quarta-feira, agosto 10, 2011

VALORIZADA, SUL-AMERICANA COMEÇA PARA OS BRASILEIROS


Por Danilo Silveira

Nesta quarta-feira, dia 10 de agosto, a Copa Sul-Americana começa para as equipes brasileiras. Muitas vezes deixada de lado pelas equipes do nosso país, a competição está muito valorizada, já que desde o ano passado o campeão garante uma vaga na Libertadores da América do ano seguinte.

A Copa Sul-Americana pode ser considerada uma competição recente, já que é disputada desde 2002, substituindo a tradicional Mercosul. Um fato curioso é que na primeira edição da competição, nenhum clube brasileiro jogou.

Em nove edições da competição, há um predomínio argentino quando se fala em títulos. Os hermanos ganharam mais da metade das edições, somando cinco títulos, com destaque para duas conquistas do Boca, além dos títulos de San Lorenzo, Arsenal de Sarandí e Independiente. O Brasil soma apenas um título, com o Internacional, em 2008. Cienciano, LDU e Pachuca também conquistaram a competição. Curioso é que os clubes do México (que fica na América do Norte) têm direito a disputar o torneio.

Nas últimas três edições da Sul-Americana, um clube brasileiro chegou a final. Como já dito anteriormente, o Inter venceu em 2008, batendo o Estudiantes na final. No ano seguinte, o Fluminense do técnico Cuca chegou à decisão e depois de ser goleado pela LDU em Quito por 5 a 1, venceu no Maracanã por 3 a 0 e acabou com o vice-campeonato. Já em 2010, o Goiás venceu em casa por 2 a 0 o Independiente no primeiro jogo da final, mas na volta o Esmeraldino foi derrotado por 3 a 1 e perdeu nas penalidades

Em 2008 e 2010, a competição teve artilheiros brasileiros. No ano em que o Internacional venceu, Nilmar e Alex, ambos do Colorado, dividiram a artilharia com cinco gols cada. Em 2010, Rafael Moura, vice-campeão com o Goiás, ficou com a artilharia, somando oito gols.

Em 2011, oito clubes brasileiros disputarão a competição, começando a atuar na segunda fase. Quatro duelos brasileiros eliminatórios foram formados, portanto, só quatro brasileiros vão seguir na competição. Os confrontos são: São Paulo x Ceará, Flamengo x Atlético/PR, Botafogo x Atlético/MG e Vasco x Palmeiras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário