segunda-feira, dezembro 05, 2011

SALVE O CORINTHIANS!


Clássicos no Rio e em São Paulo terminam empatados e Timão consegue quinto título brasileiro
Por Danilo Silveira

O Corinthians é o campeão brasileiro de 2011. Depois de superar fases complicadas, conseguir vitórias heróicas, o Timão chegou à última rodada precisando apenas de um empate ou um tropeço do Vasco diante do Flamengo. E as duas coisas aconteceram. A equipe paulista empatou sem gols e o Vasco ficou no 1 a 1 com o Flamengo.

Acreditando em uma vitória do seu time e torcendo por uma derrota do Timão, os vascaínos foram em peso ao Engenhão. Igualmente aconteceu coma torcida do Flamengo, que queria um empate ou uma vitória para garantir-se na Liberatdores e tirar as possibilidade de título do rival.

No Engenhão, tudo igual entre Vasco e Flamengo

A bola rolou e logo com dois minutos o Flamengo teve boa chance, quando Leo Moura tocou para Fierro, que de fora da área, bateu à direita do gol defendido por Fernando Prass. O Vasco respondeu em jogada pela direita, quando Fagner invadiu a área e bateu cruzado com efeito, assustando Felipe. Aos 10, uma nova jogada rubro-negra que passou pelos pés do chileno Fierro. Ele tabelou com Negueba e ajeitou para Thiago Neves, que de fora da área, bateu com perigo à esquerda. O Vasco, precisando da vitória, tentava pressionar o Flamengo, marcando no campo ofensivo, tentando dificultar a saída de bola da equipe de vermelho e preto. Aos 18, a equipe do técnico Cristóvão Borges poderia ter aberto o placar quando Diego Souza invadiu a área e foi puxado por Willians, mas o árbitro Péricles Bassols ignorou a penalidade. E aos 29, Nilton apareceu pela direita, deu um belo come em Fierro e cruzou na cabeça de Diego Souza, que, por trás da marcação, cabeceou para o fundo das redes. Nos minutos finais da primeira etapa o jogo esquentou e teve jogadas violentas. Primeiro, Negueba deu forte entrada em Felipe Bastos, recebendo amarelo e pouco depois foi a vez de Fagner, em disputa pelo alto, atingir Willians com o braço; difícil dizer se ele teve intenção, mas foi imprudente, mas não recebeu cartão no lance. A primeira etapa não teve mais lances de muito perigo e foi para o intervalo com o Vasco na frente, mas o empate entre Corinthians e Palmeiras dava o título ao Corinthians. Em Sete Lagoas, o Cruzeiro goleava o Atlético/MG e estava se garantindo na Primeira Divisão.

Para a segunda etapa, Vanderlei Luxemburgo sacou Fierro, um dos melhores no meio-campo rubro-negro e lançou Muralha, além de colocar Deivid na vaga de um inoperante Negueba. E logo aos cincominutos, foi o Vasco que teve a chance de ampliar; Fagner apareceu na área, limpou Negueba e Muralha e bateu para ótima defesa de Felipe. Aos 9, veio o gol rubro-negro. Ronaldinho deu belo lançamento para Deivid, que dominou, esperou Renato Abreu se apresentar e serviu o companheiro, que limpou o marcador e bateu no canto direito de Fernando Prass para empatar o jogo. Sem conseguir criar muitas jogadas de perigo, tudo levava a crer que era a hora do técnico Cristóvão Borges lançar Bernardo e sacar um Nilton, Rômulo ou Felipe Bastos. Porém, o treinador vascaíno só fez isso aos 21 e tirou Felipe, para a entrada do jovem talismã, além de lançar Eduardo Costa na vaga de Felipe Bastos. Um minuto antes das duas mexidas, a meu ver ruins, ocorreu uma penalidade de Dedé em Ronaldinho, ignorada pelo árbitro Péricles Bassols. Pouco depois, o lateral esquerdo Jumar deu forte entrada em Júnior César e já com amarelo, foi expulso. Mesmo com um a menos o Vasco tentava pressionar e a melhor chance aconteceu aos 32, quando Dedé achou Bernardo, que bateu para outra boa defesa de Felipe. O Flamengo respondeu em um contra ataque aos 38, onde Leo Moura serviu Ronaldinho, que bateu para boa defesa de Fernando Prass. Enquanto isso, o 0 a 0 persistia no Pacaembu e não demorou muito para Péricles Bassols apitar o final do clássico carioca e dar o título ao Corinthians antes mesmo do término do clássico paulista.

Fatores importantes para o título

Na maioria dos jogos que vi do Timão, a equipe não encantou, não jogou um futebol dos melhores, mas os gols espíritas, a sorte, a força do time, a estrela do Adriano e o faro de gol de Liédson, foram muitos dos quesitos importantes para o Timão conquistar seu quinto título brasileiro no dia do falecimento de Sócrastes.

Contra o Avaí, com um a menos, o Timão conseguiu virar o jogo, contra o Atlético/MG, nos dois jogos o Timão estava perdendo, mas conseguiu virar, sendo que na partida do segundo turno o gol de Adriano saiu aos 43 da segunda etapa. Contra o Flamengo, o melhor jogo do Timão que eu vi, o gol da vitória saiu perto do apito final. Esses são alguns exemplos de jogos dramáticos para o Corinthians em que a equipe conseguiu vencer.

Parabéns ao Timão!

Um comentário:

  1. Estou realizando uma pesquisa em meu blog, para saber quais são os 20 maiores jogadores da história do futebol brasileiro.
    Para votar, vá em : http://bloggerandsoccer.blogspot.com/2011/12/os-20-maiores-jogadores-da-historia-do.html e poste a sua lista nos comentários.

    Abraços, Blogger & Soccer.

    ResponderExcluir