quinta-feira, agosto 11, 2011

Um raio-x da "Era Mano" após um ano de trabalho


Por Danilo Silveira

Mano Menezes chegou à Seleção Brasileira logo após a Copa do Mundo de 2010, para substituir Dunga. Tinha como missão, fazer uma renovação, utilizado as jovens promessas recém surgidas em nosso país.

A missão do novo comandante do futebol pentacampeão Mundial era árdua e difícil, já que a seleção anterior havia sido muito criticada por causa de maneira feia de atuar e ausência de alguns nomes. De cara, em sua primeira convocação, Mano levou Pato, Neymar e Ganso e o zagueiro David Luize conseguiu uma belíssima atuação contra os Estados Unidos, vencendo o amistoso por 2 a 0.

A melhora do esquema de jogo da estreia de Mano Menezes para a maioria dos jogos da Era Dunga era visível. Ali, a tendência era que o Brasil só melhorasse. Nomes como Lucas, Renato Augusto, Douglas, Jonas, Jadson foram aos poucos surgindo nas convocações do treinador, que foi montando sua base renovada, mas mantendo algumas peças da “Era Dunga”, como Lúcio, Daniel Alves e Robinho.

Nos jogos seguintes à vitória contra os EUA, triunfos contra Irã e Ucrânia e a “Era Mano” até ali não tinha sido vazada. Porém, a aprtir daí, as coisas começaram a complicar. Derrotas seguidas para Argentina e França, somadas a um péssimo desempenho contra os franceses, fizeram muita gente ficar desconfiada da seleção.

A Copa América se aproximava e o Brasil jogou mais três vezes ante do início da competição, vencendo a Escócia, empatando contra a Holanda e derrotando a Romênia, no jogo de despedida de Ronaldo. O fato é que o começo promissor de Mano Menezes já dava lugar à uma certa insegurança.

A Copa América foi o ponto baixo da “Era Mano” até aqui. Na fase de classificação, empate com Paraguai e Venezuela e vitória sobre o Equador, com raros momentos de bom futebol. Nas quartas-de-final, a equipe foi eliminada nos pênaltis para o Paraguai. Com a bola rolando, o Brasil dominou criou, mas não conseguia ter animar e encantar.

Agora, passado o fracasso na Copa América, o Brasil enfrentou a Alemanha, fora de casa. E a partida e o resultado não foram bons. Vendo a Alemanha com uma proposta de jogo de manter a posse de bola e tendo muitas dificuldades de sair para o jogo, o Brasil foi derrotado por 3 a 2.

Agora, Mano está muito pressionado por um resultado positivo. E o próximo confronto é justamente contra a Argentina, pela Copa Rocca, onde as duas seleções só poderão contar com jogadores que atuam dentro do país.

Os dois últimos técnicos da seleção, Parreira e Dunga, completaram o ciclo, dirigindo o país na Copa América, Copa das Confederações e Copa do Mundo. Para manter isso, Mano provavelmente precisará melhorar a equipe, pois muita gente já está querendo a troca de treinador.

2 comentários:

  1. Danilo,
    fato, o trabalho de Mano é ruim.
    Seja por falta de talentos, soberba, pitacos de patrocinadores e empresários..... mas o trabalho dele é fraco, muito fraco. Sem critério de convocação e sem um padrão de jogo definido.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Aposte no Bolão do BRITFOOT (é o mesmo do Net Esportes, porém, ele foi roubado, então, continuamos no nosso novo blog). http://britfoot.blogspot.com/2011/08/bolao-do-brasileirao-16-rodada.html

    ResponderExcluir