domingo, julho 24, 2011

"SE"


Por Danilo Silveira

Em uma copa América cercada de “se”, o Uruguai sagrou-se campeão. “Se” o Muslera não pratica aquelas duas defesas sensacionais contra a Argentina, provavelmente o Uruguai estaria eliminado. Nas quartas, “se” o Chile converte duas das quatro chances claras que teve contra a Venezuela (duas bolas na trave e duas salvas praticamente em cima da linha), provavelmente estaria na semifinal contra o Paraguai, onde era favorito. “Se” o Brasil converte uma das inúmeras chances contra o Paraguai nas quartas, estaria na semifinal. E “se” a Venezuela na semifinal contra o Paraguai acerta uma das três que foram na trave, no gol, provavelmente estaria na final.

Pois bem, o “se” é para ser lembrado, porém, não muda o resultado final das coisas. Portanto, lá está o Uruguai, com méritos, no lugar mais alto do pódio. Voltando ao “se”, “se” o técnico Geraldo Martino, do Paraguai não coloca Estigarribia (melhor jogador paraguaio na competição) e Lucas Barrios na reserva no jogo final, talvez teríamos outra final. Baseado nessa teoria, “se” o Uruguai não tem Suárez, talvez não estivesse com a faixa de campeão. Mas a equipe celeste contava com o atacante. Sorte a dela! O melhor jogador em campo na final. Um gol, uma assistência e uma vontade invejável.

Talvez “se” Brasil e Argentina tivessem técnicos mais competentes, poderíamos ter um outro jogo final. Mas, competente foi o técnico uruguaio. Oscar tabárez não fez nada encantador, nada de muito diferente, apenas foi simples. Não inventou! Mano Menezes inventou de tirar Ganso e Neymar no jogo contra o Paraguai, Sérgio batista inventou de barrar Di Maria e depois Tévez. A bola inventou de não entrar nas redes venezuelanas e o Chile foi eliminado. É muito “se” para um torneio só. E “se” essa grande quantidade de “se” se concretiza, teríamos outro torneio, o qual não posso falar, pois não aconteceu. Queria eu ter visto um Chile e Argentina ou um Colômbia e Brasil. Mas esses jogos ficam apenas na suposição, na base da especulação.

“Se” não existisse a Copa América, não veríamos Suárez, Messi, Ganso, entre outros, atuarem em solo argentino em 2011. Graças aos deuses do futebol existe a Copa América. Critricada por muitos, apreciada por outros, ela tem seus encantos, basta procura-los. Uma competição onde se tem o melhor do mundo em atuação e outras jovens promessas como Ganso, Neymar, Sanches, Guarín, entre outros, deve ser tratada com muito respeito. Respeito esse que por algumas vezes Mano Menezes não teve. Não respeitou a seleção pentacampeã Mundial, não respeitou um futebol bonito. Não sei se ele sabe disso! Se fez tudo conscientemente, é uma pena, mas talvez tenha sido vítima e não conseguiu enxergar aquilo que estava aos seus olhos. Enquanto isso, cabe aqui bater palmas a César Farias. A Venezuela soube jogar bola, soube pressionar adversários, soube vencer, soube encantar. Claro que não foi aquele encantar de uma seleção brasileira bem montada ou de um Barcelona, mas encantou do seu jeitinho, comendo pelas beiradas e não chegando à final por um bendito poste denominado trave. Trave essa que esteve no caminho chileno, no caminho brasileiro. Trave essa que não esteve no caminho uruguaio no jogo final. Trave essa que serve justamente para perguntarmos: E “se” essa bola tivesse entrado?

Vai aqui meu sincero parabéns ao URUGUAI!

2 comentários:

  1. Interessante a abordagem focando no que "poderia" ter acontecido ao longo da competição. Creio que uma decisão envolvendo duas seleções entre Colômbia, Chile e Venezuela teria sido mais agradável de assistir, mas tudo bem. Prefiro que "as traves" tenham maior impacto no resultado do que as arbitragens, que nessa Copa América passaram quase despercebidas (sinal positivo).

    Fiquei decepcionado com as escolhas de Gerardo Martino pra essa final. Criei expectativas em cima dele e veja como o Paraguai termina a competição...

    Uruguai, Colômbia, Chile, Venezuela e Argentina se juntando ao Brasil em 2014, que acha?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Danilo,
    a celeste mereceu e muito o título.
    Hoje com certeza é a melhor seleção das américas.
    Vale ressaltar a boa campanha do Paraguai, mesmo com os empates, e da supreendente Venezuela.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir