quarta-feira, agosto 29, 2012

CAVADINHA DE MAICOSUEL FALHA E UDINESE É ELIMINADA NOS PÊNALTIS PELO BRAGA

Por Danilo Silveira



Depois de terem se encontrado na semana passada em Portugal, Udinese e Braga se enfrentavam agora na Itália, no duelo onde uma das equipes garantiria vaga na fase de grupo da Liga dos Campeões. O Braga jogou melhor, mas o 1 a 1 do jogo de ida se repetiu, as redes não foram balançadas na prorrogação e a decisão foi parar nos pênaltis. O meia Maicosuel, ex-Botafogo, hoje na Udinese, entrou no decorrer do jogo e protagonizou uma cena dolorosa aos torcedores da equipe italiana, ao bater sua penalidade com cavadinha, nas mãos do goleiro adversário. Foi a única cobrança que não teve o endereço do gol, e com isso, o Braga acabou avançando, eliminando os donos da casa.

A partida começou equilibrada e aos poucos foi se desenhando melhor para a equipe do Braga. Aos 8 minutos, Willians, volante ex-Flamengo que hoje defende a Udinese, falhou em uma saída de bola e na seqüência do lance o Braga teve perto de abrir o marcador, mas o goleiro Brkic acabou salvando a Udinese. Se salvou o time aos 8 minutos, aos 16 o goleiro quase complicou a vida da sua equipe ao sair mal após um escanteio cobrado da esquerda, mas Armero apareceu para afastar o perigo com a cabeça, jogando a bola novamente para escanteio. E foi também através da cabeça do ponta esquerda ex-Palmeiras que saiu o primeiro gol do jogo. Aos 24 minutos, Fabrini deu um belo passe encontrando Basta na ponta direita da área e o meio campista cruzou, achando Armero que, livre de marcação cabeceou para vencer o goleiro Beto: 1 a 0. Apesar de estar na frente, a Udinese não fazia um bom jogo, com o Braga melhor coletivamente. A equipe portuguesa, dirigida pelo técnico Jopsé Peseiro, apertava a saída de bola, complicando a vida da Udinese e principalmente a do volante Willians, que fez um primeiro tempo muito ruim, com muita dificuldade no quesito passe. Mesmo assim, foi o time italiano que chegou mais perto do gol nos minutos finais. Aos 40, após falta cobrada da ponta esquerda, um leve desvio na área e Beto fez boa defesa no canto esquerdo. Aos 43, um belo contra ataque da equipe italiana, contando com um acerto de passe de Willians e Armero apareceu livre pela esquerda da área, chutando para boa defesa de Beto.

Para a segunda etapa, o técnico do time italiano, Francesco Guidolin, tirou Willians, que, como já dito acima, foi muito mal, e lançou Badu. Acredito que o grande erro da Udinese na segunda etapa foi ter adotado uma postura extremamente defensiva, praticamente isolando Di Natale na frente. O Braga ganhou campo para jogar e passou a assustar constantemente o gol adversário, por sinal, muito bem defendido por Brkic, que passou a ser o melhor jogador da Udinese em campo. Aos 6, ele apareceu para defender um chute de fora da área, evitando o empate. Aos 12, a Udinese esteve muito perto do segundo gol, quando Armero apareceu livre de marcação pela ponta esquerda, mas acabou sendo responsável por uma cena inusitada, chutando a grama ao invés da bola e caindo no chão. Aos 14, o técnico do time português, José Peseiro, tirou Ruben Amorim e lançou Rúben Micael. O Braga seguiu melhor na partida e aos 22 o goleiro Brik defendeu outro chute de fora, rasteiro no canto direito. Aos 23, Francesco Guidolin resolveu fazer a sua segunda mexida no jogo, lançando Pasquale na vaga do argentino Pereyra. Pasquale até apareceu pela ponta esquerda, dando algum trabalho ao Braga, mas de fato, quem mais atacava na partida era o time português. O meia armador Mossoró passou a aparecer bem no meio campo da equipe lusitana, sendo um dos destaques. Os minutos se passavam e a Udinese conseguia segurar às duras penas o placar que estava lhe garantindo a classificação. Brkic fez sua defesa mais bonita no jogo em cobrança de falta de Hugo Viana, pulando para o canto esquerdo alto e defendendo de mão trocada, colocando para escanteio. No lance seguinte, Mossoró apareceu pela ponta esquerda da área e Brkic se agigantou para defender seu chute. Mas o meia brasileiro foi esperto, aproveitou que a bola não saiu e cruzou na medida para Rúben Maciel cabecear para o gol vazio. Era o gol de empate da equipe que mais fazia por onde estar vencendo a partida. Aos 35 minutos, entrou em cena um dos personagens principais do duelo: Maicosuel foi para o jogo na vaga de Fabrini. E aos 36, ele recebeu na intermediária e mesmo desequilibrado conseguiu tocar para Di Natale na ponta direita da área, mas foi marcado o impedimento no lance, de forma equivocada, já que o camisa 10 do time da casa encontrava-se na mesma linha de um adversário. A Udinese até mudou sua postura nos minutos finais, passou a atacar mais, porém, o destino do confronto era mesmo a prorrogação.

A Udinese já tinha feito as três alterações, enquanto o Braga só havia feito uma. Aos 3 minutos da prorrogação, José Peseiro promoveu uma troca de brasileiros: saiu Alan, entrou Paulo César. Aliás, cabe ressaltar que dos 11 titulares do Braga, 6 são brasileiros. Aos 7 minutos, o talento de Mossoró apareceu mais uma vez; o camisa 8 deu uma bela enfiada de bola para um companheiro, que recebeu na ponta esquerda, deu um toquinho por cima do goleiro e viu a bola passar pelo meio da área adversária, mas sem que um jogador do seu time aparecesse para empurrar para o gol vazio. Com um minuto do segundo tempo da prorrogação, José Peseiro mexeu pela última vez, tirando Mossoró de campo para colocar Éder, substituição que só se explica por um possível cansaço do camisa 8. O 1 a 1 persistiu e a decisão foi para os pênaltis.

Das dez cobranças, apenas uma não teve o endereço do gol. Maicosuel, o terceiro a bater para Udinese, incrivelmente  optou por dar uma cavadinha no meio do gol, mas o goleiro Beto não pulou para nenhum dos cantos e defendeu calma e tranqüilamente. Totalmente irresponsável, totalmente sem sentido o que fez o bom e habilidoso meio-campista brasileiro. Uma cena que comprometeu diretamente a temporada da Udinese e que pode comprometer sua estadia no clube. Analisando o jogo de hoje, pode-se dizer que o Braga foi o time que mais buscou o gol, mais atacou e mereceu a classificação.


Um comentário:

  1. Danilo,

    posso até estar enganado, mas Maicosuel deve pagar um alto preço por essa imprudência... e lá na Europa meu amigo, os homens não perdoam falta de profissionalismo....

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com
    SOMOS FLAMENGO
    www.somosflamengo33.blogspot.com

    ResponderExcluir