segunda-feira, novembro 14, 2011

O PESO DA PALAVRA "STATUS"

Por Danilo Silveira

Pelo que leio, ouço, e vejo, os flamenguistas não agüentam mais o técnico Vanderley Luxemburgo. Sendo sincero, eu também não agüento mais o pentacampeão brasileiro fazendo besteiras atrás de besteiras à beira do campo. Mas, sinceramente, nenhuma mexida ou escalação do treinador me surpreende mais. Acho que aprendi a contemplar de maneira tranqüila e pacata as substituições feitas por treinador, que acho que nem ele entende.

Contra o Coritiba, por volta dos 30 minutos da primeira etapa, quando o time pedia por 2 a 0, ele começou a aprontar. Inventou de tirar o jovem Thomaá, que não vinha bem, mas também não vinha mal na parida, e colocou Willians. Isso mesmo, perdendo o jogo por dois gols, ele abria mão de um homem de criação para lançar um volante, diga-se de passagem, volante esse que há três dias Luxemburgo não queria mais no elenco do clube.

Por essas e outras que ver o Flamengo jogar está dando certo desânimo. Quando o técnico parece jogar contra o time, algo está errado. E além de contemplar a saída de Thomás ainda na primeira etapa, vi o treinador rubro-negro, após o intervalo, lançar o chileno Fierro na vaga de Aírton. Querem explicações táticas da substituição? Não tenho resposta e acho que o Luxemburgo não tem.

A falta de critério, falta de capacidade de enxergar o jogo e de mexer na equipe de forma decente, parece provocar revolta dos rubro-negros, o que de certa forma é bom. Acredito que se não fosse o nome “Vanderley Luxemburgo”, o nosso querido Luxa já teria pego suas malas e deixado a Gávea, escorraçado, como costumam dizer na gíria, há muito tempo. Enquanto isso, o Caio Júnior, que vem bem à frente do Botafogo, sofre com esse mal do futebol, que chama-se “status” Ou alguém aqui ainda acha que o trabalho do Luxemburgo é melhor que o do Caio Júnior.

Falando em números, apenas a quantidade de vitórias separam Flamengo e Botafogo e isso faz o time alvinegro estar na zona da Libertadores e os rubro-negros não. Se fosse para deixar de lado a paixão e o clubismo, eu diria: que o Botafogo vá para a Libertadores e o Flamengo dispute a Copa do Brasil, pois seria o mais justo pela qualidade do futebol apresentado pelas duas equipes.

Por fim, deixo uma perguntinha aos botafoguenses: querem trocar o Caio JR pelo Luxemburgo?

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Caio junior sempre deixou a desejar como treinador, deixou escapar a vaga para a libertadores com palmeiras em 2007 e flamengo em 2008 e ta parecendo que esse ano vai fazer o mesmo com o botafogo!

    Luxemburgo não ganha nada relevante desde 2004, quando ganhou o brasileiro com o santos!

    ResponderExcluir
  3. Caio Júnior foi demitido, em minha opinião, de maneira equivocada. Mas, o fato é que comandando Palmeiras e Flamengo deixou escapar a vaga na Libertadores e esse ano parecia que o mesmo ia acontecer no Glorioso

    ResponderExcluir