quarta-feira, julho 13, 2011

JOGO 15: COM GOL CONTRA, CHILE VENCE PERU E AVANÇA EM PRIMEIRO



Por Danilo Silveira



Chile e Peru entraram em campo classificados. As duas seleções já tinham uma pontuação melhor que a da Costa Rica, terceira colocada do grupo A, então, mesmo que terminassem em terceiro do grupo, avançariam, já que os dois melhores terceiros colocados classificam-se para as quartas-de-final. Com isso, via-se duas equipes mistas dentro de campo. E o 0 a 0 persistia até os acréscimos do segundo tempo, quando um gol contra de Carrillo garantiu a vitória chilena.


Jogo morno na primeira etapa


O jogo começou equilibrado, em ritmo morno. Aos 6 minutos, Chiroque apareceu pela ponta-direita e arriscou por cima da meta. Sete minutos mais tarde, o Chile respondeu com uma bela jogada: Beausejour tabelou com Suazo e pela esquerda cruzou para Paredes, que não conseguiu tocar para o fundo do gol debaixo da trave. O jogo seguia sem muitas chances. Pelo lado chileno, Sanches e Isla não atuavam, enquanto pelo lado peruano, Guerrero, autor dos dois gols da seleção na competição estava no banco. Aos 26, Chiroque apareceu novamente pela direita, cortou o marcador e arriscou à esquerda da meta do goleiro Pinto, que substituía Bravo. A zaga chilena não encontrava-se bem e deixava alguns buracos para os peruanos atacarem. Aos 38, Guevara cobrou falta da ponta esquerda, Ponce deixou passar, talvez não vendo Carmona chegar por trás; o peruano tocou para o meio e por muito pouco Ballón não empurrou para o gol vazio. Assim, a partida chegou zerada ao intervalo.

Gol contra no fim garante Chile na liderança


Para a segunda etapa, substituição no Peru: saiu o zagueiro Acasiete para a entrada de Vílchez. Logo no primeiro minuto, Jiménez cruzou da esquerda para Paredes, que no segundo pau cabeceou mal, perdendo mais um gol para a equipe chilena. Aos 12, Carlos Borghi surpreendeu e lançou Aléxis Sanches em campo, na vaga de Paredes. Vale lembrar que o jogador estava pendurado e não poderia levar cartão amarelo, senão seria suspenso e não jogaria as quartas-de-final. Junto com Sanchés, Valdívia entrava na vaga de Fierro. E dois minutos depois, Sanchés levou forte entrada de Ramos, que recebeu cartão amarelo. Porém, uma confusão estava estabelecida em campo e o árbitro resolveu mandar Carmona e Beausejour para o chuveiro mais cedo. Com um a menos de cada lado, o campo ficou com bastante espaço para o Peru aproveitar com velocidade. Aos 24, Guevara deu lugar para Lobatón. As chances de gol eram escassas na partida e tudo caminhava para um empate. Pouco depois dos 30, no Chile, Medel saiu para entrada de Silva enquanto González cedeu lugar a Carrillo no Peru. Nos minutos finais, o Chile quase chegou ao gol em duas oportunidades. Primeiro, Sanchés cobrou falta com perigo, mas a bola subiu demais, e depois foi a vez de Jiménez aparecer pela esquerda e ter oportunidade de cabeça, mas a finalização não saiu boa. Quando as luzes estavam prestes a se apagar em um estádio lotado de chilenos, um escanteio foi cobrado da direita, o goleiro Libman saiu mal, a bola tocou no peruano Carrillo e foi para o fundo das redes: era o Chile chegando à vitória com um gol contra. Aos 49, o Peru quase chegou ao empate em uma bicicleta, mas Pinto defendeu e garantiu a liderança do grupo para o Chile, que agora espera o segundo colocado do grupo do Brasil nas quartas-de-final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário