quarta-feira, maio 09, 2012

NA FINAL DE TIMES ESPANHÓIS E TÉCNICOS ARGENTINOS, UM ATACANTE COLOMBIANO DECIDE

Falcao García marca duas vezes e Atlético de Madrid  de Simeone é campeão da Liga Europa em cima do Bilbao de Bielsa


Por Danilo Silveira



No dia 2 de junho de 2012, completarãoo dez anos que a Argentina estreou na Copa do Mundo da Coréia e do Japão. O meio-campo titular daquele time contava com a presença de Simeone, que era dirigido pelo treinador Marcelo Bielsa. E onde quero chegar falando desses dois personagens do mundo do futebol? É que nesta quarta-feira, Atlético de Madrid e Athletic Bilbao disputaram a final da Liga Europa, e Simone e Bielsa faziam parte do duelo, mas com duas diferenças em relação a 2002. Primeiro, é que dessa vez eles encontravam-se em lados opostos. Segundo, é que Simeone dessa vez estava em igualdade com Marcelo Bielsa no sentido profissional, isto é, ele era o técnico do Atlético de Madrid. E no duelo de dois times espanhóis e dois técnicos argentinos, melhor para o Atlético de Madrid de Simeone.

Brilha a estrela de Falcao García

A partida começou e o time de Madrid começou a apertar a saída de bola do Bilbao, tentando impedir que a equipe basca saísse do seu campo de defesa. E foi aos 6 minutos que apareceu o jogador decisivo do jogo: Falcao García! O atacante colombiano invadiu a área pela direita, deu uma pedalada, ajeitou para a perna esquerda e mandou um belíssimo chute, acertando o canto superior direito do goleiro Iraizoz, que não teve culpa alguma no gol. E aos poucos o Bilbao passou a comandar as ações da partida, conseguindo chegar ao campo de ataque. O time basco trocava bons passes, rodava bem a bola, mas o grande problema é que quando chegava na intermediária, o time não conseguia passes de profundidade. Assim, o centroavante Llorente, jogador mais importante para a equipe na reta final da competição, pouco aparecia com a bola. A grande chance do atacante no jogo aconteceu aos 18 minutos, quando após boa troca de passes pela direita, a bola foi alçada na área e ele chegou batendo de primeira, à esquerda do gol do goleiro belga Courtois. Cinco minutos mais tarde, Courtois precisou trabalhar, defendendo um chute rasteiro de Muniain, no canto direito. Por sinal, Muniain foi a figura mais participativa do jogo pelo lado do Bilbao. Mas o nome do jogo brilhou novamente aos 33. Falcao recebeu cruzamento rasteiro da esquerda, deu um corte que deixou o defensor que estava à sua frente caído e bateu para fazer o seu segundo gol e aumentar a vantagem madrilenha.

Bilbao é valente, mas pára na boa marcação adversária

Para o segundo tempo, Bielsa lançou Ibai Gómes e Iñigo Pérez, nas vagas de Aurtenetxe e Iturraspe. O Bilbao se lançou ao ataque, em busca dos dois gols que levariam o jogo para a prorrogação. O Atlético de Madrid marcava com qualidade, mas pouco saía para o campo de ataque. Sendo assim, o jogo ficou preso, amarrado, na intermediária ofensiva do Bilbao. A equipe de Marcelo Bielsa rodava a bola, girava o jogo, buscando um espaço na zaga adversária. Por vezes, a opção da equipe basca foi alçar bolas na área, mas sem obter muito sucesso. Llorente continuava escondido por dentro da marcação adversária e cada vez mais o tempo passava e as coisas ficavam mais complicadas. Bielsa ainda lançou Toquero na vaga de Herrera. O camisa 2 atuou saindo mais da área para buscar o jogo, mas o Bilbao continuava apresentando dificuldades na criação. Aos 25, após sobra de bola aérea, Ibai Gómez emendou de primeira, mas a redonda passou por cima. Aos 33, Susaeta teve bela chance de empatar ao receber na ponta direita da área, mas Courtois apareceu bem para salvar a equipe madrilenha. No minuto seguinte, Falcao García arrancou pela ponta esquerda, passou por dois marcadores e carimbou a trave direita, por pouco não fazendo seu terceiro gol no jogo. E aos 39, veio o golpe final. O brasileiro Diego apareceu pelo meio, deu belo drible em Amorebieta e bateu cruzado, para fazer o terceiro e fechar a conta para o campeão Atlético de Madrid.

Confesso que esse foi o primeiro jogo de time madrilenho que eu assisti na competição. A verdade é que o time não fez uma partida brilhante, agrediu pouco, atacou menos que o adversário, mas quando foi ao campo ofensivo, foi com objetividade. Destaque para o atacante Falcao García, artilheiro da competição, que curiosamente, na temporada passada, também foi campeão da Liga Europa, vestindo a camisa do Porto e também foi o jogador a marcar mais gols no torneio. Falando do Bilbao, cabe dizer que assisti vários jogos da equipe basca. Trata-se de uma equipe muito boa, que tem um estilo de jogo muito interessante, vide os dois bailes que a equipe deu no Manchester United. Diante do Atlético de Madrid, a equipe não se acovardou, não deixou de mostrar organização, de lutar e de buscar o ataque, mas a marcação bem exercida pelo adversário conseguiu esconder um pouco do bom futebol do time de Marcelo Bielsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário