sexta-feira, julho 15, 2011

JOGO 18: BRASIL FAZ BOM SEGUNDO TEMPO, VENCE EQUADOR E PEGA O PARAGUAI NAS QUARTAS



Por Danilo Silveira

Se a Argentina e o Uruguai venceram, o Brasil também venceu na terceira rodada da Copa América. Se a Copa América estava com poucos gols, aconteceu justamente o contrário na última rodada grupo B. Após o empate entre Venezuela e o Paraguai, o Brasil venceu o Equador por 4 a 2 , com direito a dois de Neymar, duas bolas defensáveis não defendidas por Júlio César e uma bela atuação de Maicon, que substituiu Daniel Alves.

Brasil cria pouco e Júlio César falha

Um chute de Neymar por cima da meta de Elizaga aos dois minutos de jogo. Foi basicamente o que o Brasil conseguiu nos 20 minutos iniciais. O Equador não se encolhia e jogava de igual para igual com os brasileiros.
Até que aos 21, André Santos deu um belíssimo cruzamento, preciso, na cabeça de Alexandre Pato, que colocou no fundo das redes equatorianas. Os minutos foram se passando e o Brasil quase ampliou com Robinho, que carimbou a trave de Elizaga ao receber um passe de Maicon da direita. E se a vitória por placar mínimo não foi ampliada ali, ela virou empate aos 44 minutos, quando Caicedo arriscou de fora, no meio do gol e Júlio César aceitou. Nesse momento, o Brasil passava para as quartas-de-final como o 2º melhor terceiro colocado e enfrentaria a Venezuela, líder do próprio grupo brasileiro. Mas, reviravoltas ainda aconteceriam.

Os melhores 45 minutos do Brasil na Copa América até aqui


Não demorou muito para o Brasil voltar à frente do marcador na segunda etapa. Logo aos 4 minutos, uma jogada de uma dupla que vem fazendo boa Copa América: Ramires e Ganso. O jogador do Chelsea tocou para o santista que deixou Neymar, seu companheiro de clube, na cara do gol para colocar o Brasil em vantagem novamente. A essa altura, o Brasil iria sortear com a Venezuela quem seria o primeiro do grupo. Aos 11, Pato teve nova chance de cabeça, dessa vez após cruzamento da direita, mas colocou por cima da meta. E aos 14, o Equador chegava ao empate em novo chute de Caicedo de fora da área, dessa vez um chute melhor que o primeiro, mas altamente defensável, porém, Júlio César não conseguiu evitar. Agora, o Brasil voltava a ficar com a terceira colocação do grupo, deixando a Venezuela em primeiro e o Paraguai em segundo. Se o goleiro brasileiro havia falhado, o mesmo aconteceu com o goleiro equatoriano dois minutos mais tarde. Boa troca de passes entre Ganso, Robinho e Neymar e este último arriscou para o gol, Elizaga bateu roupa e dois equatorianos mais Pato e Robinho chegaram para um dividida e a bola deve ter batido em todo mundo, sendo difícil saber quem tocou por último, mas o fato é que a redonda foi parar no gol equatoriano e lá estava o Brasil novamente em vantagem. Nesse momento, o Brasil era líder do grupo, pois tinha o mesmo saldo da Venezuela, mas passava em gols feitos. Na metade final do segundo tempo, o Brasil apresentou o seu melhor futebol até aqui na Copa América. Jogadas trabalhadas, boas trocas de passes e velocidade. Ganso era o maestro, Ramires controlava tudo que acontecia pela meiuca e Maicon aparecia constantemente e com qualidade pela direita. Em uma das suas descidas, ele cruzou para Neymar chutar e fazer o segundo gol dele e o terceiro do Brasil. No decorrer do jogo, o técnico equatoriano Reinaldo Rueda trocou Méndez, Reasco e Noboa por Mina, Achilier e Montaño, mas nada mudava o panorama do jogo e a seleção equatoriana pouco chegava ao ataque. Mano Menezes também fez mudanças, colocando Elias, Lucas e Fred nas vagas de Ganso, Neymar e Pato e o Brasil continuou a criar chances. Antes do final, Maicon tabelou com Fred pela direita e chutou, mas o goleiro Elizaga defendeu. Vale destacar que o lateral-direito, o melhor em campo, merecia o gol. Com a vitória por 4 a 2, a tabela de classificação aponta um reencontro de duelo de chave de grupos. No domingo, a Seleção Brasileira de Mano Menezes vai até a cidade de La Plata e mede forças com o Paraguai de Gerardo Martino. Enquanto isso, no mesmo dia, a Venezuela vai até San Juan, enfrenta o Chile, seleção que apresentou o melhor futebol na competição até aqui. Promessa de dois bons jogos.

Um comentário:

  1. Danilo,
    ainda não esta bom, mas já é um pequeno esboço do potêncial que essa seleção tem. Esperemos o jogo contra o Paraguai.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir