domingo, novembro 11, 2012

COM GRANDE ATUAÇÃO, BOTAFOGO DERROTA A PORTUGUESA NO ENGENHÃO


Por Danilo Silveira


O torcedor do Botafogo que foi ao Engenhão deve ter ficado orgulhoso da atuação que o seu time fez diante da Portuguesa, nesse sábado. A vitória por 3 x 0 poderia ter sido até maior diante da quantidade de oportunidades criadas pela equipe. Mesmo com a vitória, a equipe está bem distante de conseguir a classificação para a Libertadores 2013.

Botafogo abre o placar com seu artilheiro recente.

Não demorou muito para o Botafogo abrir o marcador no Engenhão. Logo aos 11 minutos, Fellype Gabriel tentou um passe para Andrezinho, a bola desviou na perna de um adversário e acabou sobrando para o o artilheiro recente do Botafogo. Bruno Mineiro teve a calma e tranqüilidade para chutar rasteiro no lado esquerdo do goleiro Dida: 1 x 0. Apesar de ter aberto rapidamente o placar, o Botafogo não enfrentou facilidades na primeira etapa. A Portuguesa demonstrou uma postura interessante, não se encolhendo e se mantendo por bom tempo no campo ofensivo. O problema é que a equipe demonstrava falta de qualidade no setor de meio-campo e o artilheiro Bruno Mineiro pouco conseguiu produzir em meio ao sistema defensivo alvinegro. A melhor chance obtida pelo atacante foi quando a defesa alvinegra falhou e a bola sobrou limpa, mas o chute acabou indo para fora da meta defendida por Jefferson. O Botafogo, por sua vez, estava com a marcação encaixada e conseguia subir ao ataque com qualidade. Mas, o melhor que o Glorioso tinha para apresentar ainda estava por vir.

Baile alvinegro na segunda etapa.

Veio a segunda etapa e a partir daí viu-se uma atuação exemplar da equipe comandada por Oswaldo de Oliveira. Antes do primeiro minuto ser concluído, Fellype Gabriel recebeu bom passe de Andrezinho pela ponta direita, chutou e a bola desviou em um adversário, passando por cima. No minuto seguinte, Bruno Mendes, que fez excelente partida, recebeu cruzamento da esquerda e chutou para as redes, mas foi marcado erradamente o impedimento no lance. A Portuguesa já não conseguia avançar ao ataque como fizera na primeira etapa e as chances do Botafogo foram aparecendo. Após escanteio da direita, Antônio Carlos chegou muito perto de ampliar ao cabecear no poste direito de Dida. Em uma chance mais clara ainda, Lodeiro apareceu pela ponta esquerda, chutou cruzado e a bola cruzou toda a extensão do gol da Lusa, com Dida vendido no lance e por muito pouco Bruno Mendes não alcançou e empurrou para as redes. As coisas se tornaram ainda mais difíceis para a Portuguesa quando Marcelo Cordeiro recebeu o segundo amarelo, sendo expulso de campo. A essa altura, Geninho já havia queimado uma alteração, tirando Bruno Mineiro para colocar o meia Diguinho, substituição essa que não entendi. O Botafogo, senhor das ações ofensivas da partida, ampliou na bola parada, aos 21. Renato cobrou falta na área e Fellype Gabriel desviou de cabeça para as redes. Com a Lusa sem reação e uma boa vantagem no placar, o Botafogo jogava solto, veloz, envolvente. As jogadas apareciam com facilidade e as chances de aumentar foram surgindo. Seedorf, voltando de contusão, entrou no jogo, para alegria da torcida. Mas foi dos pés de Andrezinho que nasceu uma das jogadas mais bonitas do jogo. Ele arrancou pelo meio, dando dois dribles da vaca em dois adversários diferentes e só foi parado ao sofrer pênalti de Dida. Ele mesmo cobrou, mas o arqueiro da Lusa conhecido por ser um ótimo pegador de pênaltis, defendeu a cobrança no canto esquerdo. O terceiro e último gol do jogo saiu aos 44, em chute cruzado de Vitor Júnior, que entrara no jogo três minutos antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário