quinta-feira, abril 05, 2012

A POSSÍVEL GOTA D'ÁGUA PARA O TIME DO "EMPURRÃO COM A BARRIGA"


Por Danilo Silveira

Há cerca de oito meses que o Flamengo é o time do “empurrão com a barriga”. As coisas não dão certo em campo, o time não convence, o futebol apresentado é de péssima qualidade, mas sempre se dá um jeitinho dos objetivos serem alcançados. Assim foi no segundo turno do Brasileirão de 2011, onde tudo começou. A qualidade do futebol apresentado pelo time (que já não era das melhores) despencou e o sonho do título foi ficando cada vez mais distante. Tão logo, o objetivo do Flamengo passou a ser conseguir uma vaga na Libertadores da América de 2012. Um golzinho de Ronaldinho contra o Inter e a vitória por 1 a 0, deram ao time de Vanderlei Luxemburgo o direito de disputar a Pré Libertadores. Foi o primeiro grande “empurrão com a barriga”.

Começou 2012 e o primeiro desafio era ultrapassar a barreira da Pré Libertadores e chegar à fase de grupos. Aí, teve-se mais um “empurrão com a barriga”. Derrota por 2 a 1 na Bolívia e vitória por 2 a 0 no Engenhão, com futebol de baixa qualidade durante 180 minutos e o Flamengo eliminou o modesto Real Potosí e chegou à fase de grupos. No estadual, o futebol era sofrível e com mais um “empurrãozinho com a barriga”, o time chegou às semifinais da Taça Guanabara, onde acabou perdendo para o Vasco.

Dentro desse cenário, esqueci ainda de falar da troca de comando que houve após a vitória diante do Real Potosí no Engenhão. Saiu Vanderlei Luxemburgo, entrou Joel Santana. Apesar da mudança, em campo as coisas continuaram muito ruins. Até hoje, Joel não conseguiu dar uma cara ao menos decente ao time do Flamengo (fazem cerca de dois meses que ele assumiu o time).

Posso estar muito enganado, mas a derrota do time nesta quarta-feira para o Emelec, (com uma atuação patética, que nem merece maiores comentários) foi a gota d’água para o “empurrãozinho com a barriga” Creio que será a gota d’água porque o cenário é de um time que faz atuações bisonhas em seqüência, que mostra pouca vontade e dedicação em campo. Um time que apresenta um futebol que a torcida não agüenta mais, um time que faz algum tempo que não está honrando as tradições do clube.

Um empate entre Olímpia x Emelec, somado a uma vitória do Flamengo diante do Lanús no Engenhão semana que vem, dá ao Flamengo o direito de disputar as oitavas-de-final da Libertadores, algo que acho pouco provável. De “empurrãozinho na barriga em empurrãozinho na barriga”, a verdade é que o Flamengo não chegou em lugar algum, e dificilmente vai chegar. Mas é por mais um “empurrãozinho com a barriga” que o torcedor rubro-negro está torcendo, para sair da UTI e chegar à fase mata-mata da competição, mantendo vivo o sonho do bi.

Há aqueles que vão se lembrar (com certa angústia), daquele empate no Engenhão, por 3 a 3, com o Olímpia, onde o time vencia por 3 a 0 até os minutos finais. Obviamente, que se o Flamengo tivesse confirmado aquela vitória, estaria mais perto das oitavas-de-final, mas atrelar uma provável saída do Flamengo da Libertadores àquele jogo, é simplesmente tampar o sol com a peneira, fechar os olhos para o que de fato acontece, fechar os olhos para o futebol que o time tem jogado, ou melhor, fechar os olhos para o futebol que o time não tem jogado. 

Um comentário:

  1. Ta certo em grande parte, mas por outro lado o grupo que o flamengo pegou é um dos mais dificeis da libertadores... sem contar que ele jogou fora 2 jogos ganhos, eu nao acho que o futebol seja tao fraco assim... eu acho que o flamengo nao leva a serio a libertadores como os outros times.

    Voce pode ver que de 2007 pra cá é só fiasco atras de fiasco na competiçao. Sem contar os 4x0 da La U na sul americana dentro do engenhao... Eu acho que o flamengo nao respeita os adversarios fora do brasil como devem ser respeitados!!

    ResponderExcluir