quarta-feira, setembro 14, 2011

"RALF, PAULINHO E RENATO ABREU"


Por Danilo Silveira
Hoje, o Brasil enfrenta a Argentina, em um duelo onde as duas equipes só podem colocar em campo jogadores que atuam em seus próprios países. Confesso que pouco sei da Argentina, porém, da Seleção Brasileira, infelizmente eu sei.
Digo infelizmente, pois não me identifico com a convocação feita pelo treinador Mano Menezes, muito menos com o time esboçado pelo mesmo, para ser o titular. Sempre muito educado, muito bem vestido e com um tom de voz elegante, Mano Menezes esboça serenidade e tranqüilidade em suas coletivas. Já no trabalho bruto...
Se seguir o que esboçou, Mano Menezes vai a campo com um meio-campo formado por “Ralf, Paulinho e Renato Abreu”. Quando assumiu a seleção, Mano adotou um discurso de renovação, falou em mudanças e até fez isso. Logo, ganhou uma grande quantidade de pessoas do seu lado, apoiando, incentivando. Porém, o tempo se passou e o treinador da nossa seleção jogou todo o seu discurso inicial na primeira lata de lixo que viu pela frente. Na verdade, isso aconteceu na Alemanha, quando o Brasil foi enfrentar a seleção daquele país em um amistoso. Ali, Mano colocou um meio-campo formado por Ralf, Ramires e Fernandinho.
Parece, de fato, que o treinador não entendeu o que é dirigir uma Seleção Brasileira. Nada contra o Ralf, o Paulinho, muito menos o Renato Abreu. Mas Thiago Neves, Oscar e Lucas, não podem ficar do banco de reservas contemplando um meio-campo com “Ralf, Paulinho e Renato Abreu”. Elkeson, Maicosuel, Roger, Rivaldo, entre outros, não podem ficar no Brasil, contemplando o país ser defendido por um meio-campo formado por “Ralf, Paulinho e Renato Abreu”. Não é justo com a população brasileira. Não importa o que aconteça no jogo, se Mano Menezes entrar com esse meio-campo, estará indo contra as características do nosso futebol, contra a beleza do futebol, e pior que isso, contra tudo aquilo que ele havia defendido em outro momento.
Muitas vezes o erro acontece durante a partida, mas, triste é ver quando um erro acontece antes da partida, e justamente com a Seleção Brasileira. Aliás, essa seleção está banalizada há algum tempo no futebol. Muitos alegam que a safra não é boa, ou que não têm surgido talentos. Os defensores dessa teoria não devem assistir futebol com freqüência, ou, do contrário, pensam de uma forma totalmente oposta a minha. Ganso, Neymar, Oscar, Lucas, Casemiro, Dudu, Bruno Uvini, Rafael Galhardo. De que estamos falando, se não de grandes promessas? Claro que pode-se contestar um nome ou outro desses citados, mas, duvido que algum leitor desse texto não goste do futebol de nenhum desses jogadores.
O tal problema de safra ou ausência de novos talentos, servem apenas para maquiar aquilo que não é possível de se maquiar. Aquilo que salta aos olhos de todo mundo e só quem não quer não enxerga. Faça a seguinte reflexão: pare um minuto e pense que o meio-campo da Seleção Brasileira está sendo formado por “Ralf, Paulinho e Renato Abreu”. Eu fiz essa terapia e o resultado não foi bom. Cheguei à conclusão que a “Era Mano” não anda bem das pernas. Obviamente, não é pior que a “Era Dunga”, mas, do jeito que as coisas andam, sabe Deus para onde estamos caminhando.
Mas, numa terra onde Muricy Ramalho é considerado um técnico bom e chega a ser cogitado para assumir a seleção, fica evidente que uma vitória do Brasil em cima dos hermanos, fará as pessoas esquecerem que o meio-campo da seleção foi formado por “Ralf, Paulinho e Renato Abreu”.

2 comentários:

  1. Danilo, não acho que Renanto se cria na seleção, até mesmo pela idade que já tem, 33 anos...
    Mas concordo que essa convocação para esses confrontos serve como um presente pela carreira que teve, não foi brilhante, mas sem manchas e sempre por onde passou deixou saudades. Ralf e Paulinhos sim, esse devem agarrar a chance com unhas e dentes, e vivem bom momento para tal.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gosto do Paulinho, o Ralf parece não comprometer muito e o Renato Abreu tem jogado bem em algumas partidas. Mas, acontece que temos jogando em nosso território, jogadores que tem maior capacidade técnica para defender a camisa da Seleção Brasileira, pentacampeã Mundial e que já teve jogadores como Ronaldo, Zico e Pelé!

    Abraços futebolísticos!

    ResponderExcluir