sábado, dezembro 01, 2012

COM BELO FUTEBOL, BARCELONA GOLEIA BILBAO DE BIELSA

Por Danilo Silveira


Para os amantes do futebol arte, este sábado foi um bom dia para se assistir o Campeonato Espanhol. O Barcelona, com sue estilo de jogo bonito, envolvente e espetacular, enfrentou o Athletic Bilbao, dirigido por Marcelo Bielsa, que sabe como dar um toque especial em um time de futebol, gosta da ofensividade, gosta do futebol arte. Ao final dos 90 minutos, uma goleada do Barcelona de 5 x 1. A equipe de Bielsa lutou, tentou jogar com a posse de bola, tentou atacar, mas sucumbiu ao Barcelona, o time mais impressionante do futebol atual.

Jogando muito bem, Barça faz 3 x 0.

A partida começou e como sempre é esperado, o Barcelona foi para o campo de ataque, começou a trocar passes e manter a posse de bola, tentando encurralar o adversário. Por sua vez, o Bilbao tentava impedir a criação de jogadas do Barça e quando tinha a bola nos pés, tentava chegar ao ataque trocando passes pelo chão. Até conseguiu em alguns momentos chegar ao ataque, trocar bons passes e valorizar a posse de bola. Mas, aos 21, o Barcelona abriu o placar. E foi de uma forma pouco habitual para a equipe catalã. Escanteio cobrado da esquerda, após disputa no alto, Fábregas chutou, Iraizoz defendeu, mas no rebote, Pique, livre de marcação, empurrou para o gol. E não demorou muito para o Barcelona ampliar, dessa vez fazendo jus às carcterísticas do time. Xavi deu uma enfiada de bola magistral para Messi, que deu uma cavadinha por cima de Iraizoz e Amorebieta chegou de carrinho para tentar evitar, mas acabou desviando para dentro do gol. Para mim, o gol foi de Messi e não contra. Com 2 x 0 no placar, o Barcelona jogava bem, solto, enquanto o Bilbao começou a ter mais dificuldades na partida, acredito que muito por conta da boa atuação do time catalão. Aos 44, Messi quase ampliou ao acertar o travessão de Iraizoz. Aos 45, veio o terceiro gol do Barcelona. Messi apareceu pela ponta direita, tocou para o meio, encontrando Fábregas, que deu belo passe para o brasiloeiro Adriano chutar para as redes do time basco. A primeira etapa chegou ao fim e enquanto o Barcelona fez três gols, o Bilbao não deu nenhuma finalização.

Bilbao até melhora, mas não evita goleada catalã.

Marcelo Bielsa lançou Llorente para a segunda etapa, sacando Aduriz. E o Barcelona continuou apresentando bom futebol e conseguiu ampliar aos 11, quando Iniesta deu belo para Fábregas, que da ponta direita, chutou vencendo Iraizoz. Somente aos 15 minutos, o Bilbao conseguiu sua primeira finalização, com Llorente, mas o chute não teve o alvo do gol. O fato é que o time basco melhorou na partida. Aos 18, Bielsa lançou Toquero na vaga de Suaseta. E aos 20 minutos Iturraspe deu um belo lançamento para Ibai Goómez, que apareceu por entre os jogadores do Barça e finalizou para diminuir o marcador. Com boa margem no marcador, Tito Vilanova fez três mexidas na equipe quase seguidas, lançando Montoya, Thiago Alcântara e Song, sacando Adriano, Iniesta e Busquets. Bielsa fez sua última mexida, lançando San José na vaga de Ramalho. E para fechar a conta, Messi ainda marcou mais um, chutando de perna direita, no canto esquerdo de Iraizoz: 5 x 1.

Um baile do Barcelona para cima do Athletic Bilbao do professor Bielsa! Vale lembrar que com os dois gols marcados, Messi chegou à incrível marca de 84 gols em 2012, ficando apenas um atrás do recorde, que é de Gerd Muller, que em 1972 marcou 85 gols.

Nenhum comentário:

Postar um comentário