sábado, setembro 01, 2012

COM DOSES FORTES DE EMOÇÃO, LIVERPOOL AVANÇA À FASE DE GRUPOS DA LIGA EUROPA



Por Danilo Silveira 


Na última quinta-feira, jogando em Anfield Road, o Liverpool passou por um grande susto, diante do Heart, da Escócia, no jogo que decidiu qual equipe seguiu rumo à fase de grupos da Liga Europa. Depois de vencer o duelo de ida na Escócia, por 1 a 0, os Reds sofreram em casa e o gol da classificação só saiu aos 43 do segundo tempo, dos pés do uruguaio Suárez.

Primeiro tempo sem muitas chances de gol

Aos 4 minutos de jogo, Paterson arriscou de fora da área e a bola passou à direita do goleiro Reina. Poderia ser um indício de que o time visitante não adotaria uma proposta defensiva. E acredito até que esse era o propósito, mas acontece que o time escocês mostrou-se muito limitado para conseguir jogar de igual para igual com o Liverpool. O time inglês, por sinal, nem de longe fazia uma boa partida. A primeira chegada com mais perigo aconteceu aos 14, quando Downing (improvisado na lateral-esquerda) fez boa jogada pela esquerda, cruzou no segundo pau, encontrando um companheiro que cabeceou para o meio, onde estava Suárez, que também usou a cabeça, mas não conseguiu achar o rumo do gol e a defesa afastou o perigo. O Heart mostrava-se um time bem arrumado, mas, como já dito, apresentava muitas limitações. A tendência do jogo parecia o Liverpool começar a ser superior de forma mais notável e logo abrir o placar. Aos 27, Gerrard fez uma linda jogada, passando por três marcadores, invadindo a área pela esquerda e chutando, para defesa do goleiro Mac Donald, com o braço esquerdo. Aos 33, Suárez fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro, encontrando Morgan, que empurrou para o gol vazio, mas foi marcada a saída de bola antes do cruzamento do uruguaio e o gol foi invalidado. Lance muito difícil! O jogo chegou zerado no intervalo e parecia difícil imaginar que o Heart pudesse de fato colocar em risco a classificação inglesa.

Segunda etapa de fortes emoções

Veio a segunda etapa e o Liverpool logo passou a jogar melhor. Não que o time fizesse uma boa partida, mas passou a criar um maior número de oportunidades de gol. Aos 5, Gerrard lançou Suárez na ponta esquerda, o uruguaio ajeitou para Shelvey, que bateu de fora, mas não conseguiu acertar o gol. Aos 61, o técnico do Liverpool, B. Rodgers mexeu pela primeira vez, lançando o jovem Sterling, na vaga de outro jovem: Adam Morgan. E o garoto entrou melhor que seu companheiro, caindo pela ponta direita, demonstrando ser habilidoso. Aos 18, Suárez recebeu uma ótima enfiada de bola na frente, driblou o goleiro para a direita, mas acabou perdendo ângulo para finalizar e a defesa chegou para brecar o arremate. O Heart marcava com qualidade, mas tinha dificuldades de sair para o campo ofensivo. Pode-se dizer que quanto mais o tempo passava e o Liverpool não balançava as redes, mais o jogo ficava perigoso, pois o time escocês dependia de uma bola para devolver o placar do jogo de ida. Aos 20, a primeira mexida no Heart: Sutton saiu para a entrada de Driver. O Liverpool continuou criando chances e o gol parecia maduro. Suárez, apesar de não fazer um grande jogo, dava trabalho ao sistema defensivo adversário. Aos 30, mais duas mexidas, uma em cada equipe. O técnico do time escocês, J. McGlynn, lançou Carrick na vaga de Novikovas, enquanto B. Rodgers lançou Borini na vaga de Henderson. E aos 39 minutos, o improvável aconteceu. Templeton pegou uma sobra de escanteio pela esquerda, passou por um marcador e, de fora da área, arriscou um chute fraco, aparentemente inofensivo. Só que o goleiro Reina se atrapalhou e cometeu uma grande lambança, não conseguindo defender e engolindo um frango daqueles brabos. Era o gol do Heart, que estava coroando um time esforçado e organizado e levando o jogo para a prorrogação. Festa da torcida do Heart, que comparecia a Anfield Road em um considerável número. O time escocês se animou no jogo e uma possível prorrogação começaria, aparentemente, melhor para o time visitante. Só que aos 42, Suárez recebeu no meio, arrancou, cortou Zaliukas e chutou entre Mac Donald e a trave direita, para empatar o jogo e colocar o Liverpool na fase de grupos da competição.

Um comentário: