segunda-feira, janeiro 07, 2013

SÃO PAULO LEVA SUSTO, MAS DERROTA O GUAICURUS-MS E SEGUE 100% NA COPINHA

Por Danilo Silveira

O São Paulo tem um excelente time profissional de futebol. E pelo que parece, isso também se repete quando tratamos da categoria de base. Pelo menos é o que podemos falar diante do bom futebol apresentado nesta segunda-feira pelos meninos são-paulinos. Uma boa atuação e uma vitória consistente e convincente diante do Guaicurus-MS, adversário que mostrou muita fragilidade, mas assustou o Tricolor Paulista.

São Paulo toma gol cedo, mas vira o jogo antes do intervalo.

Não tenho estatísticas precisas sobre a posse de bola nos minutos inicais do jogo, mas acredito que foi algo em torno de 80% para o São Paulo. O time paulista trocava passes com tranquilidade, estudando a melhor forma de chegar ao ataque. O Guaicurus, por sua vez, tentava sair rápido em contra ataques. Mas, foi em uma jogada que começou em um tiro de meta curto que saiu o gol da equipe sul-mato-grossensse, o primeiro do jogo. O Guaicurus foi da ponta direita de defesa até a intermediária trocando passes até que Guilherme chutou de fora da área, no canto direito do goleiro Felipe Passoni para abrir o marcador. Aos 16 minutos, Sérgio Baresi precisou mexer na equipe do São Paulo por motivo de contusão. O lateral-esquerdo Henrique Miranda, com fortes dores após uma pancada com um adversário, antes mesmo do gol, precisou deixar o campo, dando lugar para Lucas Evangelista. Marcando com muito afinco, o Guaicurus tentava superar suas nítidas limitações na base da vontade. E conseguia. O São Paulo criou boas chances, como por exemplo em chute de Allan, pela ponta direita, meio sem ângulo, que não teve o rumo do gol e em chute de Adelino, que passou à esquerda do gol. As coisas quase pioraram ainda mais para o São Paulo aos 26, quando o Guaicurus quase ampliou, mas o goleiro Felipe Passoni fez boa defesa em chute da esuqerda da área. O tempo se passava e o São Paulo não conseguia chegar ao empate. Somente aos 37, o zagueiro Diego apareceu na área, completou chute cruzado da esquerda e deixou tudo igual. Seis minutos mais tarde, Rodrigo Caio apareceu no segundo pau, para completar escanteio cobrado da direita e virar o
jogo. E antes mesmo do apito final da primeira etapa, o Tricolor Paulista chegou ao terceiro gol. Adelino recebeu pela direita da área, o goleiro saiu, um marcador chegou cortando para o meio e a bola chegou até Allan, que foi inteligente para fazer um corta luz, deixando a bola para Tiago, que chutou para o gol vazio: 3 x 1. Apesar do susto, o São paulo estava indo para o intervalo com uma boa vantagem, construída nos minutos finais da primeira etapa.

Time paulista esbanja bom futebol na segunda etapa.

Não que o São Paulo tenha feito um primeiro tempo ruim, mas veio a segunda etapa e o futebol do Tricolor Paulista subiu muito de produção, com destaque para o meio-campo, com o volante Rodrigo Caio, (que já esteve entre os profissionais) um dos melhores em campo, e os armadores Fábio Lima e João Schimidh. Aos cinco, esse último arriscou de fora da área e por pouco não ampliou, mas a bola passou à esquerda do goleiro Valdisvan. Aos 13, Willian entrou na vaga de Malaquias na equipe sul-mato-grossensse. Pouco depois, aos 19, Sérgio Baresi mexeu duplamente, lançando Mirrai e Victor, nas vagas de Allan e Tiago. No minuto seguinte, Roberto Junior, de apenas 15 anos, entrou na vaga de Luis Henrique na Guaicurus-MS. Dono do jogo, o São Paulo esbanjava bom toque de bola e boa técnica. Aos 28, Fábio Lima recebeu na área, pela esquerda, e chutou cruzado para marcar o quarto gol são-paulino. A essa altura, só um milagre para fazer o Guaicurus chegar ao empate e isso realmente não aconteceu. Mas, a equipe sul-mato-grossensse conseguiu chegar ao segundo gol. E foi um golaço. Roberto Junior, o menino de quinze anos, cobrou uma falta com perfeição, que ainda
tocou no travessão antes de entrar: 4 x 2. E para fechar o placar, Fábio Lima aproveitou cruzamento da esquerda e cabeceou para as redes do Guaicurus, decretando 5 x 2 para o seu time, que mostrou mutio potencial.

Essa foi a segunda vitória do São Paulo na Copinha, em dois jogos disputados. Já o Guaicurus, chegou à segunda derrota em seu segundo jogo.

Um comentário: