domingo, novembro 06, 2011

AGORA SIM, FLAMENGO!


Flamengo joga bem, goleia o Cruzeiro e fica apenas três pontos atrás do topo

Por Danilo Silveira

Hoje foi o dia dos rubro-negros lavarem a alma. Vanderley Luxemburgo, que tanto errou sob comando do Flamengo, tanto escalou o time mal, fez o óbvio, escalou o time certo e o resultado acabou vindo naturalmente. Com um segundo tempo arrasador, com direito a três gols de Thiago Neves, o Flamengo fez 5 a 1 no Cruzeiro e colocou o time mineiro na zona de rebaixamento. E longe do Rio de Janeiro, os ventos sopraram a favor também. O Vasco perdeu para o Santos na Vila Belmiro, por 2 a 0, enquanto o Corinthians foi derrotado pelo América/MG, em Sete Lagoas, por 2 a 1. Com isso, o Fla está somente três pontos atrás do topo da tabela.

O jogo

O Flamengo começou a partida bem, avançando seus jogadores, marcando o Cruzeiro no campo de ataque. Mas, logo a Raposa equilibrou a partida, com o Montillo sendo a figura mais incisiva no meio-campo. O argentino partia para cima da marcação rubro-negra, esbanjando qualidade e levando perigo. Os minutos se passaram e aos 23, uma pane no sistema defensivo rubro-negro originou o primeiro gol cruzeirense. Escanteio cobrado da direita, desvio no primeiro pau e Anselmo Ramon apareceu livre de marcação, próximo à marca penal e emendou para as redes. E o gol animou a equipe celeste, que minutos depois, entrou tabelando na área rubro-negra e só não ampliou porque o chute de Farias carimbou o travessão. E a equipe mineira teve mais uma grande chance de ampliar; Montillo apareceu na área pela direita e Alex Silva chegou de carrinho, na bola, mas usando força desproporcional e o pênalti foi certamente assinalado. Victorino partiu para a cobrança e novamente o travessão salvou o Flamengo. E a ajuda do poste superior não parou por aí. Aos 35, Deivid arriscou de longe, a bola tocou no travessão, bateu nas costas do goleiro Fábio e entrou. Era o empate rubro-negro. E o Flamengo passou os minutos finais da primeira etapa bem e um chute de Thiago Neves, no canto superior direito de Fábio poderia ter virado o jogo, mas o goleiro cruzeirense fez ótima defesa. E a alegria dos flamenguistas viria na segunda etapa.

Sabe quando dá tudo certo para um lado e tudo errado para o outro? Essa foi a tônica da segunda etapa. Vanerlei Luxemburgo mexeu bem, lançando Muralha na vaga de Maldonado. E logo aos 3, Ronaldinho bateu escanteio no segundo pau e Deivid cabeceou para virar a partida. Três minutos mais tarde, Montillo, o melhor em campo do time celeste, acabou sentindo uma contusão e precisou ser substituído e assim Roger foi para o jogo. Aos 8, Muralha deu linda enfiada para Thiago Neves, que pela ponta esquerda dominou e chutou cruzado, para aumentar o marcador. Quatro minutos mais tarde, a dobradinha apareceu novamente. Muralha apareceu pela direita na grande área, cruzou para Thiago Neves, de cabeça, ampliar o marcador. Atordoado, o Cruzeiro não sabia o que fazer. Vagner Mancini lançou Élber e W. Paulista, nas vagas de Charles e Farías, mas pouca coisa mudou. O desequilíbrio emocional e a desorganização parecem ter tomado conta da equipe. Fábio, um dos líderes do time, apresentava uma expressão muito fechada, de tristeza. E aos 24, ele saiu jogando mal, nos pés de Thiago Neves, que deu um lindo toque encobrindo o goleiro, fazendo o quinto gol do Flamengo no jogo e o terceiro seu. Após o gol, Luxemburgo fez suas duas últimas mudanças, lançando David Braz e Fierro, nas vagas de Welinton e do garoto Thomás, que fez bela partida O jovem Anselmo Ramon, atacante do Cruzeiro e autor do gol, que tem qualidades, perdeu a cabeça. Aos 28 minutos, ele agrediu covardemente Fierro, atingindo o chileno na altura do pescoço com os pés, sendo expulso de campo. Os minutos passavam, a torcida rubro-negra fazia a festa, gritava “olé” e o Flamengo esperava o apito final. Um fato engraçado é que Ronaldinho, que tem feito grandes atuações, não fez um bom jogo, mostrando displicência em alguns lances. Mas, o Fla teve outro craque, Thiago Neves, que foi o melhor em campo e fez três merecidos gols.

Agora, o Flamengo chegou aos 55 pontos, contra 58 de Vasco e Corinthians e 56 do Fluminense. Se não fosse a teimosia de Vanderlei Luxemburgo, acredito que o Flamengo já seria campeão brasileiro à essa altura. Hoje, que ele resolveu colocar o time certo e equilibrado em campo, a equipe correspondeu, venceu e convenceu. Falando nisso, algum rubro-negro sentiu falta da dupla Reato Abreu e Willians?

2 comentários:

  1. Muito legal seu post, Danilo. Agora o legal do futebol é que ele é muito emblemático. O Fla n tem esse time todo para dar essa goleada na Rapoza. Isso é que é legal no esporte.
    Parabéns parceiro.
    Abs.
    Jean
    http://esportday.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Danilo,
    o mengo é a maior incógnita desse campeonato, vai de um time campeão para um rebaixado em 45 minutos.
    contra o Gremio fez um primeiro tempo perfeito, já no segundo... contra o Cruzeiro foi o invrso mas a situação é a mesma....
    do mengo podemosa esperar qualquer coisa.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir