domingo, dezembro 02, 2012

EM JOGO EMOCIONANTE, GALO VENCE CRUZEIRO E CONSEGUE VAGA DIRETA PARA FASE DE GRUPOS DA LIBERTADORES 2013

Por Danilo Silveira

Em um jogo emocionante, o Atlético/MG derrotou o Cruzeiro por 3 x 2 e ainda contou com o 0 x 0 entre Grêmio e Inter para comemorar o vice-campeonato brasileiro, que dá acesso direto à fase de grupos da Libertadores da América 2013.

Galo abre placar, R49 desperdiça pênalti e Cruzeiro empata.

O jogo começou duro, pegado, com muitas faltas. E logo aos 4 minutos, após cruzamento da direita, Bernard emendou um belo chute, indefensável, que entrou no canto esquerdo do goleiro Fábio. Aos 8 minutos, o Cruzeiro respondeu em contra ataque rápido, após passe errado de Guikherme no ataque, e Ceará acabou derrubado por Pierre, quando ia em direção à área. Alguns cruzeirense pediram o cartão vermelho, mas Paulo César de Oliveira deu apenas o amarelo ao volante atleticano. O jogo era corrido, mas o fato é que o Galo jogava um futebol abaixo daquele que apresentou em muitos outros jogos no Independência ao longo da competição. Por sinal, com a vitória de hoje, o Atlético/MG completou o campeonato todo invicto jogando em casa. Aos 20 minutos, o Cruzeiro assustou em descida pela esquerda e dessa vez Tinga aproveitou o cruzamento e chutou, acertando o poste esquerdo do goleiro Victor. O Galo insistia em ligações diretas buscando o atacante Jô, que jogava de costas para o gol, como um pivô, mas a jogada não estava dando um resultado positivo. Aos 28, apareceu o talento de Ronaldinho, que deu um belo drible em Tinga no meio-campo e abriu na
ponta direita para Guilherme, que acabou errando o alvo em sua conclusão. A atuação de Jô como pivô acabou dando certo aos 35 minutos, quando ele recebeu por baixo na área, girou em cima de Leandro Guerreiro e acabou derrubado pelo volante (no jogo de hoje zagueiro) cruzeirense. Ronaldinho cobrou a penalidade no canto esquerdo e Fábio defendeu sem dar rebote. E o castigo para o Galo foi ainda maior. Aos 46, Montillo cruzou da ponta direita, Martinuccio apareceu no meio da área para cabecear e estufar as redes atleticanas. E a partida foi empatada para o intervalo.

Cruzeiro vira, Galo revira e vai para fase de grupos da Libertadores.

O Cruzeiro voltou melhor para a segunda etapa, mais presente no campo ofensivo e acabou virando o jogo aos cinco minutos. O zagueiro Thiago Carvalho deu boa enfiada de bola para Everton, que contou com erro da marcação atleticana e apareceu livre na área, para tocar na saída de Victor. Apoiado pela massa atleticana (o jogo de hoje era com torcida única, do Atlético) o Galo partiu em busca da virada. Cuca mexeu aos 7, lançando Berola na vaga de Guilherme, que ouviu vaias e aplausos em sua saída de campo. E aos 8, Tinga e Leandro Donizete se desentenderam em uma disputa de bola, se agrediram e acabaram expulsos pelo árbitro. O jogo ficou aberto, as duas equipes ganharam espaços para atuar e o Cruzeiro passou a explorar os contra ataques. Aos 14, o Galo chegou ao gol na bola parada. Escanteio cobrado da direita, Leonardo Silva desviou e a bola chegou no segundo pau e antes que Ronaldinho tocasse na bola, o meio-campista Marcelo Oliveira cortou mal e a bola acabou entrando. Gol contra que estava dando o empate ao Galo. Mas, ainda não era o suficiente. Aos 21, em um contra golpe muito perigoso, Everton serviu Montillo que acabou batendo para fora. Jô teve duas chances em sequência de virar o jogo novamente, mas não conseguiu. Primeiro, ele recebeu ótimo passe De Bernard por elevação e deu um bonito peixinho, para ótima defesa de Fábio. Depois, ele recebeu na esquerda, de Ronaldinho, e chutou cruzado para nova defesa do goleiro cruzeirense. E a virada do Galo veio aos 28, quando Réver apareceu livre para cabecear após escanteio da esquerda. Era o gol que dava ao Atlético/MG a classificação direta para a fase de grupos da Libertadores, já que o Grêmio estava tropeçando no Inter, no Olímpico. Celso Roth resolveu mexer duplamente aos, lançando Souza e Welington Paulista nas vagas de Everton e Martinuccio, enquanto Cuca fechou a equipe, lançando Serginho na vaga de Ronaldinho Gaúcho. Pouco depois, Celso Roth mexeu novamente, tirando Montillo e colocando Elber. Anselmo Rramom levou o segundo amarelo, sendo expulso nos minutos finais, deixando o Cruzeiro com um a menos. E mesmo com noive jogdores em campo, o Cruzeiro assustou no fim, em lance que Leandro Guerreiro chutou e victor se agigantou, salvando o Galo. Nos acréscimos, Cuca lançou Triguinho na vaga de Richarlysson e o apito final, não demorou a vir. Nesse momento, o duelo entre Grêmio e Inter não havia acabado, mas logo veio a notícia que a partida terminou 0 x 0, para festa no Independência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário