quinta-feira, março 22, 2012

SEM JOGAR BEM, GRÊMIO BATE RIVER PLATE/SE E AVANÇA NA COPA DO BRASIL

Por Danilo Silveira

Após a melancólica passagem pelo Flamengo, Vanderlei Luxemburgo assumiu o Grêmio. E hoje, resolvi ver a primeira partida do Tricolor Gaúcho comandado pelo treinador pentacampeão brasileiro. Diante do River Plate/SE, o Imortal não fez um grande jogo, teve dificuldades, principalmente na primeira etapa, mas acabou vencendo por 3 a 1 e conseguiu cumprir o objetivo de se classificar para a segunda fase da Copa do Brasil, depois de ter vencido o jogo de ida por 3 a 2 no Sergipe.

O jogo

A partida começou equilibrada. Aqueles que esperavam uma pressão gremista somada a uma retranca da equipe sergipana, se enganaram. O River Plate/SE começou o jogo de forma ousada, não se limitando a ficar apenas no campo defensivo. E aos 11 minutos, após cruzamento da esquerda e desvio no segundo pau para o meio, a bola encontrou Thiago papel, que conseguiu de costas, tocar para Lelê, que dividiu com o goleiro Victor, aproveitou o rebote e abriu a contagem para a equipe visitante no Olímpico. A atuação do Grêmio não era boa e o jogador que melhor aparecia para o jogo era Marcelo moreno. Aos 16, o atacante boliviano aproveitou cruzamento da direita, dominou no peito e emendou um voleio, mas a bola acabou indo no centro do gol, para tranqüila defesa do goleiro Pablo. Quatro minutos mais tarde, Moreno enfiou bola para o argentino bertoglio, que driblou o goleiro, mas antes de concluir a jogada viu um adversário chegar e dar um corte providencial na bola. Vale lembrar que o placar de momento ainda classificava o Grêmio. O River Plate/Se precisava de mais um gol, que quase saiu aos 27, quando Victor se enrolou em um chute de fora da área de Lelê, mas acabou conseguindo espalmar. E aos 34, Marcelo Moreno empatou a partida. O atacante recebeu um passe da direita e ficou debaixo da trave, sem goleiro, mas incrivelmente tropeçou na bola e viu um adversário chegar para brecar o seu chute, mas no rebote empurrou para as redes. Dois minutos mais tarde, as coisas se complicaram ainda mais para o time sergipano, que teve o atacante Lelê expulso, na minha visão equivocadamente. Apesar de ter dado um carrinho por trás, o jogador não demonstrou violência digna de expulsão, apenas de cartão amarelo.

Jogo vira ataque contra defesa

Com um homem a menos, o River Plate/SE perdeu força ofensiva e o Grêmio voltou melhor para a segunda etapa. A equipe de Luxemburgo passou a ficar mais no campo de ataque e era raro ver o time sergipano ultrapassar o meio campo tocando bola. Aos 12, Luxa resolveu lançar Leo Gago na vaga de Souza. Pouco depois, Marquinhos entrou na vaga de Marco Antônio. Rodando a bola de um lado para outro, o Grêmio enfrentava dificuldades para furar a marcação adversária. A equipe até arriscou chutes para o gol, mas a virada veio mesmo pelo alto. Após cruzamento da esquerda, Werley subiu e cabeceou para o fundo das redes, quando o relógio já marcava 34 minutos. E ainda deu tempo para Léo Gago bater falta, contar com desvio e ver a bola chegar no fundo das redes.

Resumindo, o Grêmio nem de longe fez uma boa partida, enfrentando dificuldades no primeiro tempo, quando viu um adversário arrojado buscando jogadas ofensivas. Já na segunda etapa, a equipe até teve o domínio territorial, mas apresentou dificuldades para penetrar na defesa adversária e poucas saídas para furar a retranca. Mesmo assim, conseguiu dois gols nos minutos finais, que garantiram, além da classificação, a vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário