domingo, maio 20, 2012

EM JOGO FRACO, GOL NOS ACRÉSCIMOS GARANTE ESTREIA VITORIOSA DO GALO


Por Danilo Silveira




Ponte Preta e Atlético/MG deularam neste domingo, em Campinas, no estádio Moisés Lucarelli, na estréia das duas equipes no Campeonato Brasileiro. A Ponte carregava consigo uma eliminação para o São Paulo na Copa do Brasil e uma eliminação para o Guarani na semifinal do Paulistão, mas não sem antes tirar o Corinthians nas quartas de final. Já o Galo, saiu da Copa do Brasil para o Goiás, mas conseguiu o título mineiro derrotando o América na grande final. E no duelo de hoje, após 90 minutos de um fraco futebol apresentado por ambas as equipes, melhor para os mineiros, que venceram com um gol de Escudero, aos 45 minutos da segunda etapa.

O jogo

Primeiro tempo fraco, sem muita emoção

A partida começou muito equilibrada e a primeira grande oportunidade de gol foi da Macaca. Após cruzamento da esquerda, o volante Somália (o mesmo que jogou no Botafogo) cabeceou para excelente defesa de Giovanni, cada dia mais seguro com a titularidade no gol atleticano. O Galo respondeu em uma enfiada de bola pela direita, que terminou com toque de Bernard por cima do goleiro Lauro, que havia saído do gol, mas a bola acabou passando à esquerda. O jogo não era bom, com as duas equipes apresentando dificuldades na criação de jogadas mais elaboradas. Sem contar no excesso de faltas cometidas por jogadores atleticanos, que perdurou por todos os 90 minutos. Aos 17, a Ponte chegou novamente com perigo; após roubada de bola no meio, a equipe campineira trabalhou a bola, que chegou até Somália, que driblou Giovanni, mas desequilibrou-se e não conseguiu bater na direção do gol, chutando para trás, onde encontrava-se um atleticano, que afastou o perigo. A partida seguiu sem muita emoção e as chances de gol quase não apareceram mais na primeira etapa. A jogada de maior destaque do Galo na primeira etapa, só aconteceu aos 45 minutos. Apesar de ter, até ali, levado maior perigo pelo lado esquerdo, com Bernard, a oportunidade se deu pelo lado direito, quando Mancini tabelou com André e chutou para boa defesa do goleiro Lauro, que mostrou-se seguro durante todo o jogo.

Gol de Escuredo nos acréscimo garante triunfo do Galo

Para a segunda etapa, o técnico Cuca mexeu duas vezes, lançando Marcos Rocha na vaga de Carlos César, que sentiu um problema nos minutos finais da primeira etapa e colocando Leonardo Silva na vaga de Dudu Cearense. Assim, o treinador passou a jogar com três zagueiros, dando maior liberdade a Richarlyson e Marcos Rocha. Gilson Kleina também mexeu, sacando Somália e lançando Renê. Apesar das três alterações processadas e 15 minutos para cada treinador conversar com suas respectivas equipes, o segundo tempo começou tão fraco quanto foram os 45 iniciais. Gilson Kleina resolveu mexer novamente aos 16, tirando Tony e lançando Nadson. Lance de maior destaque mesmo só aconteceu aos 18, e nasceu em um erro individual. Leonardo Silva e Roger disputavam bola no campo de ataque da Ponte e o zagueiro atleticano cortou mal, sem atrasar para o goleiro e sem cortar o perigo e em nova disputa entre os dois pelo alto, a bola acabou tocando na mão do defensor. Na minha visão, o toque foi de forma involuntária, mas o fato é que o zagueiro expandiu a área do seu corpo usando a mão e na seqüência do lance, a bola foi jogada para escanteio. Um lance muito complicado, que para mim, o árbitro acertou ao não dar a infração. Faltando cerca de 25 minutos para o término do jogo, os treinadores resolveram mexer pela última vez. Cuca lançou Escudero na vaga de Mancini, enquanto Kleina sacou Enrico, lançando André Luis. E nos minutos finais, o Galo melhorou na partida e passou a figurar mais no campo de ataque, exercendo uma pressão em cima do time da casa. Aos 39, Richarlyson chutou de fora e obrigou Lauro a trabalhar. E o gol do Galo saiu aos 45, após Bernard sofrer falta em jogada pela ponta esquerda. Bola alçada na área, e o perigo foi parcialmente afastado, mas Escudero cabeceou o rebote na direção do gol; uma bola aparentemente bem defensável, mas o volante Baraka tentou afastar e acabou furando, atrapalhando o goleiro Lauro, que viu a bola cruzar a linha final. Resultado: três pontos somados pelo Galo e nenhum pela Ponte.

Um comentário:

  1. Danilo,
    não acredito que o galo e nem a macaca fazem grandes coisas nesse campeonato, ainda é muito cedo, mas realmente não acredito.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir