quinta-feira, agosto 18, 2011

UMA ESPÉCIE DE W.O.


Por Danilo Silveira
Os pouco mais de 10 mil torcedores que foram até o Engenhão para ver o Flamengo jogar, não viram. Ronaldinho e Renato já eram desfalques certos, mas além desses, Thiago Neves, Leo Moura, Willians, entre outros, não estiveram presentes no gramado. Os homens presentes no gramado do estádio Olímpico João Havelange que vestiam uma camisa de listras vermelhas e pretas, eram, no máximo, caricaturas muito bem feitas dos atletas acima citados.
Por outro lado, viu-se um Atlético/GO passear, trocar passes com facilidades, brincar de colocar um suposto Flamengo (ênfase no suposto) na roda. De tudo se viu um pouco dentro de campo. Talvez o torcedor flamenguista não tenha visto todas, tamanha devia ser a irritação durante o jogo. Mas eu juro que vi. Vi o Botinelli errar quase tudo que fez (para não dizer tudo), vi o Alex Silva lento, desordenado e fora de órbita “estrear” com a camisa rubro-negra. Vi o Thiago Neves inverter bola da ponta direita para trás, no peito do jogador adversário, vi o Willians escorregar na marcação por mais de uma vez, tomar drible por debaixo das pernas e perder a maioria dos combates individuais. Vi também o Welinton deixar um adversário passar por ele sem oferecer o mínimo de resistência
Se teve uma coisa que eu não vi foi o Leo Moura, se alguém viu por favor peça a palavra. Vi um Luxemburgo com um semblante tranqüilo a beira do campo e queria saber o que se passava na cabeça dele, mas isso, de fato, não posso afirmar e fica a critério de cada um deduzir.
Os ocorridos acima relatados fazem o Flamengo deixar de ser um dos grandes favoritos ao título brasileiro? É claro que não. No mais sincero das minhas palavras, essa derrota pode fazer bem à equipe da Gávea. Pode fazer bem para os comandados do Luxa sentirem que pode sim perder. Que nem sempre tudo vai dar certo. Que nem sempre uma única bola de Ronaldinho vai decidir o jogo. Que existem adversários do outro lado. Ao final da partida, fiquei surpreso, pois da televisão não ouvi aquela sonora vaia, proveniente das arquibancadas. Um bom sinal! Nem tanto nem tão pouco. Nem o céu nem o inferno. Nem deixar de criticar, nem criticar demais. Aos mais otimistas, é bom entender que o campeonato é longo, difícil, complicado e exige muito dos jogadores. Aos mais pessimistas, cabe dizer que o Flamengo vinha de uma boa e positiva seqüência e que essa, foi a segunda derrota da equipe no ano. É sabido por quase todos que não sou daquele que analiso somente o resultado, mas a equipe da Gávea fez por merecer em muito jogos, essa histórica marca de chegar na metade de agosto com apenas uma (agora duas) derrotas.
Muitos colocarão a culpa na ausência de Ronaldinho, porém, caros amigos, acho que hoje poderiam jogar dois Ronaldinho, que nada evitaria a derrota rubro-negra. Resta o Flamengo saber que o Ronaldinho não é o salvador da pátria, mesmo que por muitas vezes tenha parecido ser.
Cabe, por fim, afirmar que hoje o Flamengo perdeu de W.O., pois a equipe não entrou em campo, não jogou. E A Nação Rubro Negra espera que domingo a coisa seja bem diferente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário