terça-feira, dezembro 13, 2011

ABUSANDO DE DEFENSIVISMO, CITY PERDE INVENCIBILIDADE

Com mexidas ruins de Roberto Mancini, líder do campeonato cai para o Chelsea, fora de casa


Por Danilo Silveira

Depois de uma temporada 2010-2011 altamente questionável, o técnico Roberto Mancini, do Manchester City, acertou a mão para temporada seguinte e montou um time com alto poder ofensivo, parecendo ter mudado alguns conceitos. Porém, hoje, diante do Chelsea, fora de casa, as substituições promovidas pelo treinador me fazem pensar que ocorreu certo retrocesso e Mancini parece ter voltado no tempo.

Logo com um minuto de jogo, Aguero, em meio a quatro marcadores, conseguiu dar belo passe para Balotelli, que driblou Peter Cech e tocou para o fundo das redes. Mais organizado em campo, o City parecia caminhar para vencer mais uma batalha contra um dos postulantes ao título. Aguero e David Silva ainda tiveram chances de ampliar, mas o argentino finalizou à esquerda do gol, enquanto o espanhol demorou para chutar e acabou se jogando na área. O Chelsea, por sua vez, tinha dificuldades para criar diante da marcação avançada do City. Aos 24, Drogba assustou em um chute pela ponta esquerda, defendido por Hart. Na segunda metade da primeira etapa o City diminuiu um pouco o ritmo e o Chelsea acabou chegando ao empate. O inglês Sturridge fez bela jogada pela direita, dando um lindo drible em Clichy, invadindo a área e cruzando para Raul Meireles chegar batendo de primeira para o fundo das redes. E logo após sofrer o empate o City voltou a jogar como nos minutos iniciais, valorizando a posse de bola e tentando penetrar no sistema defensivo do Chelsea. Os minutos se passaram e logo Mark Clattenburg apitou o final dos primeiros 45 minutos.

Para a segunda etapa o Chelsea voltou melhor e aos 11, Ramires arrancava em direção ao gol quando acabou derrubado por Clichy, que já tinha amarelo e acabou sendo expulso. A princípio, Roberto Mancini não mexeu e Zabaleta passou a fazer a marcação pelo lado esquerdo de defesa, por onde Stturridge tentava levar perigo. Porém, logo o treinador italiano tirou Aguero, que jogou bem os minutos iniciais, lançando o zagueiro Kolo Touré, que auxiliava na marcação pela direita, com Zabaleta permanecendo no lado esquerdo. O Chelsea passou a pressionar o Manchester City, mas sem criar muitas jogadas de perigo. O líder do campeonato, até então invicto, tentava explorar o contra ataque com Balotelli e David Silva. Tudo vinha bem, e era aceitável que Roberto Mancini fechasse um pouco o time jogando contra o Chelsea, fora de casa, com um a menos. Mas, aos 29 ele abusou da boa vontade dos espectadores ao lançar De Jong na vaga de David Silva. Ali, o treinador italiano praticamente abria mão de ter jogadores ofensivos no campo, com Balotelli sendo o único atacante e na prática sem meias de ligação. Dois minutos antes, tinha entrado na equipe do Chelsea, Lampard, que foi o autor do gol da vitória da equipe londrina. Aos 36, Stturigde recebeu pela ponta direita, arriscou para o gol e Lescott cortou com a mão, cometendo pênalti. Lampard bateu no meio do gol, convertendo a cobrança. Já feita a besteira, Roberto Mancini tentou desfazê-la, ao tirar Lescott e lançar Dzeko, mas já era tarde e o último invicto do Camperonato Inglês caiu de maneira justa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário