quinta-feira, novembro 17, 2011

EMPATE COM SABOR DE DERROTA


Vasco faz 1 a 0, tem chance de ampliar, mas acaba cedendo empate ao Palmeiras
Por Danilo Silveira

Em um jogo pegado, amarrado, disputado, o Vasco perdeu a chances de continuar com o mesmo número de pontos do Corinthians. A equipe cruzmaltina chegou a assumir provisoriamente a liderança, ao estar ganhando de 1 a 0 do Palmeiras, enquanto o Timão empatava com o Ceará. Porém, o Verdão acabou chegando ao empate e o Corinthians marcou um único gol e conseguiu os três pontos em cima do Vozão.

Dedé abre o placar aos 3 minutos

Logo aos 3 minutos de jogo, o ídolo recente do Vasco, o zagueiro Dedé, subiu na área adversária e cabeceou para o fundo das redes para abrir o placar no Pacaembu. Era o início dos sonhos da equipe cruzmaltina. Logo, o Vasco definiu uma proposta de jogo: recuou, marcou muito bem e esperou o melhor momento para sair em contra ataque. Aos 15 minutos, uma bola enfiada na frente e João Vitor ia sair na cara do gol, mas acabou derrubado por Renato Silva. A opção certa do árbitro Leandro Vuaden seria dar o cartão vermelho para o defensor vascaíno, mas ele acabou agindo de maneira equivocada, dando somente o amarelo. E essa falta levou perigo: Marcos Assunção cobrou no canto direito e Fernando Prass fez boa defesa. Renato Silva não fazia uma boa partida, enquanto Dedé assustava talvez pelo excesso de confiança, ao tentar sair jogando driblando. Pelo lado esquerdo, Jumar fazia uma boa partida e o Vasco foi se segurando bem. Nos minutos finais da primeira etapa o Vasco conseguiu explorar melhor os contra ataques e em um deles, Felipe serviu Diego Souza que de cabeça quase ampliou, mas com a defesa de Deola, a equipe carioca foi mesmo com a vantagem mínima para o intervalo.

Luan empata e Vasco vê Corinthians abrir vantagem

Sem alterações, as equipes voltaram para a segunda etapa. E nos minutos iniciais, após uma jogada bem trabalhada pela direita, Allan arriscou e a bola passou à direita de Deola. Dedé, se não foi tão bem na primeira etapa, começou os 45 minutos finais de forma impecável, muito bem nas bolas aéreas. A torcida do Vasco cantava nas arquibancadas do Pacaembu e a essa altura do campeonato o time assumia a liderança, já que o Corinthians estava empatando em 0 a 0 com o Ceará. Aos 13, o sistema defensivo palmeirense cometeu a besteira de deixar Dedé livre após cobrança de escanteio e o “mito”, como é chamado pela torcida vascaína, obrigou Deola a fazer boa defesa em cabeçada. Aos 14, Felipão resolveu mexer duplamente, tirando Patrick e Ricardo Bueno e lançando Pedro Carmona e Dinei. Aos 16, em jogada pela ponta esquerda de ataque do Palmeiras, Dedé cometeu pênalti em Luan, mas Leandro Vuaden ignorou, mas pouco depois, veio a justiça. Escanteio cobrado e após bate rebate na área, Luan empurrou para as redes e empatou a partida. Logo depois do gol, Cristóvão Borges sacou Éder Luis, que não vinha bem e lançou Bernardo, que também não entrou bem. Os minutos se passavam e a grande chance do Vasco poderia ter vindo, mas o árbitro acabou ignorando uma penalidade em Felipe, por sinal, o segundo pênalti que Leandro Vuaden deixou de assinalar, que bom que foi um para cada lado, pelo menos o prejuízo é menor ao andamento do jogo. Diego Rosa e Elton entraram na equipe vascaína, nas vagas de Allan e Diego Souza. E em belo passe de Felipe, Diego Rosa teve a chance de desempatar o jogo, mas chutou por cima da meta. Felipão lançou Chico na vaga de João Vitor, os minutos se passaram e após o apito final, pior para o Vasco, que vê o Corinthians abrir dois pontos na luta pelo caneco. Já o Palmeiras, chegou aos 42 e segue a uma considerável distância da zona de rebaixamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário