quarta-feira, junho 27, 2012

JOGO 28: ITÁLIA VENCE INGLATERRA NOS PÊNALTIS - BOM PARA QUEM GOSTA DO FUTEBOL OFENSIVO

Por Danilo Silveira

Muitas vezes, de onde menos se espera uma coisa boa, mais se aparece um resultado positivo. Essa frase pode ser aplicada ao duelo do último domingo, entre Itália e Inglaterra. A seleção da terra da rainha apresentou um futebol fraco durante a fase de grupos, enquanto a Azurra não foi mais do que mediana. E mesmo com esses antecedentes, as duas seleções protagonizaram um grande jogo de futebol. A Itália fez uma belíssima partida, sendo superior durante quase todos os 120 minutos, já que a partida foi para a prorrogação e, posteriormente para os pênaltis. Já a Inglaterra, apresentou um futebol bem aquém do que se espera de uma seleção com tanto talento individual.


Começo eletrizante e domínio italiano

A partida começou de maneira eletrizante. Logo que a bola rolou a Itália partiu para cima da Inglaterra e por pouco não abriu o marcador aos 2 minutos, em um belo chute com curva, efetuado por De Rossi e que explodiu na trave direita do goleiro Hart. A Inglaterra respondeu em seguida em chute de Johnson, que Buffon defendeu, mostrando estar com os reflexos bem apurados. Por sinal, o lateral direito da Inglaterra começou a partida muito bem, dando muito trabalho à marcação italiana. Mais ou menos dos 5 aos 15 minutos, foi a Inglaterra quem jogou melhor, aparecendo mais no campo ofensivo e dando trabalho para o sistema defensivo italiano. Porém, foi somente esses dez minutos que os ingleses conseguiram ser superiores. Daí em diante, a Azurra sobrou dentro das 4 linhas. Montolivo, reserva no começo da Eurocopa, fez um belo primeiro tempo, sendo o melhor em campo nesse período. Pirlo também foi bem. Aos 24, ele deu um belo lançamento, deixando Balotelli na cara do gol, mas quando o atacante tentou encobrir o goleiro Hart que saía do gol, apareceu o zagueiro Terry para cortar o chute. Aos 31, o camisa 9 italiano teve outra oportunidade, ao receber belo passe de Montolivo, mas acabou executando um voleio que saiu fraco, para 
tranqüila defesa de Hart. Apesar das chances desperdiçadas, Balotelli não fazia um jogo ruim, mostrando muita presença na frente e dando trabalho à defesa inglesa. Quem não fez um bom primeiro tempo foi Cassano, apesar de aparecer bastante para o jogo. A Inglaterra assustou aos 31, quando Welbeck tabelou com Rooney, mas acabou chutando para fora. Mas a superioridade da Itália era visível e a equipe comandada por Cesare Prandeli continuou criando chances. Aos 37, Cassano bateu de fora da área e Hart defendeu em dois tempos. Aos 41, uma bonita jogada italiana foi construída com a precisão de Pirlo, a inteligência de Cassano e a presença de área de Balotelli. Pirlo lançou Cassano na ponta direita da área, o camisa 10 deu uma bela ajeitada de cabeça para o meio e Balotelli, chegando junto com a marcação, acabou finalizando para fora. Apesar da superioridade italiana, o placar chegava zerado ao intervalo.

Mesma tônica: Itália segue melhor, placar continua zerado


O jogo voltou do intervalo com o mesmo panorama da maioria da primeira etapa. A Itália pressionando e a inglaterra se defendendo. Se aos dois minutos da etapa inicial, De Rossi acertou um belo chute na trave, aos dois do segundo tempo ele teve uma chance bem mais clara, mas acabou desperdiçando. Pirlo cobrou escanteio da esquerda, Hart afastou momentaneamente o perigo, mas Marchisio cabeceou para o meio da área e a bola sobrou para De Rossi, que, livre de marcação, bateu à esquerda do gol. Aos 5, Hart defendeu um chute de longe e o rebote sobrou dentro da área para Balotelli, que chutou para nova defesa de Hart, e no segundo rebote, Montolivo bateu por cima. A Itália sobrava em campo, mas o placar insistia em permanecer zerado. Aos 15, Roy Hugdson resolveu mexer duplamente no seu time, sacanado Welbeck e Milner, para as entrada de Carroll e Walcott. As mexidas não surtiram muito efeito, pois a Inglaterra chegava de fato ao ataque muito pouco. Aos 19 minutos, os ingleses conseguiram ser perigosos, quando após cruzamento da direita, Abate cortou mal e a bola sobrou para Young, que chutou à direita do gol. Cesare Prandelli só mexeu na sua equipe aos 27, lançando Diamanti na vaga de Cassano. Por sinal, o 
meia-atacante entrou muito bem e foi um dos melhores jogadores no tempo que ficou em campo. Outro que fez um excelente jogo foi Pirlo, que apresentava uma precisão em passes e lançamentos para lá de invejável. É ele quem organiza a saída de bola do meio-campo italiano e tem feito isso como poucos no futebol. Antes do apito final da segunda etapa, o técnico italiano lançou Nocerino na vaga de De Rossi.

Itália pressiona na prorrogação, mas decisão vai para os pênaltis

Se já jogou de maneira encolhida durante todo o segundo tempo, na prorrogação a Inglaterra se fechou mais ainda. Os homens de frente praticamente sumiram do campo ofensivo e o que se viu foi um ataque contra defesa. Aos 4 minutos, Roy Hugdson fez sua última mexida, tirando Parker para lançar Henderson. Na Itália, Diamanti e Pirlo eram os jogadores que melhor atuavam. Pirlo mais recuado, fazia o jogo fluir e Diamanti tinha entrado para, como diz a gíria, "tacar fogo na partida". Aos 10, ele aparentemente tentou um cruzamento da ponta direita, mas a bola passou por todo mundo e acabou tocando na trave direita de Hart, assustando a seleção inglesa. A Azurra envolvia a Inglaterra, trabalhando muito bem a bola no campo ofensivo, sem demonstrar nenhum cansaço. A impressão é que para os italianos, o jogo ainda estava no início e eles tinham fôlego para continuar jogando por mais muito tempo. Aos 9 minutos da segunda etapa, Diamanti recebeu na ponta direita, driblou um marcador e cruzou para Nocerino, que empurrou para as redes. Impedimento corretamente assinalado e o gol italiano foi anulado. A partida estava indo para as penalidades.

Cavadinha de Pirlo e defesa de Buffon

Nas primeiras cobranças, Balotelli e Gerrard fizeram, depois, Montolivo perdeu para a Itália e Rooney colocou os ingleses ma frente. Sou a favor de pênalti cobrado forte, sem essa história de cavadinha e Pirlo foi completamente ao contrário. Sob forte responsabilidade, ele teve calma e categoria para dar uma bela cavadinha no meio do gol, com Hart caindo para a direita. Em seguida, Young carimbou o travessão. Nocerino fez, A. Cole bateu e Buffon pegou. A classificão italiana foi concretizada quando Diamanti converteu sua penalidade.

Provavelmente, aqueles que torcem por um futebol ofensivo, vibraram com a classificação italiana, que tem pela frente a Alemanha, em um duelo que promete.

Um comentário:

  1. Também achei surpreendente a qualidade da partida, e a Itália mereceu a classificação diante dos ingleses.

    Considero equivocadas as ponderações a respeito das atuações de Cassano (considero ter feito um ótimo primeiro tempo) e de Pirlo (achei sua atuação abaixo da média dele próprio vista na Euro).

    Aliás, isso lá é hora de falar sobre o jogo? Atualize-se com maior agilidade, por favor. Lá no Jogada De (E)feito já tem finalista na Euro.

    Abraços.

    ResponderExcluir