quinta-feira, setembro 22, 2011

VASCO E ATLÉTICO/GO EMPATAM EM EXCELENTE PARTIDA



Por Danilo Silveira

Depois do épico Flamengo 5 a 4 Santos, foi o melhor jogo que eu vi no Brasileirão. Vasco e Atlético/GO protagonizaram um excelente duelo em São Januário, onde o equilíbrio foi muito grande. Ao final, o empate em 1 a 1 fez jus ao que aconteceu dentro de campo nos 90 minutos. Depois de perder a liderança para o São Paulo, o Vasco conseguiu reconquista-la, mas não com a vitória, como os torcedores queriam.

Com o estádio cheio, a equipe do técnico Cristóvão Borges foi para o ataque em busca do primeiro gol. A primeira boa chance veio com Éder Luiz, que chutou cruzado pela ponta esquerda com a bola passando perto. Mas, se o líder Vasco achou que encontraria um adversário fechado e retrancado, enganou-se. Marcando muito bem e saindo para o ataque de maneira muito organizada, a equipe de Hélio dos Anjos dava trabalho à zaga vascaína, que não contava com o seu principal zagueiro, Dedé. Pela ponta direita, Rafael Cruz aparecia como ótima opção de ataque para o time goiano e foi por lá que o Atlético/GO chegou ao gol. O lateral cruzou na cabeça de Anselmo, que cabeceou bem para marcar seu oitavo gol no campeonato. O Vasco acusou o golpe e passou por um momento crítico na partida. O Atlético/GO se empolgou e quase ampliou em chute de Juninho, defendido por Fernando Prass. Se o lado direito da equipe goiana funcionava bem, o mesmo acontecia com o Vasco. E Fagner deu um cruzamento na medida para Diego Souza subir por trás da marcação e cabecear livre para empatar o jogo. Aliás, Diego Souza, convocado por Mano Menezes para o amistoso contra a Argentina, fazia boa partida, aparecendo bastante para o jogo. O duelo era franco, movimentado e corrido. Falando em corrida, Éder Luis parecia incansável no ataque vascaíno, dando muito trabalho pelo lado direito. E foi justamente pelo lado direito que o volante Rômulo cruzou na medida para Diego Souza novamente cabecear livre, só que dessa vez a bola tocou a trave direita do goleiro Márcio. Após intensos 45 minutos, os 22 jogadores foram para o vestiário para o intervalo.

E para o segundo tempo, Cristóvão Borges sacou um sumido Julinho para colocar Márcio Careca, enquanto Hélio dos Anjos colocou o zagueiro Leonardo na vaga de Gilson. E cinco minutos após a bola rolar, o técnico Vascaíno precisou novamente mexer na equipe, já que Éder Luis saiu contundido. Em seu lugar entrou Bernardo, que mostrou bastante vontade. A verdade é que nos primeiros quinze minutos da segunda etapa o jogo deu uma caída de ritmo, com Márcio careca e Eduardo Costa errando em excesso na equipe vascaína. Mas não demorou para as duas equipes voltarem a apresentar o bom futebol da primeira etapa. Aos 8, após boa jogada de Rafael Cruz, a bola sobrou para Anselmo chutar cara a cara com goleiro vascaíno, que fez boa intervenção. Aos 18, foi a vez de Fagner se machucar e Cristóvão Borges precisou promover sua última mexida, lançando o jovem Allan. Aos 20, uma das melhores chances do Vasco; Bernardo fez bela jogada pela direita, dando um drible da vaca no marcador e cruzou para Diego Souza, que acabou chutando em cima da marcação. Logo em seguida Hélio dos Anjos tirou um sumido Vitor Junior para colocar Hernandez, que foi mais participativo que o seu companheiro. O final do jogo se aproximava e os ânimos ficaram um pouco exaltados e o árbitro precisou mostrar vários cartões em seqüência, por faltas duras. Nada que atrapalhasse o bom jogo que transcorria em São Januário. Um dos maiores trunfos do Vasco, Juninho Pernambucano não estava em um dia inspirado. Ele teve algumas chances em bolas paradas, mas não conseguiu levar muito perigo. Aos 37 minutos, cada time tinha 50% da posse de bola, era a estatística refletindo com clareza o panorama do jogo, muito equilibrado. Aos 42 minutos, Elton veio em disparada pela esquerda e acabou derrubado por Rafael Cruz. Na cobrança da falta, Juninho colocou por cima da barreira.

Um bom jogo de futebol, uma boa atuação das duas equipes, que se continuarem apresentando esse futebol daqui para frente tem boas chances de conseguirem boas coisas nesse Brasileirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário