quinta-feira, dezembro 01, 2011

APÓS QUASE UM TURNO E MAIS DE TRÊS MESES DE MAGIA #FORÇARICARDOGOMES

Treinador sofreu um grave AVC no dia 28 de agosto, quando o Vasco empatou sem gols com o Flamengo


Por Danilo Silveira

No dia 28 de agosto de 2011, ou seja, há pouco mais de meses, o Vasco enfrentava Flamengo, no Engenhão, pelo primeiro turno do Brasileirão. O 0 a 0 persistia e o Vasco, com um homem a mais em campo, estava mais próximo do gol, porém, o time teve dificuldades para furar a defesa rubro-negra e a partida terminou sem gols. Até aí nada de muito anormal de se ver no mundo da bola. Mas, um fato extra campo fazia aquele jogo entrar para a história do Vasco. Nos minutos iniciais da segunda etapa, o treinador Ricardo Gomes sentiu-se mal no banco de reservas e precisou deixar o estádio do Engenhão de ambulância.

Logo, foi diagnosticado um AVC, de muita gravidade, que quase custou a vida do treinador. Já campeão da Copa do Brasil e garantido na próxima edição da Taça Libertadores da América, tudo levava a crer que o elenco vascaíno ficaria abalado e a simples fuga do rebaixamento, aliada à melhora no quadro de saúde do treinador seria suficiente para terminar 2011 em festa. Porém,um mero engano pensar que ao Vasco seria coadjuvante daí em diante.

O incidente de Ricardo Gomes uniu o time, comoveu a torcida e foi transformado em motivo para o clube alçar vôos maiores. No jogo seguinte, em São Januário, muitas homenagens a Ricardo Gomes, e no campo a equipe venceu o Ceará por 3 a 1. E a partir daí, o Vasco fez uma campanha que pode ser simplificada em uma simples palavra: superação. Contratar um novo técnico? Não. A diretoria resolveu colocar no comando do time o até então desconhecido Cristovão Borges. Em um cenário E o time correspondeu. Cada jogo em São Januário, faixas estendidas para Ricardo Gomes e quanto mais o tempo passava, mais Ricardo Gomes melhorava e mais o Vasco figurava entre os favoritos ao título brasileiro. Sua imensa torcida, bem feliz, apoiava o time de norte a sul do país e o Vasco ia cada vez mais se tornando um adversário difícil de ser batido. Não só pelo futebol apresentado, os resultados apresentados muito se deveram à entrega, a luta, a garra dos jogadores, ao apoio da torcida.

Em 2011 torcedor vascaíno deve se orgulhar do que o time fez. Após o título da Copa do Brasil, eu vim aqui neste Blog criticar Ricardo Gomes e a atuação do Vasco no jogo final, mas tudo isso foi superado. Nos minutos finais do jogo contra o Coritiba, o Vasco se postou como time pequeno, recuado, acuado, mas hoje o Vasco mostra por que é apelidado de gigante.

A chegada de Juninho ganhando um salário mínimo, a superação psicológica do problema de Ricardo Gomes, o apoio da torcida, a virada sobre o Universitário, o belo jogo diante da Universidad do Chile, a incansável caça ao líder Corinthians, as vitórias sobre Avaí, Botafogo e Fluminense na reta final, o comovente choro de Bernardo e um sonho vivo até pelo menos o dia 4 de dezembro. O lema do Vasco no segundo semestre de 2011 pode ser traduzido pela letra de uma música: “O impossível é só questão de opinião”. Alguém ainda duvida que o Vasco pode ser campeão brasileiro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário