quinta-feira, março 08, 2012

"A LA BARÇA", ATHLETIC BILBAO DE BIELSA VENCE MANCHESTER EM OLD TRAFFORD

Por Danilo Silveira

Sabe aquele jogo que fica na sua cabeça durante muito tempo, que é difícil de se esquecer? Pois é, o duelo entre Manchester United e Athetic Bilbao hoje, entrou nesse patamar para mim. Com uma das maiores atuações coletivas que eu já em anos acompanhando quase que diariamente esse esporte, o Bilbao, comandado por Marcelo Bielsa, derrotou o Manchester United, por 3 a 2, com o estádio Old Trafford com muitos torcedores Bascos, que cantaram muito alto, apoiando o time.

Do primeiro minuto ao apito final, a equipe de Marcelo Bielsa pressionou o Manchester United, marcando com uma incrível pressão no campo ofensivo. Em um dos raros momentos em que chegou ao ataque, o Manchester abriu o placar com Rooney. Sentir o gol? Acusar o golpe? Nada disso! O time espanhol continuou imprimindo o mesmo ritmo, com uma velocidade espantosa. Era como se estivesse passando na televisão um jogo do Barcelona em câmera rápida. A troca de passes da equipe, de maneira certa e veloz, fazia o Manchester United passar apuros na defesa. E depois de desperdiçar chances, a equipe chegou a um merecido empate nos minutos finais de primeira etapa, com o atacante espanhol Lorente, de cabeça.

Veio a segunda etapa e o Atlhetic Bilbao continuou massacrando o time inglês, que não tinha um instante de sossego devido à marcação pressão exercida pelo time espanhol. O goleiro De Gea, que já tinha feito uma ótima defesa na primeira etapa, começou a se tornar o nome do jogo. Com defesas salvadoras, o goleiro do Manchester United evitava que o seu time tomasse um saco de gols em casa. De tanto insistir, de tanto pressionar, de tanto ser intenso em campo, o time espanhol acabou chegando ao segundo gol em uma troca de passes “a la Barça”, que terminou com De Marcos recebendo em impedimento, não assinalado, e finalizando para as redes. Poderia se imaginar que, vencendo o Manchester fora de casa, marcando forte sem dar trégua quase um minuto, o Atlético Bilbao cadenciaria um pouco o jogo com o placar a favor, e passaria a jogar um pouco mais recuado, mas isso não aconteceu. A marcação do time espanhol continuava começando desde o campo ofensivo de forma forte, e quando o Manchester chegava ao ataque, o time espanhol recuava e continuava marcando bem. E próximo do fim, o garoto Muniain, espanhol de apenas 19 anos, marcou o terceiro gol da sua equipe ao aproveitar atentamente o rebote de De Gea. Era um placar que refletia bem o que foi o jogo, mas antes do apito final, Rooney, de pênalti fez o segundo do Manchester United. Um jogo sensacional, onde mais do que atuações individuais, como a do atacante Llorente, que foi muito bem, destaca-se a atuação coletiva, de um time que, dentro de tudo que vejo ultimamente no futebol, fez uma atuação mais próxima daquelas que estamos acostumados a ver o Barcelona fazer.

Certamente, o placar de 3 a 1, ao invés de 3 a 2 , refletiria melhor o que aconteceu na tarde desta quinta-feira em Old Trafford, mas de qualquer forma, a vitória do Bilbao em solo inglês, da maneira como aconteceu, já é muito marcante para história do clube. Os torcedores do Bilbao pelo mundo afora devem estar nesse momento muito contentes com a atuação da equipe durante os 90 minutos. Para aqueles que pretendem trabalhar com futebol, que sonham em seguir a profissão de treinador, digo que nesta quinta-feira, tivemos a oportunidade de ver na televisão uma verdadeira aula de como se joga futebol. Parabéns ao Athletic Bilbao e a Marcelo Bielsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário