quinta-feira, janeiro 26, 2012

NO ALTO E PELO ALTO, FLA É DERROTADO PELO REAL POTOSÍ

Por Danilo Silveira

O Flamengo se livrou de tomar uma goleada! Essa é a verdade sobre o duelo de ontem, em Potosí. Mesmo considerando que o duelo foi realizado a mais de 4 mil metros de altura (considerando o nível do mar), outra verdade é que o time do Flamengo, comandado por Vanderlei Luxemburgo, jogou muito mal. No fim das contas, a derrota apenas por um gol de diferença, ainda mais, com o time da Gávea marcando um gol, ficou de excelente tamanho. A derrota por 2 a 1, faz um simples 1 a 0, no Engenhão, semana que vem, classificar o Flamengo para a fase de grupos da Libertadores.

Diante de tudo que o Flamengo produziu no Brasileirão do ano passado, principalmente no segundo turno, somado ao que o time jogou ontem, seria um ótimo castigo o fato do time ficar fora da fase de grupos do torneio continental, mas os deuses do futebol estão dando chances atrás de chances para Vanderlei Luxemburgo, que ontem, mais uma vez decepcionou.

Luxa lançou a campo quatro volantes (Aírton, Willians, Luiz Antônio e Renato Abreu) e apesar disso, o Flamengo não jogou retrancado. No ataque, o time pouco produzia, e na defesa, apesar dos quatro volantes, um Deus nos acuda. Os jogadores do Potosí tinham muita liberdade para prepararem chutes de fora da área, e além disso, cada bola aérea era um parto para defesa rubro-negra. Porém, o torcedor rubro-negro se acostumou com uma coisa: ter segurança entre as traves. Felipe, o melhor em campo da equipe, fazendo boas defesas, evitou que o primeiro tempo acabasse com uma larga margem de gols para o time boliviano. E além de Felipe, o Flamengo tem Leo Moura, que mesmo sem estar no auge, é um grande lateral-direito. Na segunda metade do primeiro tempo, ele foi ao fundo, entortou o marcador e entregou de bandeja para Luiz Antônio empurrar para o gol vazio. Minutos depois, pelo alto, o Potosí empatou e levou o 1 a 1 para o intervalo.

Na primeira metade do segundo tempo, saiu o segundo gol do Real Potosí, em uma falha de David Bras, que causou calafrios na torcida rubro-negra durante quase todo o jogo. Ele errou o tempo de um cruzamento e, novamente de cabeça, o Potosí virou o jogo. Logo depois, Luxa resolveu mexer. Seria o natural tirar Renato Abreu, que não acertou quase nada do que fez. Porém, Luxa trocou Deivid por Negueba, e lançou Botinelli na vaga de Airton. Tomando sufoco na bola aérea, o treinador tirava justamente o volante que poderia mais ajudar nessa função. Vai entender... O fato é que o Flamengo seguiu sem apresentar bom futebol e o Potosí, esbarrando nas próprias limitações, tentava aumentar o marcador, mas sem sucesso.

No fim das contas, a sorte rubro-negra foi que, nos mais de 20 chutes dados pela equipe boliviana, apenas dois entraram. Sorte e competência do goleiro Felipe. Cabe ainda ressaltar que nos minutos finais, Luxa laçou Camacho na vaga de Willians. Isto é, Renato Abreu, sem jogar nada, mais uma vez conseguiu terminar os 90 minutos dentro de campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário