sexta-feira, outubro 28, 2011

AOS GRITOS DE “É CAMPEÔ, PORTUGUESA DERROTA A PONTE

Ananias marcou os dois gols da vitória da Lusa, que está agora a uma vitória do título

Por Danilo Silveira

Na noite desta sexta-feira, dia 28 de outubro, Portuguesa e Ponte Preta, líder e vice-líder da Série B, travaram um bom duelo de futebol no estádio Canindé, para mais de 11 mil espectadores. Após o apito final, festa da torcida da casa.

O Jogo

Nos minutos iniciais de partida, a Ponte-Preta foi levemente superior que a Portuguesa. O meia Caio e o lateral-direito Patric apareciam bem na criação de jogadas. E aos 7 minutos, Ricardo Jesus recebeu pela ponta direita e arriscou para o gol, para boa defesa do goleiro Weverton. Mas a Ponte não conseguiu chegar a um domínio absoluto do jogo, pois logo a Lusa equilibrou a partida. Aos 16, Edno apareceu pela direita e cruzou no segundo pau, na cabeça do baixinho Ananias (ele tem pouco menos de 1,70m) que por pouco não abriu o placar, já que Júlio Cesar fez boa defesa. No minuto seguinte, Edno apareceu novamente, dessa vez pelo lado esquerdo e novamente cruzou na cabeça de Ananias, que aproveitou a falha de marcação da zaga ponte pretana, e de peixinho, abriu o marcador no Canindé. Valente, a equipe campineira continuou buscando o ataque, mas esbarrava em um sistema defensivo bem arrumado do adversário. E aos 24, Henrique e Edno puxaram um lindo contra ataque; os dois foram tabelando pela esquerda, até uma falta ser assinalada. Na cobrança, bola alçada na área e após disputa pelo alto, Ananias pegou o rebote, novamente livre de marcação, chutando para ampliar, para festa dos torcedores da Lusa. Aos 33, um incidente chato aconteceu na partida. O volante Josimar, que vinha bem no jogo, fez falta em Marcelo Cordeiro e depois chegou perto do jogador da Lusa, que estava caído. Talvez ele quisesse insinuar que o lateral-esquerdo da Lusa estivesse simulando algum tipo de dor; logo, Edno chegou e empurrou o volante da Macaca e uma confusão estava estabelecida. Porém, logo os ânimos voltaram ao normal e do ocorrido sobrou apenas um cartão para Josimar. Voltando ao futebol, a Ponte chegava com muita gente ao ataque, mas acabava ficando exposta, dando muito espaço para Lusa contra-atacar. Antes do apito final da primeira etapa, uma chance para cada lado. Aos 43, Marcelo Cordeiro cruzou da esquerda, Ananias pegou de primeira e quase marcou o seu terceiro gol no jogo. No minuto sgeuinte, a Macaca respondeu com Ricardinho, que fez boa jogada pela direita e bateu para defesa de Weverton.

Para a segunda etapa, as equipes voltaram sem alterações. E a Ponte começou melhor, partindo para o ataque, buscando diminuir a vantagem adversária. Vendo a Lusa mais acuada, a torcida presente no Canindé começou a gritar mais alto, apoiando o time. Aos 13 minutos, Gilson Kleina resolveu tirar o meia-armador Caio, que sumiu da partida ainda na primeira etapa para entrada de Lúcio Flávio, que mostrou estrela. Após três minutos em campo, o atacante cabeceou uma falta cobrada da esquerda e diminuiu o marcador para a equipe campineira. Quase imediatamente, a Lusa passou a sair mais para o campo de ataque e o jogo ficou corrido. Jorginho recuou o time aos 27, lançando Raí na vaga de Ananias e empurrando, o até então sumido Marco Antônio, para o ataque. Aos 28, Guilherme roubou bola no meio campo e entregou para Edno, na ponta esquerda; o atacante chutou cruzado com perigo, mas a bola acabou saindo. Não demorou muito e Gilson Kleina lançou o atacante Tiago Luís na vaga do lateral-direito Patric, que sumiu na segunda etapa. Minutos depois, o comandante ponte pretano sacou o atacante Ricardinho, lançando o volante Gérson. Aos 35, Jorginho tirou Boquita e lançou Junior Timbó. A verdade é que nos minutos finais, a Ponte tentou de todo jeito chegar ao ataque e a Portuguesa marcava firme, esperando o árbitro apitar o fim do jogo. Ferrón ainda cabeceou uma bola que passou à esquerda, próximo do gol de Weverton, mas nada que atrapalhasse a festa da Lusa, que antes mesmo do apito final, soltava o grito de “É campeã” das arquibancadas.

Agora, a Lusa chegou aos 70 pontos, abriu 13 de vantagem da vice líder Ponte Preta e está a uma vitória do título da Série B.

Um comentário: