domingo, junho 24, 2012

JOGO 27: XABI ALONSO MARCA DUAS VEZES E ESPANHA DERROTA A FRANÇA

Por Danilo Silveira





Neste sábado, em Donetsk, a Espanha venceu a França, por 2 a 0, com dois gols de Xabi Alonso e está na semifinal da Eurocopa. A Fúria jogou o primeiro tempo como costuma sempre fazer, mantendo maior posse de bola, trocando passes com qualidade no ataque e marcando sob pressão. A França praticamente não atacou na primeira etapa. Já nos 45 minutos finais, o duelo mudou um pouco de figura. O domínio espanhol já não foi tão grande e a França conseguiu figurar bem mais no campo ofensivo. A Espanha jogou um futebol, digamos, menos bonito que o de costume na segunda etapa, mas mostrou uma grande solidez defensiva e um sistema de marcação muito poderoso.

Muito superior, Espanha sai na frente

Logo com 5 minutos de jogo Fábregas recebeu pela ponta direita da aérea e foi derrubado por Clichy, mas o árbitro italiano Nicola Rizzoli não marcou a penalidade e deixou o jogo seguir. A Espanha dominava as ações da partida no campo ofensivo, com a paciência e tranqüilidade que lhe é peculiar. E quando mistura-se a qualidade espanhola com a posse de bola no campo ofensivo por muito tempo, a tendência é que as redes sejam balançadas. Assim foi feito aos 18 minutos, quando Iniesta deu belo passe para o lateral esquerdo Jordi Alba, que foi ao fundo e efetuou um cruzamento perfeito, na cabeça de Xabi Alonso, que fechava por trás do sistema defensivo francês: 1 a 0. Cabe ainda destacar que o técnico francês, Laurent Blanc, abriu mão de colocar entre os titulares, Samir Nasri, um dos melhores jogadores do time, improvisando o lateral Debuchy no meio-campo e colocando Réveillere na lateral. Vale ressaltar que constam informações de que o ambiente no elenco francês ficou muito conturbado após a derrota para a Suécia, inclusive, com uma briga entre o meia Bem Arfa e o técnico Blanc. Voltando para o jogo em si, a França só conseguiu assustar de fato aos 31 minutos, quando Cabaye cobrou falta no canto direito de Cassillas, que não se jogou no chão, apenas se esticou para fazer uma difícil defesa. Dona do jogo, a Espanha não criou uma enxurrada de chances, como por exemplo, contra a Irlanda, mas dominava amplamente a partida e apresentava o bom futebol de costume.

França volta mas corajosa, mas sucumbe à consistência espanhola



A França voltou para a segunda etapa sem mudar jogadores, mas logo pôde-se perceber uma mudança de postura. Muito mais aguda e incisiva, a campeã mundial de 1998 conseguiu equilibrar as ações e jogar de igual para igual contra a Espanha. Por sua vez, a Fúria apresentava um sistema de marcação muito elogiável. Quando não conseguia impedir a saída de bola do time francês, os espanhóis recuavam a sua primeira linha de marcação, dificultando que a França avançasse muito além da intermediária. Ribery era o jogador que mais lutava no time francês e aos 14 minutos,ele conseguiu cruzar da esquerda, encontrou Debuchy na área, mas o camisa 2 acabou cabeceando por cima do gol de Cassillas. A Espanha respondeu com o talento de Xavi. O camisa 8 deu uma bela enfiada de bola para Fábregas, mas o goleiro Llorris foi ágil para sair bem do gol e roubar a bola do pé do espanhol. Aos 18, o jogo entrou em uma fase de substituições em seqüência. Del Bosque lançou Pedro na vaga de Silva e Blanc fez duas mexidas, lançando Nasri e Ménez, nas vagas de Malouda e Debuchy.  Pouco depois, Del Bosque fez mais uma substituição, lançando Torres na vaga de Fábregas. Dos jogadores que entraram no decorrer do jogo, Pedro foi o que melhor se apresentou, sendo uma boa opção de ataque para o time espanhol pela ponta esquerda. Os minutos se passavam, a França até chegava no ataque, mas esbarrava na forte marcação espanhola. A Fúria, por sua vez, não ficava tanto com a bola quando de costume. Quando tinha a redonda nos pés, a tratava com carinho e qualidade e quando a via nos pés dos adversários, marcava com muita intensidade. O final do jogo se aproximava e os técnicos partiram para suas últimas alterações: Blanc fez uma Mexida ofensiva, lançando Giroud na vaga de M´Vila, enquanto Del Bosque lançou Cazorla na vaga de Iniesta. De certa forma, pode-se dizer que a Espanha sentou em cima da vantagem que tinha e não apresentava aquele estilo de jogo envolvente. No entanto, aumentou o marcador aos 44 minutos. Pedro recebeu passe de Cazorla na ponta esquerda da área, driblou um marcador, mas acabou derrubado por um adversário que chegava por trás: pênalti assinalado. Xabu Alonso cobrou de forma precisa, no canto direito de Llorris para fazer seu segundo gol na partida: 2 a 0.

Agora, teremos o interessante duelo entre Espanha x Portugal nas semifinais. A Espanha é favorita e tem o melhor conjunto do mundo. Já Portugal, tem Cristiano Ronaldo, que vem de dois jogos muito bons. Na copa do Mundo de 2010, Portugal perdeu por 1 a 0, com gol de David Villa, nas oitavas de final. E agora?/Será que teremos uma revanche ou será que novamente a Fúria despachará a seleção lusitana? cenas dos próximos capítulos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário