sábado, outubro 29, 2011

COM DOIS DE IBRA, MILAN VENCE A ROMA E ASSUME A PONTA


Por Danilo Silveira

Na tarde deste sábado, o Milan chegou à sua quarta vitória consecutiva no Campeonato Italiano. Jogando no estádio Olímpico de Roma, o time comandado por Maximiliano Allegri não apresentou um bom futebol, ams acabou vencendo a Roma por 3 a 2.

De fato eu não sou fã do futebol italiano, porém, muito menos do trabalho do técnico Maximiliano Allegri no Milan. Abrindo mão de escalar Cassano, um dos mais habilidosos do elenco, ele colocou em campo seu meio-campo com Van Bommel, Aquilani, Nocerino e Boateng. Não demorou para o time sofrer com a falta de criatividade. Enquanto isso, a Roma iniciou a partida melhor, com Pjanic e Pizarro com a incumbência de fazer o meio-campo criar jogadas de perigo. O primeiro lance de destaque do jogo aconteceu aos quatro minutos, quando o lateral-direito Cassette soltou uma bomba, que acabou não tendo a direção da meta defendida por Abiati. Aos poucos, o Milan foi contendo o ímpeto da equipe da casa e aos 16 marcou seu primeiro gol, praticamente na primeira chegada ofensiva com perigo. Aquilani recebeu na direita, alçou bola na área e Ibrahimovic demonstrou oportunismo ao cabecear no canto esquerdo do goleiro. E demorou 11 minutos para a Roma chegar ao empate. Pjanic cobrou escanteio da esquerda e Burdisso apareceu na área, vencendo a marcação de Zambroitta e cabeceando para as redes. E o primeiro tempo foi mesmo de jogadas aéreas. A Roma viu o placar ficar empatado cerca de apenas dois minutos, pois aos 29, Robinho cobrou escanteio da direita e Nesta cabeceou para ampliar. E talvez o lance mais empolgante da primeira etapa tenha sido uma tentativa de Robinho, quase do meio-campo, de fazer um gol, mas a bola acabou passando longe da meta de Stekelenburg. Aos 38, o atacante Borini, da Roma, que não conseguiu muito sucesso diante da marcação de Thiago Silva, saiu machucado para a entrada de Bojan, aquele mesmo que jogava no Barcelona na temporada passada. Falando em Barcelona, enquanto o time espanhol é sinônimo de futebol bonito, no Campeonato Italiano é complicado ver algum jogo interessante. Está certo que não vejo cinco ou seis jogos por rodada, mas sempre que paro para assistir a um jogo da terra da bota, fico decepcionado.


Para a segunda etapa, os times voltaram sem alterações. A Roma tentava envolver o Milan, buscando o gol de empate. Aos 9, uma bonita jogada, que passou pelos pés de Pizarro e Osvaldo, até chegar em Boján, mas Abiati saiu bem para bloquear o chute. Três minutos mais tarde, a Roma assustou em bola parada; uma falta cobrada de longa distância por Pjanic e Abiatti novamente apareceu bem. Aos 17, Luis Enrique resolveu mexer na equipe, lançando o argentino Lamela na vaga de Gago, tornando o time mais ofensivo. Pouco depois, Maximiliano Allegri tirou Boateng e lançou Emanuelsson, deixando Cassano mofando na reserva. Detalhe que na saída de campo, Boateng reclamou da arbitragem e acabou expulso, mesmo já fora do jogo. Os minutos passavam e aos 25 Luiz Enrique queimou a última alteração, lançando Heinze na vaga do zagueiro Juan. Mas a mexida realmente que mudou a cara do jogo aconteceu aos 27. Enfim, Cassano entrou no jogo, na vaga de Robinho, que teve atuação bem discreta. E em cerca de 20 minutos em campo, Cassano conseguiu ser o melhor jogador do Milan. Ele participou do lance do terceiro gol aos 32. O italiano recebeu bola no fundo na ponta esquerda, deu um belo passe para Aquilani, do outro lado; o seu compatriota cruzou, dando sua segunda assistência no jogo para Ibra, que novamente usou a cabeça e colocou a bola no fundo das redes. Era o Milan ampliando e vale lembrar que minutos antes Osvaldo tinha chutado a queima roupa após cobrança de escanteio e Abiatti fez uma bela defesa de puro reflexo. O fato é que o Milan vivia seu melhor momento na partida e não digo pelo fato de ter pela primeira vez dois gols de vantagem, mas sim pelo futebol apresentado. A chance de ampliar veio aos 40, quando em um contra ataque veloz Ibra encontrou Cassano que deu um passe genial para Nocerino, que perdeu uma chance incrível. Instantes depois, Lamela ganhou de Nesta e Abate, invadiu a área, chutou para defesa de Abiatti, mas no rebote, Bojan empurrou para as redes, diminuindo a diferença. A essa altura, a Roma tinha cerca de sete minutos, contando com os acréscimos para empatar o jogo. Porém, o Milan conseguiu se segurar e chegou à quarta vitória consecutiva no Campeonato Italiano. Final de jogo: Roma 2 a 3 Milan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário