila Belmiro, onde um improvável placar de 5 a 4 deu a vitória ao Rubro-Negro da Gávea. R10 fez três, Neymar fez dois e o jogo teve de tudo um pouco.

Aos 30 minutos da primeira etapa, o placar apontava 3 a 0 para o Santos, com Neymar participando de todos os gols. Vale destacar o terceiro gol, quando o jogador vem costurando os marcadores da esquerda para o meio e finalizou para vencer Felipe após um drible desconcertante em Ronaldo Angelim. Apesar disso, o Flamengo não fazia uma partida ruim. Deivid já havia perdido um gol incrível, debaixo da trave e Ronaldinho já tinha arriscado um chute perigoso, que saiu à direita. Mas o placar elástico para a equipe da Vila deve ter deixado os Rubro-Negros bem preocupados. Porém, em falha do goleiro Rafael e do zagueiro Edu Dracena após cruzamento rasteiro da direita, Ronaldinho estava na área para empurrar para o gol vazio e diminuir. Ainda pelo lado direito, o Flamengo chegou ao segundo gol. Após cruzamento de Léo Moura, Thiago Neves apareceu para, de cabeça, marcar o segundo gol do Flamengo. O ritmo da partida era eletrizante e Neymar era o melhor jogador em campo. Ele desceu pela esquerda, venceu Willians na corrida e acabou sendo derrubado pelo volante rubro-negro. Fica a dúvida se foi dentro ou fora da área, mas o fato é que o árbitro assinalou a penalidade máxima. Elano, que recentemente isolou um pênalti na Copa América, inventou de cobrar com cavadinha, fazendo com que Felipe defendesse facilmente e ainda saísse fazendo embaixadinhas. Logo depois, o Flamengo chegou ao empate. Após escanteio cobrado da esquerda, Deivid apareceu no primeiro pau e cabeceou para o fundo das redes. Chegava o intervalo e ainda viriam muitas emoções na segunda etapa.

Um show particular de R10

Se o Santos abriu o placar no início do jogo, no começo do segundo tempo a equipe também balançou as redes, em um belo gol de Neymar, que apareceu pela esquerda e tocou por cima de Felipe para desempatar novamente a partida. Se de um lado tínhamos uma jovem promessa do futebol brasileiro, do outro tínhamos o consagrado Ronaldinho. E ele queria jogo. Em jogada individual, o ex-melhor do mundo se viu no meio de três jogadores, que tiveram dificuldades para lhe tomar a bola e a falta acabou sendo cometida. Na cobrança, Ronaldinho fez algo genial, magnífico, cobrando rasteiro, aproveitando o pulo da barreira para ver a bola entrar tranquila no gol santista. Na casa de Pelé, Ronaldinho roubou a coroa por um dia e reinou. Quando a partida aproximava-se do fim, ele recebeu pela ponta esquerda e finalizou para marcar o seu terceiro gol na partida e definir o placar final. O verdadeiro comandante da equipe que aplicou cinco gols em uma equipe de Muricy Ramalho, conhecido por tomar pouquíssimos gols: digno de melhor do mundo. Na casa de Pelé, Ronaldinho teve uma noite de rei!

Vale ressaltar ainda que a partida marcou o encontro de Vanderley Luxemburgo e Muricy Ramalho, os mais vitoriosos de Brasileirões, já que o técnico rubro-negro possui cinco títulos, enquanto o santista tem quatro. Alguma semelhança com o placar final da partida?

2 comentários:

  1. Danilo,

    Épico, sensacional, espetácular.....

    De o adjetivo que quiser, e mesmo assim não vai conseguir definir por completo oque foi esse Santos 4 x 5 Flamengo.

    Dois meio campo forte, habilidoso. Dois ataques muito bons(mesmo com a irregularidade de Deivid), uma zaga irregular e outra horrorosa, dois micos incríveis, Helano errando mais um penalt e Deivid perdendo um gol debaixo da trave, dois gênios: Neymar, chato, arrogante, atrevido, boca dura, as vezes maldoso e insuportavelmente inmarcável. Ronaldinho Gáucho, clássico, habilidoso, experiente, decisivo e insuportavelmente malandro. Com tudo isso, como não ter um jogo inolvidável.

    O melhor jogo do ano até agora, uma virada histórica, épica. Hoje deu gosto de ser brasileiro, e no meu caso, orgulho de ser rubro negro. Mas todos que gostam de futebol com certeza voltou a ter um pouquinho mais de fé no nosso futebol.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nenhuma dúvida de que a infração cometida por Willians em Neymar foi dentro da área (embora tenha se iniciado fora dela). Pênalti ao meu ver corretamente assinalado. Mas que cobrança, hein!?

    Abraços.

    ResponderExcluir