quinta-feira, março 29, 2012

EM JOGO DE DUAS VIRADAS, BILBAO DERROTA O SCHALKE 04 FORA DE CASA


Por Danilo silveira

O futebol é um esporte onde o placar final de uma partida nem sempre reflete de forma fiel qual time melhor se apresentou dentro de campo. Há exatos 21 dias, o Athletic Bilbao deu uma verdadeira aula de futebol em território inglês. Em Manchester, a equipe comandada por Marcelo Bielsa passeou para cima do Manchester United, e no placar final, "aepnas" 3 a 2. Na semana seguinte, o confronto se repetiu, dessa vez em solo espanhol, para nova vitória do Bilbao (dessa vez por 2 a 1). Assim, o time de Bielsa ganhou o direito de disputar as quartas-de-final da UEFA Europa League.

E nesta quinta-feira, foi realizado em solo alemão, em Gelsenkirchen, o jogo de ida do confronto entre Bilbao e Schalke 04. E se no jogo de ida contra o Manchester o Bilbao foi muito bem, hoje a equipe não fez um grande jogo, nem perto da atuação de 21 dias atrás, porém, a equipe espanhola acabou saindo com um placar melhor do que o conseguido em Manchester. Em um duelo de duas viradas, o Bilbao venceu o Schalke por 4 a 2.

O jogo

A partida até começou equilibrada na Veltins Arena, mas aos poucos o Schalke foi aparecendo mais no campo ofensivo e com o tempo o Bilbao passou a não conseguir sair para o ataque com facilidades. Porém, foi o time espanhol que abriu o placar. Após chute da direita, o goleiro Hildebrand falhou, espalmando para o meio da área, onde estava o artilheiro Llorente, que não perdoou e chutou para as redes. Neste momento, eram marcados 20 minutos. E logo em seguida, aos 22, um outro artilheiro balançou as redes. Após cruzamento da direita, o veterano Raúl bateu para empatar o jogo. E durante a segunda metade da primeira etapa, o jogo teve a mesma tônica, como Schalke conseguindo atacar mais e o Bilbao se segurando na defesa, mas sem conseguir muita coisa no campo ofensivo.

Raúl marca mais um, mas Bilbao vence o jogo

A segunda etapa começou e o Bilbao não conseguiu mudar o panorama do jogo, e continuou encurralado no campo defensivo. O Schalke fazia uma boa partida, com destaque para o peruano Far Fan, que foi muito participativo e deu muito trabalho ao adversário. Não tem como não destacar também, o atacante Raúl, que aos 15 minutos, emendou um belo chute de fora da área, que atingiu o canto esquerdo do goleiro Iraizoz. Era a virada do Schalke. O desenho do jogo, neste momento, era completamente favorável ao Schalke, que encurralava o time adversário e era perigoso. Até o final do jogo, a equipe alemã, dirigida por Huub Stevens, ainda criou três boas chances, duas defendidas por Iraizoz e uma que tocou a trave esquerda do goleiro. Acontece que o Bilbao também criou chances e conseguiu ser m ais oportunista. Aos 28, após escanteio da esquerda, Llorente apareceu no primeiro pau para cabecear e empatar o jogo. Vale destacar que o atacante fez falta empurrando um adversário, mas nada foi assinalado. Aos 36, De Marcos aproveitou rebote do goleiro Schober (que substituiu Hildebrand, que saiu machucado no intervalo), virando o jogo. E se o resultado de 3 a 2 já era fantástico para o Bilbao, ficou melhor ainda aos 48, quando Muniain marcou o quarto. Resumindo, tudo que o Bilbao não jogou em 70 minutos, jogou em 20, conseguindo um placar extraordinário.

Agora, no jogo da volta, na Espanha, até a derrota por 2 a 0 classifica o Bilbao. Difícil acreditar que o Schalke tenha forças para conseguir a classificação. Obviamente que é possível que a equipe alemã reverta o placar, mas acho pouco provável que o Bilbao não seja um dos quatro semifinalistas da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário