sábado, outubro 29, 2011

BONITO DE SE VER!

Com bela atuação coletiva e gol de Loco Abreu, Botafogo bate o Cruzeiro no Engenhão

Por Danilo Silveira

Certamente a melhor atuação coletiva que eu presenciei dentro de um estádio de futebol em 2011 (e olha que não foram poucas). Assim posso definir o jogo entre Botafogo e Cruzeiro hoje. A vitória por 1 a 0 da equipe comandada por Caio Júnior poderia ter tido um placar bem mais elástico, se não fosse a quantidade de gols perdidos pelo time.

O Cruzeiro, bastante ameaçado pelo rebaixamento, entrou em campo com dois meias (Montillo e Roger) e dois atacante (Anselmo Ramon e Farias). Apesar do time de Vagner Manicini não ter sido escalado de forma defensiva, acabou tendo que ficar a maior parte do primeiro tempo atrás. Isso porque o Botafogo avançou de maneira avassaladora, em busca do gol. Maicosuel, Elkeson, Cortês, Herrera e Loco Abreu eram os mais atuantes na parte ofensiva. Maicosuel era o melhor do jogo, junto com Cortês dando muito trabalho à defesa cruzeirense. Na equipe celeste, Naldo e Victorino formavam dupla de zaga, mas outro defensor, Leo, fazia a lateral esquerda reforçando a marcação. Quando se aventurava ao ataque, o Cruzeiro via nos pés de Montillo a melhor arma. O argentino aproveitou dois passes errados do adversário, um de Renato e um de Fábio Ferreira, para dar dois chutes para fora. Já na segunda metade do primeiro tempo, Lucas Zen sentiu e acabou substituído por Leo. A forte marcação cruzeirense fez com que o Botafogo alçasse muitas bolas na área, já que penetrar estava muito complicado. Mas, pelo chão o Glorioso criou duas grandes jogadas. Primeiro, Elkeson cruzou rasteiro da esquerda e Herrera chutou errado debaixo da trave. Pouco antes do apito final, novamente o argentino teve grande chance, chegando na cara do gol pela ponta direita, mas chutando na rede pelo lado de fora. Um dos últimos lances da primeira etapa gerou revolta na torcida alvinegra. Diego Renan, na altura da intermediária, pela ponta esquerda, deu um chute para trás, na direção do próprio gol e Fábio acabou defendendo com as mãos. A torcida botafoguense pediu recuo de bola; lance duvidoso, acredito que em sã consciência nenhum jogador daria um recuo para o goleiro dessa forma, já que a bola chegou até Fábio forte e em meia altura.

Para a segunda etapa, Caio Júnior tirou Herrera, lançando Caio em campo. O Botafogo não retornou tão bem quanto acabou a primeira etapa, mas aos 9, Elkeson cruzou da esquerda e encontrou Loco Abreu, que usou a cabeça para fazer o único gol, do jogo. E a torcida alvinegra inflamou e começou a gritar alto no estádio e o time voltou a jogar bem. Um chute de Elkeson de fora e uma bela jogada de Maicosuel, que limpou quase todo o sistema defensivo cruzeirense, poderiam ter resultado em mais dois gols. Por volta dos 25 minutos, o Botafogo viveu seu momento mais crítico na partida. O Cruzeiro, que contou com as entradas de Welington Paulista e Elber, nas vagas de Farias e Charles, cresceu na partida, passou a dominar o campo de ataque. Está certo que o time celeste não conseguia triangular jogadas muito boas mas o Botafogo marcava mal e via em Alessandro um ponto positivo no quesito raça e entrega. O lateral-direito cresceu muito no jogo e passou a ser um dos melhores jogadores em campo, desarmando muito bem, dando bons passes e correndo o campo todo, tentando evitar as chegadas cruzeirenses. Apesar da boa exibição coletiva, um simples gol cruzeirense poderia complicar a vida do Alvinegro na partida. Loco Abreu teve a chance de ampliar, driblou Fábio, mas o goleiro cruzeirense acabou dando um tapa na bola, que fez o uruguaio perder tempo para finalizar, e quando o fez, um homem de azul apareceu quase em cima da linha para cortar. Caio também teve uma chance cara a cara para ampliar, mas perdeu. Gols não feitos que não fizeram falta a um time que apresenta o melhor futebol do Campeonato Brasileiro.


Um comentário:

  1. Bonito de se ver esse torcedor com os dizeres "Edu Red Hot", flagrado no último vídeo.

    ResponderExcluir